quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Esclarecendo dúvidas de vários irmãos de fé



Esclarecendo dúvidas...
Bom, nessa minha vida de umbandista, passando por vários centros, conhecendo várias pessoas, e pais e mães de santo, dirigentes etc., tenho percebido muitas coisas e duvidas de várias pessoas, principalmente daquelas que procuram esses centros/terreiros e pais de santo e dirigentes. 
Pensei bastante em como divagar sobre isso em perguntas e resposta, então decidi colocar num texto só, algumas das que mais me tem 'incomodado' nos últimos dias.
Em primeiro lugar, quero deixar claro, que todo e qualquer centro ou terreiro, haverá problemas, nenhum é perfeito, pois em todos eles, há a mão do ser humano, do homem, de pais, mães e filhos de fé, portanto, sempre haverá alguma coisinha que nos incomoda, isso é fato, mas temos que aprender a lidar com cada uma delas, pois faz parte da nossa evolução.
Segundo, pra não haver problemas nos centros, terreiros e com pais e mães de fé, é preciso humildade de todos, discernimento, pra não começarem com fofocas indevidas e desnecessárias. E mais ainda, ser franco o suficiente, pra chegar no dirigente e conversar pra falar o que não se gosta, ou que está incomodando, e entender o por que das coisas. Em relação à fofoca, é simplesmente acabar com ela, irmãos de fé, são iguais aos irmãos na carne, uns acham que tem mais atenção da mãe  ou do pai, e ai começa a briga... é preciso mudar essa forma de pensar, e cada um saber, que todos tem o seu carinho necessário, e se você está achando que está sendo deixado de lado, veja se você está se aproximando o necessário para ter a atenção que tanto deseja. Nós dirigentes, pais ou mães de fé, temos a nossa vida, e também toda a preocupação com os terreiros e filhos, e as vezes, parecemos distantes mesmo desse ou daquele filho, mas nem sempre é intencional. É claro que tem aqueles que fazem de propósito, mas isso é outra história, e ficará para uma outra postagem.
Vamos ao assunto que temos que discorrer aqui.. 
1ª - Guia/Entidade espiritual, ameaça filho de fé?
- Não meus irmãos, entidade alguma de luz, irá ameaçar quem quer que seja. Eles são seres de luz e estão para nos orientar e não nos ameaçar a fazer algo que não queiramos ou que vá de contra ao que acreditamos. 
2ª -  Algumas entidades lá no terreiro, agem de forma que não vai de encontro com o que deveriam agir...
- Toda mediunidade deve ser desenvolvida com direcionamento, estudo e orientação, assim, a gente aprende a identificar melhor a vibração dessa ou daquela entidade.  O estudo nos ajuda a entender como cada um deles trabalha, e assim, fica melhor pra entendermos como e por que eles pedem as coisas que pedem, e por que necessitam daquilo. Você nunca verá um Exú de Lei, agir como um bêbado, e uma pomba-gira agir como uma mulher vadia. Nunca verá um Exu Mirim agir como um Erê e vice-versa... e por ai vai.  
Umbanda tem fundamento, é preciso preparar!
3ª -  Sou filho de fé, e já ouvi o dirigente do centro que eu frequento dizer que eu não posso sair do terreiro dele, por que senão ele irá pagar por aquilo, é verdade?
Não, não é verdade.
Nós Pais, Mães de fé, dirigentes etc, temos um compromisso com Olorum nosso Divino Criador, com os Orixás e com as Entidades espirituais.
Temos o compromisso de orientar, direcionar e guiar, cada um que a nós procurar. Desenvolver suas mediunidades quando quiserem ou se fizer necessário, permitir que atuem ativamente na umbanda dando orientação sempre.
Mas, se o filho tiver que ir, ele irá, e outro virá. Assim é a lei da vida e de tudo.
Nós dirigentes, cuidaremos de todos que até nós chegarem, e daremos a liberdade que cada um precisar no momento que se fizer necessário.
A minha 'divida' não irá aumentar se o filho for embora do terreiro. Somos responsáveis por cada um, até o momento que estiverem sob a nossa 'tutela', a partir do momento que o filho precisar ou preferir seguir em outro lugar, poderá assim fazer. Tudo na vida tem o seu tempo, alguns irão abrir suas casas, outros irão procurar outra casa, mas tudo no seu tempo. Portanto, não se sinta obrigado a ficar em um lugar, por que, o pai disse isso ou aquilo. Você é livre pra seguir sua vida, seja ela pessoal, material ou espiritual.
4ª - O terreiro que eu frequento, falam que é de umbanda, mas lá eles sacrificam animais e tem raspagem de cabeça, umbanda e candomblé, são as mesmas religiões?
A umbanda e o candomblé são religiões que cultuam os Orixás, mas são diferentes em seus ritos. 
Na umbanda não existe a camarinha. Não existe o sacrifício animal, e saída de santo. Esses ritos são do candomblé.
Não estou aqui pra criticar essa ou aquela religião. Respeito todas mas pratico uma só. Sou Umbandista, já estive em terreiros de Umbanda que tinham camarinhas, e se praticavam a maioria dos ritos, que lembram os do candomblé. O que eu percebi nessas minhas idas e vindas, é que a maioria dos dirigentes dessas casas, foram filhos de fé de Pais e Mães que foram 'feitos' no candomblé, portanto aprenderam dessa forma, e assim passam para a frente.
É errado? Não. Cada um 'toca' a sua umbanda como aprendeu e temos e devemos respeitar, se quisermos que respeitem também a forma como 'tocamos ' a nossa.
O importante é: você se sente a vontade com esses ritos? Se sim, e a casa te faz bem, continue. Se não, peça licença, e procure outro lugar que vá de encontro com o que você acredita. Simples assim! 
Bom, por enquanto são só essas, mas sei que existem muitas outras, escrevi essas apenas, por que, elas tem me perseguido nessas 4 ultimas semanas. Mais de uma pessoa vieram com essas duvidas/perguntas, então resolvi escrevê-las aqui. Conforme outras forem surgindo vou escrevendo, de acordo com o que eu acredito/ estudo.
Caso tenha dúvidas, poste-as, e vamos respondendo como já disse, de acordo com o que acredito e estudo.
Boa tarde a todos e até a próxima postagem.

Iara Guerreiro - Dirigente CEU Geração.

Nenhum comentário: