AS SESSÕES DE DESCARGA
Esta é uma das sessões mais perigosas na Umbanda por que vem tratar elementos mais baixos do Astral,e por isso o Diretor do terreiro deverá ter muito cuidado na sua execução,pois se não fizer direito poderá acarretar grandes prejuízos materiais e espirituais a todos os presentes na sessão. Os componentes desta sessão deverão ser sómente: -o corpo mediunico e os irmãos escalados pelo chefe do terreiro que irão receber a caridade. -não deve ser permitida a presença de criança sob hipótese alguma O uso de pólvora nessas sessões é muito comum,mas isso deverá ser autorizado e executado somente pelo Guia Espiritual do Terreiro, pelo motivo de nesta ocasião travar-se uma terrível luta no astral, que somente estes guias é que poderão comandar as falanges. Muitos Diretores tem tido a iniciativa de fazererm estas descargas sem assistencia dos Guias, e os resultados tem sido contrários pelo fato de não saberem e nem verem a luta terrivel que se trava nesta ocasião. A DESCARGA é o levantamento da carga fluídica negativa dos miasmas que impregnam uma pessoa ou um ambiente, em consequência de perturbações de ordem espiritual,de entidades de baixo astral ou mesmo eguns. Na Umbanda esse levantamento pode ser feito astralmente,pelas Entidades; porém, na maioria das vezes é realizado com ritual. Devemos ainda salientar que em se tratando do Povo de Exu,é preferível a descarga com oferenda de seu "ebó" preferido, para que agradando-os, conseguir-se um afastamento total nas atuações e acompanhamentos. Tal como nas oferendas, os trabalhos de descarga,devem ser realizados dentro do maior respeito e tendo-se a intenção pura e sã do ato que se está praticando. Fazer uma oferenda, principalmente nos casos de descarga,não é depositar isto ou aquilo neste ou naquele lugar, é sim, um ato de fé e de penitência e mister será observar pequenas normas,com o fim de chegar-se ao resultado desejado e não atrair para si os fluídos,as cargas e miasmas da descarga feita. Em tudo que se refira a magia devemos ter o maior respeito,não vacilando,nem tão pouco tentando burlar esta ou aquela entidade espiritual,mistificando,ofendendo aqueles que se manifestam em nosso plano,com a missão de esclarecer e encaminhar os filhos do supremo e Grande Pai das Alturas. -Respeito,muito respeito,é o conselho que devemos frizar a cada instante. Antes de qualquer trabalho de descarga, temos por obrigação elevar nosso pensamento ao Pai,numa prece de permissão e proteção,para que possamos realizar o nosso intento,sem que sejamos prejudicados. Nossa intenção deve ser pura, visando o bem e não encoberta com subterfúgios, com segundoas intenções, principalmente de fundo material, que venha a resultar em proveito monetário para nós. Feita a prece ao Supremo Pai,delineada nossa vontade fundamentalmente pura, devemos saudar nosso Guia Protetor,pedindo-lhe licença e proteção para praticarmos o ato de caridade. Depois da descarga é conveniente tomar-se um banho de Descarga, a fim de que nós possamos ficar libertos de quaisquer fluídos negativos que nos possam prejudicar mais tarde. A descarga,segundo o seu motivo real,é qualificada como um ato de caridade,como um ato de fé e penitência que não sendo realizado perfeitamente pode tornar-se perigoso e por isto não é aconselhavel que o pratiquemos por nossa alta recreação,sem ordem,nem tão pouco o façamos para terceiros,sem antes recebermos de nosso Guia, não só a devida permissão,como as intruções que tornarem necessárias. Se analisar quisermos, detalhadamente,uma por uma,todas as espécies de descargas,teríamos que discorrer sobre centenas,senão milhares delas,nos prolongando indefinidamente,isto por que um mesmo material para descarga,tem segundo a hora e local,diferentes maneiras de ser descarregados. Desta forma,não nos tendo sido dada a permissão para citar detalhes a este respeito,aconselhamos apenas aos irmãos que nesses casos recorram as Entidades,pedindo-lhes instruções. Um Guia quando marca uma descarga,pode instruir como deve ser; ao passo que quando esse mesmo Guia fala a respeito de uma descarga,sem ordenar seja ela feita,não pode citar detalhes e instruir a respeito. As descargas com material trabalhado ou material de trabalho,quando haja sido indicado o local apropriado,deve ser descarregado em água corrente. As descargas quando mal orientadas ou realizadas,sem nenhuma orientação,oferecem sérios perigos,podendo trazer consequencias desagradáveis. Todo cuidado é recomendável nesses casos a srem tomadas e as precauções a serem tomadas cingem-se orientação perfeita por parte dos Guias. O abnuso,a má fé e a intenção para o mal são no geral a causa de tantas enfermidades sérias,de atrasos na vida material,de verdadeiras quedas que obstruem a evolução de muitos irmãos.Tenhamos nos casos em apreço, a mais pura intenção,agindo sempre para o bem,visando a caridade,que estaremos no caminho certo.
A PÓLVORA Os trabalhos com pólvora são se muito perigo,tanto para o oficiante como para quem se submete a ele; pelo fato de no momento do atrito de explosão haver o desprendimento de fluídos e miasmas que se evaporam para o éter e, não havendo absoluta segurança e proteção pode dar-se o inevitável,desde a carga até a própria desencarnação do paciente. Os leigos e os poucos aprofundados nos mistérios da Religião de Umbanda, não devem atrever-se a realizarem tais trabalhos de descargas. O caso é de tanta responsabilidade que os médiuns prontos, evitam tanto quanto possível, realizarem semelhantes trabalhos em seu estado natural, salvo quando incorporados,quando então,o caso muda completamente de aspecto. Se analisar formos a responsabilidade desses trabalhos,bastará que meditemos nas palavras do Ponto Cantado,para os trabalhos com fundanga: -SÓ QUEIMA FOGO QUEM PODE QUEIMAR -MEU PONTO É SEGURO,NÃO PODE FALHAR -SÓ MANDA FOGO QUEM PODE MANDAR -MEU PONTO É SEGURO MEU PAI OXALÁ E,assim,temos muitíssimas descargas,tais como por exemplo: - com marafo -água e sal -água e mel -mel -vinho -cerveja -guaraná -ervas -milho torrado -pipoca -carne crua -carne cozida,etc
BANHO DE DECARGA O banho de descarga é o descarregamento dos fluídos pesados de uma pessoa,sendo que o mais usado é o de ervas, variando estes de acordo com a necessidade da vibração de cada Falange. Ao tomarmos um Banho de Descarga devemos elevar nosso pensamento ao Divino Pai,pedindo-lhe proteção e durante a sua realização,entoarmos o ponto de Jurema. De modo geral, o banho é feito desde os ombros até os pés,sem tocar na cabeça; terminado o banho, as ervas e a água restanet são descarregadas em água corrente. Existem, ainda, outros banhos místicos de descarga,tais como os realizados no mar, no rio, os quais dependem de autorização do Guia Protetor que, nesse caso,dará as instruções precisas. Os banhos com água de Oxalá e Xangô,somente devem ser tomados quando determinados,em virtude de terem dias próprios para a sua realização, e cabem aos nossos Guias determinarem,dando as instruções que se fizerem necessárias. Com referencia a esses banhos podemos esclarecer apenas que sua realização é muito rara, em razão da necessidade de permissão especial. Quando pois, uma Entidade recomendar um desses dois banhos,deve o filho de fé solicitar as instruções para sua execução,bem como rogar á Entidade que em nome do Grande Pai firme a confiemação, a qual é feita através do ponto riscado e cruzado da Entidade com o próprio Orixá. Todavia,não devemos confundir os banhos com Água de Oxalá e Água de Xangô, com os banhos de ervas das mesmas Entidades; há diferença entre um e outro. Os banhos já preparados tem em seu invólucro a maneira exata de ser usado, sendo que, de modo geral, deve ser a quantidade necessária colocada dentro de uma vasilha,previamente limpa e desinfetada, onde se prepara o banho,derramando-se o liquido dos ombros para baixo. Antes e durante o banho deve ser ainda, entoado o ponto da Falange ou Linha a que perttence o médium ou o próprio banho. BANHO DE DESCARGA - DEFESA O banho de descarga é muito interessante usar, nas ocasiões em que se sinta abatido moral e materialmente e também para evitar maus olhados,inveja,ciúme,etc... Também pode-se usá-lo na lavagem de casas,carros,animais,etc... Este é um banho que deverá ser usado por todas as pessoas em geral, principalmente as que nunca tomaram banho de descarga; para os assistentes de sessões de Umbanda,para os que frequentam casas de diversões; para os que lidam muito com público,etc... Este banho deve ser tomado sempre que tomar o seu banho habitual
Yle Afro Ogum Iemanjá é uma casa de Religião Afro, que trabalha com Umbanda, Quimbanda e Nação jeje nagô, o nosso líder espiritual é o Pai Jeremias de Ogum com mais de 30 anos de vida religiosa, Nossa casa é localizada na cidade de Alvorada/RS. R:Gomes Freire N° 10 Bairro: Maringá
quinta-feira, 2 de junho de 2016
AS SESSÕES DE UMBANDA DE CARIDADE
Em uma reunião de Umbanda,seja de que ordem for,em que nós nos reunirmos,deverão todos os presentes estarem completamente compenetrados nos trabalhos que se vão realizar; todos dotados de sentimentos puros,desinteressados e dominados por uma idéia única, a regeneração e purificação espiritual,pois assim serão obtidos resultados maravilhosos. -entre os médiuns,cambonos e auxiliares dos trabalhos,deverá existir franca amizade e harmonia. Sempre que houver qualquer desavença entre os membros será preferível,que estes não trabalhem até se harmonizarem novamente,por que isso só trará prejuízo à coletividade.
Em uma reunião de Umbanda,seja de que ordem for,em que nós nos reunirmos,deverão todos os presentes estarem completamente compenetrados nos trabalhos que se vão realizar; todos dotados de sentimentos puros,desinteressados e dominados por uma idéia única, a regeneração e purificação espiritual,pois assim serão obtidos resultados maravilhosos. -entre os médiuns,cambonos e auxiliares dos trabalhos,deverá existir franca amizade e harmonia. Sempre que houver qualquer desavença entre os membros será preferível,que estes não trabalhem até se harmonizarem novamente,por que isso só trará prejuízo à coletividade.
O TERREIRO É O HOSPITAL
MEUS IRMÃOS UMBANDISTAS! ESSE É O MELHOR TEXTO QUE JÁ LÍ DENTRE TODOS OS MEUS ESTUDOS! SERÍA MARAVILHOSO SE NÓS UMBANDISTAS COMPREENDESSEMOS ISSO!!!! Aurea Oliveira A dificuldade de cumprir a tarefa de dirigente sempre se acentua dentro do terreiro, com os médiuns e muito pouco na caridade com o povo. Todo médium de tarefa, é um ser encarnado para curar seu espírito endividado e o terreiro é o hospital onde vai se internar por um longo tempo de sua vida na terra. Sabemos que a maioria dos pacientes são impacientes, não é mesmo? E, aí é que complica! O dirigente também não deixa de ser um doente que além de se tratar, agora pode estagiar ajudando aos médiuns de sua corrente "hospitalar". Isso não o coloca como um semi-deus perfeito do qual não se admitem mais erros, muito menos como alguém que tudo pode, em qualquer hora e em qualquer situação. Dele será exigido posturas mais firmes bem como entendimento mais apurado. Ele deverá se aprimorar constantemente com estudo e reforma íntima,exigindo da corrente igual compromisso. Tais posturas serão necessárias em função do tamanho de sua responsabilidade e dentre elas está a de cortar o mal pela raiz, priorizando sempre a corrente como um todo, sem privilégios a quem quer que seja. Ao assumir tal posto diante da espiritualidade, antes de reencarnar, já estará consciente de que sua vida não será "comum" e que certamente terá que abdicar de muitas coisas materiais, em favor do lado espiritual. O termo Pai e Mãe agracia o médium com a postura de se colocar como tal,amparando, educando e auxiliando a corrente como verdadeiros filhos de seu coração. Tarefa mais difícil ainda, pois esses "filhos" não vieram de seu ventre e não nasceram ontem. São adultos, viciados e com personalidade formada. Cada um com seus egos aflorados, com suas necessidades de reformulação e o fato de portarem a mediunidade, já os qualifica como devedores em potencial. E certamente, reeducar um adulto é muito mais difícil do que educar uma criança. É pepino torto. Observo nos terreiros por onde ando que muito se exige do dirigente e muito pouco se retribui. Falta nos médiuns, desde respeito até aquilo que os deveria mover dentro da corrente, que é amor. Humildade então, meus filhos, é coisa rara. Em compensação sobra bajulação, geralmente usada como meio de se fazer preferido na corrente. Nega véia costuma dizer que criança que se cria como bibelô, como tal vai quebrar quando adulto. Todo aquele que não teve rédea firme na infância para domar suas más tendências, vai chegar no terreiro e expô-las de modo a perturbar a ordem do lugar. Hora e vez de impor as leis que regem a Casa, independente do que possa pensar a respeito disso, o médium em questão. Se mesmo indisciplinado, tiver algo de humildade, vai receber o chamamento como aprendizado e ali vai crescer, mas se pelo contrário, além da indisciplina prevalecer nele a arrogância e o orgulho, acolherá como ofensa e infelizmente, o remédio é amargo para essa doença. A tarefa é tão árdua que muitos desistem na metade da caminhada, outros se corrompem, mas, ainda bem que uma grande maioria volta à casa com sua coroa iluminada pela luz do dever cumprido e a estes, o mérito de conseguir dar um salto em sua evolução. Vovó Benta por Leni Winck Saviscki Templo de Umbanda Vozes de Aruanda - Erechim - RS
MEUS IRMÃOS UMBANDISTAS! ESSE É O MELHOR TEXTO QUE JÁ LÍ DENTRE TODOS OS MEUS ESTUDOS! SERÍA MARAVILHOSO SE NÓS UMBANDISTAS COMPREENDESSEMOS ISSO!!!! Aurea Oliveira A dificuldade de cumprir a tarefa de dirigente sempre se acentua dentro do terreiro, com os médiuns e muito pouco na caridade com o povo. Todo médium de tarefa, é um ser encarnado para curar seu espírito endividado e o terreiro é o hospital onde vai se internar por um longo tempo de sua vida na terra. Sabemos que a maioria dos pacientes são impacientes, não é mesmo? E, aí é que complica! O dirigente também não deixa de ser um doente que além de se tratar, agora pode estagiar ajudando aos médiuns de sua corrente "hospitalar". Isso não o coloca como um semi-deus perfeito do qual não se admitem mais erros, muito menos como alguém que tudo pode, em qualquer hora e em qualquer situação. Dele será exigido posturas mais firmes bem como entendimento mais apurado. Ele deverá se aprimorar constantemente com estudo e reforma íntima,exigindo da corrente igual compromisso. Tais posturas serão necessárias em função do tamanho de sua responsabilidade e dentre elas está a de cortar o mal pela raiz, priorizando sempre a corrente como um todo, sem privilégios a quem quer que seja. Ao assumir tal posto diante da espiritualidade, antes de reencarnar, já estará consciente de que sua vida não será "comum" e que certamente terá que abdicar de muitas coisas materiais, em favor do lado espiritual. O termo Pai e Mãe agracia o médium com a postura de se colocar como tal,amparando, educando e auxiliando a corrente como verdadeiros filhos de seu coração. Tarefa mais difícil ainda, pois esses "filhos" não vieram de seu ventre e não nasceram ontem. São adultos, viciados e com personalidade formada. Cada um com seus egos aflorados, com suas necessidades de reformulação e o fato de portarem a mediunidade, já os qualifica como devedores em potencial. E certamente, reeducar um adulto é muito mais difícil do que educar uma criança. É pepino torto. Observo nos terreiros por onde ando que muito se exige do dirigente e muito pouco se retribui. Falta nos médiuns, desde respeito até aquilo que os deveria mover dentro da corrente, que é amor. Humildade então, meus filhos, é coisa rara. Em compensação sobra bajulação, geralmente usada como meio de se fazer preferido na corrente. Nega véia costuma dizer que criança que se cria como bibelô, como tal vai quebrar quando adulto. Todo aquele que não teve rédea firme na infância para domar suas más tendências, vai chegar no terreiro e expô-las de modo a perturbar a ordem do lugar. Hora e vez de impor as leis que regem a Casa, independente do que possa pensar a respeito disso, o médium em questão. Se mesmo indisciplinado, tiver algo de humildade, vai receber o chamamento como aprendizado e ali vai crescer, mas se pelo contrário, além da indisciplina prevalecer nele a arrogância e o orgulho, acolherá como ofensa e infelizmente, o remédio é amargo para essa doença. A tarefa é tão árdua que muitos desistem na metade da caminhada, outros se corrompem, mas, ainda bem que uma grande maioria volta à casa com sua coroa iluminada pela luz do dever cumprido e a estes, o mérito de conseguir dar um salto em sua evolução. Vovó Benta por Leni Winck Saviscki Templo de Umbanda Vozes de Aruanda - Erechim - RS
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