segunda-feira, 21 de setembro de 2015





“Eu era um desses homens de preto, que usava chapéu e ia rezar para quem estivesse desencarnando, com meu livro ´embaixo do sovaco`. Em casas ricas recebia quadros, ouro, cavalos, carroças carregadas de milho, feijão e arroz. Nas casas pobres, recebia o que tinha - uma galinha, meia duzia de ovos, o único pão, a última carne que tinha na casa do filho - em nome de um papel que eu carregava, numa época em que só valiam as riquezas, o quanto se pudesse carregar. Por isso, quando desencarnei, fui parar no portão do cemitério, para receber quem ter e quem não tem, quem se cobre com jornal ou com o maior dos tesouros.

Eu sei o valor da pedra que vocês chutam e também do carvão lapidado no dedo e no pescoço de uma bela dama.

Respeitem os Exus, porque eles vivem suas alegrias e choram suas tristezas. Somos nós que esperamos vocês na concepção e no desencarne. Estar incorporado é deixar o espírito ir e vir e deixar o espírito caminhar dentro de você. Nós vemos o mundo através de vocês, através das limitações de vocês, porque a nossa visão é mais ampla, vai além do que vocês podem ver. Nós preferimos incorporar aqui do que soltar os gritos na imensidão. Nós, espíritos de luz, nos limitamos aos corpos de vocês, porque é melhor fazer 50 filhos nos ouvirem de cada vez do que virar uma nação inteira do avesso.

As vezes vocês ficam ouvindo aquelas vozes no ouvido dizendo o que fazer, de certo e errado, e você pensa que são um anjo e um diabinho. A voz que te fala coisas corretas somos nós e o demônio, são vocês mesmos.

Sou eu quem estou no portão do cemitério recebendo quem passa encarnado e diz ´Saravá`, quem passa desencarnado ainda com lágrima nos olhos e quem passa com lágrima nos olhos para se despedir de quem ama."

Disse ainda que, quando desencarnarmos, terá o maior prazer em rebecer-nos e levar-nos a quem de direito, mas terá o prazer maior ainda em levar-nos para o seu reino, para aprendermos e depois voltarmos para essa terra.*(comentário da Cambone Mariana Meister)

Batismo


Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço o acordar

para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar. 

Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em

nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda

 será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas 

alem do Batismo também temos a cerimonia de confirmação que é

 a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe

 um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimonia que serão 

testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá 

presenciar tal acontecimento. 

Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar

 preparados de corpo e alma para tal cerimonia.

• Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender

 um vela de sete dias para Oxalá para que nos prepare para a 

cerimonia e ilumine nosso Ori (cabeça);

• Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de

 roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça 

dessa semana a sua melhor semana.

• Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de 

Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o

 equilíbrio do espírito.

• No dia da cerimonia devemos providenciar uma Toalha Branca sem

 desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido 

colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo 

primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas 

giras apenas nos trabalhos de Cachoeira e Praia.

• No dia da cerimonia devemos providenciar uma Vela Branca

 simples de Batismo.


LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO.


O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como 
também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e
 protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.
Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode
 também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

Orientação aos padrinhos e aos pais


Ser padrinho é assumir perante Pai Olorum e Pai Oxalá o compromisso de segundo pai e
 segunda mãe, prometendo cuidar de seu(sua) afilhado(a) sempre que necessário.
A vela batismal será levada para casa e guardada pela mãe. Essa vela é símbolo da Luz 
Divina e deve ser acesa (apenas quando necessário), posta sobre a cabeça da criança
 e, de preferência, às suas costas. Se houver algum problema de causa desconhecida
 com a criança, acender a vela e elevá-la sobre a sua cabeça. O campo imantador da
 própria criança começará a se abrir e a criar a proteção e a limpeza necessárias.

Batismo de Médium


O bastismo é um acolhimento dos filhos de fé. É um sacramento indispensável para a
 pessoa ter vida religiosa plena. É uma iniciação. Cada religião tem uma hierarquia 
divina: anjos, arcanjos, querubins, devas... Na Umbanda temos a hierarquia dos Orixás. 
O batismo é, portanto, uma apresentação às divindades da Umbanda, para que enviem
 as suas vibrações ao espírito encarnado e assim ele passe a receber a proteção dos 
Orixás. O espírito e o mental do batizando passam a ser amoldados sutilmente na nova
 egrégora, na nova religião, revestidos com uma aura protetora divina.

Os Padrinhos e Madrinhas


Os Padrinhos Espirituais - Orixás- assumem o amparo divino do afilhado, juntamento 
com o Orixá de frente e o Orixá juntó.
Os Padrinhos Encarnados - assumem a responsábilidade de serem orientadores do(a) 
afilhado (a) na Umbanda juntamente com a sacerdote (isa).

O Significado do Ato Ritualístico: 


A PEMBA BRANCA - Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada 
por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos
 cruzados confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família 
de Almas de Angola (SARAVÁ PAI Oxalá) 

O INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos 
a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que 
andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida.
 (SARAVÁ Iansã)
 

O SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa
 a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a
terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação 
da vida; (SARAVÁ Ogum) 

O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça
 Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos
 aflitos o testemunho dos presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos de 
Almas de Angola, representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada
 para que cheguemos a Oxalá. (SARAVÁ Xangô) 

O ÓLEO : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Guardião de Nossa Comunidade, 
sobre a ordem do Orixá que reina nossa Casa. Cuja unção significa as bênçãos do PAI
 sobre seu FILHOS . A consagração desses filhos às entidades de Almas de Angola
 e a sua distinção entre os homens. Pois a partir de agora eles são membros da 
Grande Família Universal Umbandista. (SARAVÁ OXOSSI) 

A ÁGUA: Nesse domínio reina Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, 
que são as grandes Mães geradoras onde tudo é criado. Diante dessa cachoeira limpe
 as impureza que tenhas e prepare seu coração durante sua jornada te tornando 
digno de ser Umbandista pois a aguá é a purificação do Espírito, Mente e Corpo.
 (SARAVÁ Oxum, SARAVÁ Iemanjá, SARAVÁ Nanã). 

E Finalmente a Obaluâie a bondade e o carinho dos teus velhos espíritos venha a 
doutrinar esse filho no caminho do bem e da responsabilidade com ele pedimos aos
 padrinhos que intercedam sempre em tudo o que achares errados em seu filho no
 decorrer dessa nova caminhada. (SARAVÁ