quarta-feira, 25 de maio de 2016


A ÉTICA NA MEDIUNIDADE



O médium como elo de ligação entre o visível e o invisível, deve se preocupar em manter a serenidade mental no seu dia a dia para que pensamentos difusos são sejam cultivados porque promovem uma sintonia com entidades espirituais de baixa estirpe moral. 

E como médium devido sua abundante energia é alvo dos mais atrozes ataques provenientes do baxio astral desencarnado e encarnado, ele deve procurar manter um nível de pensamentos salutares procurando seleciona-los em companhia de pessoas de boa índole ( dize-me com quem andas, que eu te direi quem és ! ), para que sua corrente mental o proteja das ações do baixo astral, para que sua boca pronuncie palavras limpas, e para seus ouvidos ouçam palavras harmoniosas porque é de nossa boca que emana aquilo do que nosso coração está cheio. 
E nesse ponto salientamos que, é também pela boca que ingerimos os alimentos, logo, esses alimentos também devem ser selecionados para que a harmonia impere em nosso organismo como um todo; Sabemos que a abstenção do consumo de carne vermelha pelos médiuns umbandistas têm que ser controlada porque somos alvos de ataques constantes e necessitamos de um sustentáculo material mais robuscado ( mais proteína ) porém, pensamos que ao menos a carne de porco pode ser suprimida de nossa alimentação com racionalidade. 

Irmãos, a alimentação constitue um fator decisivo na atuação mediúnica porque quando ingerimos carne, quando comemos em excesso ou ingerimos álcool, o nosso organismo sofre alterações químicas que além de estimularem o animismo vicioso através da ligação instintiva intensa, ainda promovem uma eliminação via hálito e suor que, pode prejudicar os consulentes em uma consulta mediúnica. 

Por todos esses fatores é que ao menos no dia da sessão de caridade, devemos nos abster de carne, de álcool, e até a diminuição do fumo por parte de quem cultiva esse infeliz hábito é aconselhável porque, o fumo carreia toxinas que dificultam a fluência energética no nosso organismo, bem como obscurecem nossa sensibilidade às vibrações superiores emanadas por nosso mentor espiritual. 

Muitos devem estar fazendo a observação de que os as entidades de Umbanda utilizam o fumo e o álcool em seus trabalhos porém, ressaltamos que elas utilizam esses elementos justamente como amortecedores de cargas oriundas de baixas vibrações e que quando desencorporam, minimizam a atuação negativa dessas substâncias no corpo físico do médium e isso explica o motivo de muitos médiuns que atuam frequentemente em ambientes hostis com trabalhos pesados, ingerirem álcool (marafo) em quantidade e depois que desencorporam não apresentarem efeitos desse elemento;

Isso quando incorporam de verdade...

O médium no dia que vai atuar mediunicamente ainda deve se abster de sexo para preservar sua vibração original, o que será positivo no contato mediúnico pois, o sexo une dois seres a níveis mais sutis do que o físico...

Outro ponto importante não relativo a sexualidade mas a sexo, é o fato de que no período pré-menstrual e na menopausa, o organismo provocar alterações psíquicas decorrentes da t.p.m. ( tensão pré-menstrual )
ENTRE OUTROS FATORES , portanto, a mulher sofre fortes influências psíquicas regidas pelo ciclo menstrual que, como o ciclo lunar é de 28 dias.
E o fato da mulher ter ciclos negativos como a lua ( cheia e minguante ) é de conhecimento de culturas antigas pois, em tribos indígenas a mulher fica isolada no período menstrual, longe de seus afazeres habituais, e no próprio antigo testamento da Bíblia está escrito: 

" Quando uma mulher tiver um fluxo de sangue e que seja fluxo de sangue do seu corpo, permanecerá durante sete dias na impureza de suas regras. ( Levítico 15,19 ) " 

" Não te aproximarás de uma mulher, para descobrir a sua nudez, durante a sua impureza das regras. ( Levítico 20,18 ). "

Assim, é justamente por essa inconstância vibratória, que a mulher não pode exercer a função de comando em escolas de iniciação. Queremos deixar claro que não somos machistas e somos avessos ao preconceito, mesmo porque, a evolução psicológica em nossa sociedade não dá espaços para atitudes radicais e preconceituosas, a ponto de hoje entendermos que homem e mulher são igualmente filhos de Deus e cada um em seu caminho pode alcançar sua realização pessoal e transcedental em harmonia com seu par . Mas, como homem e mulher são diferentes a nível físico, emocinal e mental, na Umbanda, a mulher só pode assumir o comando em agrupamentos esotéricos ou terreiros onde não há uma manipulação efetiva da magia , desde que no período menstrual seja substituída por um homem ( sacerdote ). 

Enfim, não queremos ser normalistas ou falso-moralistas, queremos expor os fatos à luz da razão com explicações lógicas e plausíveis, para que o médium não venha a prejudicar a si e aos outros. 

fonte: mediunidade e umbanda


A ESCOLHA PELA UMBANDA



A Umbanda não discrimina qualquer religião, desde que seja voltada a promoção do bem e da bondade.

Mesmo aquelas que se opõe as práticas umbandistas, ainda essas não devem ser repelidas pelos filhos, desde que, como a Umbanda, tentem trazer luz a esse mundo tão carente dela.

Esse é um dos fundamentos:
a não discriminação de religiões enquanto estiverem no caminho do bem.

Cada uma delas tem sua forma de representação, de falar com Oxalá, de levar tranqüilidade as almas e promover a sua evolução.

Por isso não podem ser repelidas, porque possuem todas, o mesmo objetivo final:
a concretização do bem.

O que leva um filho escolher a Umbanda como sua religião, passa ao largo de preconceitos.
A escolha é da alma, que, através da Umbanda encontra a tranqüilidade e paz para expressar sua evolução.

Os filhos que se tornam Umbandistas o fazem porque se sentem seguros dentro da Umbanda e em paz em seus terreiros.
O fazem porque acreditam nas entidades que protegem a casa e que protegem ao próprio filho.
A Umbanda apresenta uma efetiva proteção a seus filhos, quando esses , dentro das leis kármicas, praticam e buscam o bem. A proteção gerada aos filhos é uma das formas que a Umbanda encontrou para promover a evolução espiritual das almas que carentes de paz, a procuram.

As entidades que trabalham junto a Umbanda, sabem desse fato. E tentam, por todas as formas, proteger o filho, para que fique ele livre para poder trilhar o caminho da paz. Também é por isso que na Umbanda existem executores que, com a energia do terra a terra, afastam dos filhos, outras almas que perturbam e tentam atrapalhar a caminhada.

Repita-se aqui o que já foi anteriormente dito: Isto é feito dentro da lei do karma e do merecimento. Mas sim, essa proteção realmente é efetiva.
Não que em outras religiões o filho não esteja protegido. Apenas que na Umbanda a proteção do filho que a pratica é um dos seus pilares.

Portanto, alguns dos filhos são trazidos a Umbanda pela proteção que necessitam.
Outros se afinam com a energia emanada das entidades. Uma energia forte e poderosa, que não é dada aos fracos. As vibrações emanadas de um trabalho são efetivamente das mais poderosas que se apresentam no mundo dos encarnados.

Os filhos Umbandistas normalmente sentem-se confortáveis com a força emanada dos trabalhos e nessa fortalecem suas próprias almas.

Também a ligação kármica leva os filhos a trabalharem na Umbanda. Em reencarnações passadas muitas vezes podem ter atuado dentro da Umbanda, e agora novamente retornam a sua casa.

De mesmo modo podem, como desencarnados, ter conhecido terreiros de umbanda e então laborado neles, ou mesmo sido ajudados pela luz da Umbanda e agora, enquanto alma encarnada realizam um retorno, que engloba , alem de empatia, gratidão.
Seja como for, a escolha deve ser feita por livre vontade e o filho deve se sentir confortável ao entrar e freqüentar um terreiro que pratique a Umbanda e respeite suas regras.

Esse sentimento de conforto é como um reconhecimento da alma, que, finalmente encontra um local para repousar suas magoas e aflições.

É por isso também, que muitos são trazidos à Umbanda, e as religiões em geral, pela dor. Quando tiradas as almas do seu conforto habitual pela dor, procuram resposta a esse desconforto e muitas vezes, as encontram em terreiros umbandistas.

O desenvolvimento mediúnico, como visto na Primeira Leitura*, é obrigatório para aqueles filhos, que tem por missão esse. Tais filhos acabarão de um modo ou outro, retornando a Umbanda para solucionarem suas missões.

Essas lições se referem aos que não necessitam desenvolver trabalho mediúnico, mas que encontram na Umbanda forma de alivio de suas dores e um modo de evolução.

A Umbanda será melhor a religião correta quando o filho se sentir bem com as energias emanadas dos terreiros, quando reconhecer dentro deles, sua casa.

Esse bem estar é a alma, dizendo ao corpo físico, que ali esta a sua morada. E esse alivio é o grande indicador que o filho na Umbanda poderá se desenvolver e que ela irá auxiliar a cumprir sua missão nessa encarnação.

Assim, filhos, ao escolherem a Umbanda como religião, antes de realizarem inúmeros questionamentos, sintam. Sintam o que dizem seus corações, o que dizem suas almas quando em contato com as forças das entidades bem como com as de um terreiro.

Lembre filho que a escolha pela Umbanda deve ser efetuada livre de qualquer preconceito. 

Somente a alma é aquela que sabe da necessidade da proteção, do desenvolvimento, da gratidão e do trabalho. E somente ao filho cabe a escolha.

Também há uma crença errônea de que após os filhos entrarem na Umbanda, dela não mais poderão sair. Não há bobagem maior. O livre arbítrio é fundamento da Umbanda, portanto nenhuma alma será obrigada a nada dentro de seus domínios. **

As portas dos terreiros estão abertas para todo os que quiseram ir ou vir, sem qualquer tipo de obstáculo. Os filhos umbandistas assim o são por escolha própria e nunca por imposição de quem é que seja.

A Umbanda não é uma prisão, muito pelo contrário. 

Ela liberta a alma de suas duvidas e angustias trazendo paz ao filho. 
Mas esse terá sempre a escolha de ficar ou deixar os terreiros.

Portanto filhos, se sentirem que a Umbanda é sua morada, entrem nela, sem medo e levem a paz a suas almas, sabendo que se assim o fazem é porque nessa bela religião o reencontro faz morada.

“Visitas.
Às vezes se vão, outras ficam.
Então não são mais.
Visitas.”

Umbanda para a vida
Santa Sara Kali 

A Slava (comemoração) de Sara Kali acontece nos dia 24 e 25 de maio. A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa.



Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Segundo o livro oráculo (único escrito por uma verdadeira cigana) "Lilá Romai: Cartas Ciganas", escrito por Mirian Stanescon - Rorarni, princesa do clã Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça. 

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

Considerada pela Igreja Católica como Santa de culto local , pois nunca passou pelos processo de canonização, Sara esta ligada à história das tradições cristãs da Idade Média e o assim chamado culto às virgens negras. Não se conhece a razão exata que levou os ciganos a eleger Santa Sara como sua padroeira, mas foi ela quem converteu os ciganos para o Cristianismo. 
Ela é a mais venerada Santa para os ciganos e todo acampamento cigano conduz uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos. Contam as lendas que os restos mortais de Sara foi encontrados por um rei em 1448 e depositados na cripta da pequena Igreja de Saint-Michel em Saint Maries de La Mer.
Assim, todos os anos na madrugada de 24 de maio milhares de ciganos de quase todas as regiões da Europa, África, Oriente e dos quatro cantos do mundo, reunem-se na pequena igreja de Saint-Michel em louvor e homenagem a sua padroeira.


Outras versões são contadas, mas essa é a mais popular entre todas.

A DIVERSIDADE NA UMBANDA



A Umbanda é uma religião que tem um conceito – atribuído ao Caboclo da Sete
Encruzilhadas, seu fundador/nominador-aceito universalmente pelos seus membros.

Conceito: Umbanda é a “Manifestação do espírito para a caridade” .

Cem anos atrás, bem antes talvez, a prática da Umbanda já existia, embora
inominada e exercitada em Roças de Candomblé (embora não fossem bem aceitas as
suas manifestações), Terreiros de “Macumba”, em quartinhos nos fundos das casas e
em locais isolados no interior do país, e outros locais com outras denominações onde
se manifestavam esses espíritos.

O feito mais importante do Caboclo das Sete encruzilhadas foi a anunciação e o
”batismo” da nova religião com o nome de Umbanda, a expressão pública da sua
missão, a implantação efetiva e definitiva da nova religião para o mundo físico, não
como uma ocorrência isolada e deslocada em centros kardecistas, Candomblés,
Macumbas, etc... mas como uma “nova” forma de trabalho com a espiritualidade,
cujas primeiras diretrizes fez saber a quantos ali estavam.

Nesse artigo desenvolver-se-á uma teoria sobre o assunto, que não tem a pretensão de
ditar normas ou ser a verdade das verdades, mas de analisar o conceito e suas
implicações.

Partindo do próprio conceito que diz : 
“Manifestação do espírito para a caridade” e o
analisando pela ótica da interpretação, pode-se chegar a algumas deduções, que serão
relatadas a seguir.

Quando o conceito fala em “manifestação do espírito”, está especificando que
deve/pode haver esse tipo de manifestação, dentro dos trabalhos da Umbanda.
Quando diz que é “para a caridade” está informando/afirmando a grande condicional
necessária e imprescindível para que esse trabalho dos/com os espíritos seja
considerado como de Umbanda: a prática da caridade.
Atribui-se também ao Caboclo das Sete Encruzilhadas a informação de que essa seria
uma religião para todos: encarnados e desencarnados, de todas as raças, credos e
condições sociais. Sem discriminação. 

O Caboclo pergunta aos seus interlocutores kardecistas :
(...)"- Porque repelem a presença dos citados espíritos, se nem sequer se dignaram a
ouvir suas mensagens. Seria por causa de suas origens sociais e da cor?"
"- Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã estarei na casa deste aparelho, para dar início a um culto em que estes pretos e índios poderão dar sua mensagem e, assim, cumprir a missão que o plano espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome que seja este:

Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque não haverá caminhos fechados para mim."(...)
: "- Assim como Maria acolhe em seus braços o filho, a tenda acolherá aos que a ela
recorrerem nas horas de aflição, todas as entidades serão ouvidas, e nós
aprenderemos com aqueles espíritos que souberem mais e ensinaremos aqueles
que souberem menos e a nenhum viraremos as costas e nem diremos não, pois
esta é a vontade do Pai." (...)

"-Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A pratica da caridade no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo". 

Foram sublinhados determinados trechos no texto acima apenas para dar ênfase ao
que se pretende demonstrar, ou seja, que a Umbanda, por sua natureza e por sua
conceituação e definição, é uma religião onde a prática da caridade e do amor fraterno é a prioridade e a meta, que nela não pode existir preconceitos de quaisquer espécie,
sejam relativos aos encarnados ou aos desencarnados, que sua função é permitir que
os espíritos e os homens possam auxiliar-se uns aos outros na senda da evolução.
Que se ensine o que se sabe e se aprenda com o outro o que não se sabe ainda. Que
se perceba que somente o amor e a fraternidade podem levar o ser à Luz . Que se
compreenda que nada, nada mesmo, acontece sem que o Astral Superior saiba e
permita.

Que o Pai sempre nos abençoa com recursos que facilitem nossa evolução e nos
espera de braços abertos quando estivermos prontos à retornar ao seu seio. Que a
Divina Luz zela pelos seus filhos todo o tempo, que tudo compreende. Que o Senhor,
tudo vê, sabe e pode; e que não há no universo o que não seja por Ele gerado,
coordenado ou por suas Leis regulado.

Deve-se observar que, se no texto, o Caboclo inicialmente se refere aos pretos velhos
africanos e aos índios nativos, é porque, àquela época, esses eram os espíritos que já
se encontravam prontos para manifestação e a caridade, e não porque outros não
pudessem ser agregados a medida que suas falanges surgissem e estivessem prontas para o trabalho. Sendo evolutiva e agregadora, a Umbanda vem abarcando em seu seio amoroso uma série enorme de espíritos, formadores de novas falanges,
possuidores dos mais diversos conhecimentos, experiências e usos de processos
magísticos ; provenientes das mais diversas origens ( raciais, sociais e religiosas) que
estão dispostos a trabalhar fazendo caridade em busca de sua evolução e no auxílio da evolução do outro. 

Do exposto acima surgem alguns itens a observar como, por exemplo, a questão das
novas falanges que vem surgindo na Umbanda, das variantes ritualísticas e das
diversificações de elementos magísticos usados por cada entidade.

Outro ponto que deve ser observado e com cuidado é a relação entre os cultos afros
originais, o Candomblé e a Umbanda. Se de início, talvez até, movidos pelo momento
histórico-político-social e pela necessidade de afirmação da Umbanda enquanto
religião diferenciada tanto do kardecismo quanto do Candomblé, os intelectuais da
Umbanda, de certa forma tenderam a torná-la um tanto rígida, se usaram de um certo
“purismo elitista” e de muito etnocentrismo, isso deve ser entendido dentro do
contexto do momento em que estavam e não como uma forma de dogma, ou de
intolerância. Deve ser levado em conta toda a criação/educação que receberam e o
meio social em que viviam, que era escandalosamente preconceituoso, se levarmos em conta a título de paralelo, os dias atuais.

Deve-se lembrar que a primeira reação de uma “cisão” religiosa entre outras tantas é a de negação do que se tinha anteriormente, ou seja, se de início negaram qualquer
ligação entre a Umbanda e os cultos de Nação, e, se a negação foi menor no que tange ao kardecismo, isso se deveu muito mais à questões das visões pessoais, crenças internas arraigadas, e principalmente do pensamento sócio-político reinante na época, do que à alguma regra da Umbanda ou da espiritualidade.

É preciso também entender que a Umbanda é uma religião de enorme abrangência
espiritual, capaz de unir sem conflitos os espíritos provenientes das mais diversas
fontes e aprendizados religiosos, dos mais diversificados rituais sem com isso se
tornar menos Umbanda, sem perder sua característica principal, a manifestação do
espírito para a caridade. 

Os “erros” cometidos em nome da Umbanda são dos seres encarnados, que presos aos conceitos apreendidos na carne, aos sistemas sociais/religiosos onde foram criados, e sendo por suas próprias naturezas seres em evolução, muitas vezes, mesmo imbuídos das melhores intenções e do maior amor, acabam deturpando, ou antes, reduzindo a grandeza da Umbanda ao querer limitar e dogmatizar seus princípios, reduzir seus horizontes e sua competência.

No entanto, é preciso ter cuidado para não fazer como o fizeram os apóstolos após a
morte do Cristo, que ao invés de apenas seguirem seu exemplo de simplicidade e
humildade, e pregarem a boa Nova como lhes foi ordenado, deixaram falar mais alto
seus dogmas, seus preconceitos entranhados pela educação judaica na qual foram
educados e que lhes estavam arraigados ao ser.

Nessa jornada, “distorceram” muitos dos ensinamentos, deturparam princípios,
alteraram conceitos e principalmente esqueceram qual era a mensagem principal:
Todos somos filhos do mesmo Pai que nos espera e perdoa amorosamente.

Transformaram o messianismo e a simplicidade do Cristo em regras rígidas, seu
perdão tão gratuito em condicionamentos e penitências, suas parábolas ditas ao ar
livre em reuniões ritualísticas e repetitivas em templos fechados onde de início nem
todos são convidados a entrar para ouvir.

Sua humildade viu-se alterada e coberta do que é “de César”: riqueza material, poder
mundano acrescidos do controle sobre a consciência dos outros.

Que se possa aprender com os erros alheios do passado e do presente, nossos e dos
outros, principalmente sabendo que tais erros foram cometidos, não por maldade ou
premeditação, e sim por amor, com a crença de ser o ‘senhor” da Verdade, e um amor
capaz de fazer aceitar a morte nas cruzes romanas e nos circos, com a serenidade dos
que crêem-se e sabem-se amparados. 

Que se possa compreender e admirar a diversidade daqueles a quem o Cristo pregava, lembrar que Ele não escolhia local nem hora, nem público especial, ele apenas saía e ensinava, curava e plantava a semente do amor nos corações dos homens, a cada um dando conforme sua capacidade de entendimento, sem criticar, sem condenar, apenas amando, perdoando, exemplificando, doando-se.

Que a Umbanda com seus mais diversos rituais, suas mais diferenciadas formas de
trabalho, suas múltiplas falanges, seu leque de opções magísticas usadas para
cumprir sua missão espiritual, permitindo a manifestação do espírito, qualquer
espírito, desde que para a prática da caridade.

Que seus adeptos confiem no Astral Superior, em Deus, não importa por qual nome O
chamem.

Que cada um confie em seus guias e permita que os outros confiem nos que lhe são
afeitos, e possam seguir seus caminhos conforme seus espíritos e suas mentes
estejam preparados para compreender a Umbanda e nela trabalhar.

Que os umbandistas sejam convictos de que seus mentores sabem mais e melhor do
que seus médiuns o que fazer pelo adiantamento de cada um, quais são os caminhos
que cada um tem que percorrer para evoluir.

Cada ser tem sua forma própria de ser e de aprender, seu tempo e método individual
de apreensão de conhecimentos e conceitos. Cada um de nós tem pelo menos uma
habilidade que sempre é utilizada (pelo astral) da melhor maneira possível em
benefício de si e do próximo.

Deixe-se de lado, o mais possível as pretensões tão humanas quanto a saber a verdade Suprema sobre a Umbanda e a vida e reconheça-se que o Pai, conhecendo a natureza dos que nessa terra encarnam, não deixaria que Verdade Suprema fosse conhecida integralmente por nenhum de nós, já que o poder é um grande corruptor de almas, e que tende-se a usar desses conhecimentos em proveito próprio (mesmo quando se tem, a melhor das boas intenções!), pois sempre se acha bem no íntimo que a “nossa“ forma de ver o mundo é a mais correta. 

Tudo isso é para fazer meditar os seres sobre essa diversidade tão amada e tão
condenada ao mesmo tempo. É para fazer meditar cada coração e cada espírito sobre
o direito que se tem de julgar o que é feito na casa do outro.

Que direito se tem de passar por cima dos conceitos alheios e impor os seus?

Quem, eu pergunto: 
quem tem a procuração de Deus com firma reconhecida (como já
o exigia o poeta), dizendo que é o “senhor da verdade” sobre o que é ou o que não é a umbanda e parte da Umbanda?

Quem pode se arvorar em predileto de Deus, eleito para ditar aos homens a verdade?
Nem os Guias o fazem!

Cada guia, à sua época, conforme a necessidade e a capacidade de compreensão dos
que ali se apresentavam ou para suas casas eram encaminhados, de acordo com a
sua proposta de trabalho -decidida no e pelo Astral- fez as suas colocações e lançou o
que em suas casas/tendas/terreiros seria a base de sua magia, qual a filosofia seria
seguida por sua linha teológica.

O que todos tem em comum é o Amor ao Pai e “ao próximo como a si mesmo”, o
respeito pelas Leis Divinas, o trabalho com espíritos para a prática da caridade e a
busca da evolução. Isso é Umbanda!

Simples, humilde, diversificada, unida sim, não pela foram de ritual externo nem pelo
tipo específico de uso magístico, mas pela sal missão: Fazer a caridade sem
preconceitos, sem elitismo, sem condicionantes outras que não sejam o Amor, a Fé, a
vontade de Evoluir, e praticar a caridade permitindo que os espíritos se manifestem e
trabalhem pelo bem, seu e do outro. Fazendo de seus adeptos, mormente os médiuns, seres participativos, integrantes e integrados na umbanda, e responsáveis pelo que fazem Nela, com Ela e por Ela.

Cristina Zecchinelli
em: 05 e 06/07/2007
GREOO - Grupo Espírita Obreiros de Oxalá
Av. Dom Hélder Câmara, 7.508 Fds

Retirado do: Correio da Umbanda

A CURA PELO PENSAMENTO



O avanço da medicina no século 20, principalmente nas últimas décadas, tem-nos impressionado profundamente. Basta que vejamos uma sala cirúrgica ou um laboratório de check up e nossa imaginação parece nos transportar a um mundo fantástico, semelhante ao da ficção dos filmes americanos. 

Mesmo assim, estes esforços não foram suficientes para que os homens descobrissem as causas verdadeiras das doenças. Para sanar tal embaraço intelectual-científico, os médicos falam no "acaso probabilístico",coisa que nós espiritualistas, temos que repudiar, visto compreendermos que "Deus não joga- Deus cria, e cria perfeito". 

A resposta está na flagrante existência da alma ou espírito, que como ess6encia de vida e consciência, vontade e ação, vive dentro de um corpo mental que ativa o nosso corpo perispiritual (corpo astral), e este o corpo físico. 

Na psicologia holística, o homem é visto como um todo integrado, onde qualquer comportamento está envolvendo toda a estrutura humana. Realça-se, assim, o importante comando do espírito sobre as suas outras áreas. 

Sendo o espírito algo etéreo, é dentro da mente que ele atua mais diretamente. Ali , sua vontade move os intrincados mecanismos de seus corpos. Escolhe o mercado das idéias, os pensamentos em que quer acreditar, e ali imprime sua convicção, injetando-lhes força de ação. Estes pensamentos, chamados pensamentos-padrões , vão acionar- segundo sua qualidade- nossos aparelhos astrais e físicos desta ou daquela maneira. 

Assim tanto os bons aspectos de nossas vidas como as doenças são freqüentemente resultado dos pensamentos- padrões que formam nossas experiências. Claro que não temos a intenção de mudarmos os bons pensamentos-padrões, pois gozamos seus bons resultados; são os pensamentos – padrões não saudáveis que nos preocupam mais. 

Percebendo que ara esse problema físico já existe uma causa psíquica, podemos parar de culpar a vida e outras pessoas pelo que estava errado conosco e assumirmos inteira responsabilidade pelas nossas próprias experiências. Sem nos reprovarmos ou nos sentirmos culpados, podemos aprender como evitar criar pensamentos-padrões que levem a doenças no futuro. 

Um exemplo particular: eu não podia entender como repentinamente minha nuca ficava tensa. Depois de aprender o conceito dos pensamentos-padrões, descobri que a nuca representa flexibilidade nas atividades, vendo diferentes lados das questões. 

Eu fora muito inflexível e constantemente recusava ouvir outros pontos de vista; mais depois que me tornei mais maleável em meus pensamentos e habilidades, com uma agradável compreensão para ver os outros pontos de vista, minha nuca parou de perturbar-me. Agora se ela começa a doer um pouco, observo-me para ver onde meus pensamentos estão tensos e rígidos. 

Para se eliminar permanentemente uma condição, precisamos primeiramente dissolver a causa. Mas, desde que freqüentemente não sabemos qual é a causa, achamos difícil saber onde começar. 

Os pensamentos 
–padrões que causam mais doenças no corpo são todos aqueles resultantes das críticas, da raiva e do ressentimento.

Por exemplo:
a crítica conservada por longo tempo conduzirá a pessoa a uma doença como artrite. 

Raiva a levará a doenças que fervem, inflamam e queimam no corpo. Ressentimentos longamente mantidos retêm alimentos apodrecidos, que finalmente geram tumores e câncer .
É bem mais fácil dissolver esses pensamentos – padrões negativos da nossa consciência quando nosso estado é sadio do que tentar elimina-los quando estamos em pânico e sob a ameaça de um bisturi de um cirurgião. 

A seguinte lista de equivalentes mentais foi compilada a partir de um estudo feito pela psicóloga americana Louise L Hay e do nosso próprio trabalho com clientes, como terapeuta psicoespiritual, na "Aldeia da Vida". Ela deverá ajuda-lo na busca da cura; é-lhe oferecida com amor e o desejo seguro de dividir com você os efeitos positivos de uma saúde mental mais consciente. 



DOENÇAS CAUSAS (Pensamentos – padrões negativos)
CURA ( pensamentos- padrões positivos) 

Abscessos 
A pessoa se sente ferida: menosprezo,vingança
- Eu não deixo meus pensamentos acelerarem, estou em paz 

Acidentes
Rebelião contra autoridades: crença em violência, raiva. 
-Paz e segurança. Eu amo e aceito tudo na vida. 

Acne
Não se aceitar, desamor de si.
- Eu me amo, eu me aceito onde estou agora.Eu sou maravilhoso 
Adenóides Atritos familiares,discussões, criança se sente mal querida A criança é querida e bem vinda 

Alcoolismo 
Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição Eu relaxo o passado.
-Eu tenho valor.Eu me amo e me aceito agora 

Alergias 
A quem você é alérgico? Falso ego e sensibilidade
- Eu estou em paz, o mundo é seguro e amigo 

Amidalite
Emoções reprimidas e medo; raiva reprimida Nada impede o bom de mim.
- Eu permito a liberdade de expressão das idéias divinas, que fluem e ganham significado em mim 

Anemia 
Falta de prazer; desinteresse da vida 
-Meu mundo é cheio de alegria e estou interessado em tudo 

Apendicite
Medo, medo da vida, bloqueio do fluxo das sensações
- Alegria, eu relaxo e deixo as minhas sensações fluírem. 

Arteriosclerose 
Resistência, tensão,abertura mental estreita.
- Eu estou completamente aberto para a vida e a alegria.a vida é bela. 

Artrite
Amargura, ressentimento, crítica,sentimentos de desamor.
- Amor e perdão.Eu deixo os outros serem eles mesmos e eu sou livre. 

Asma 
Supersensibilidade, amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados
- Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são. 

Ataques,
congestão,golpes Rejeição da vida, auto violência; resistência extrema
- Eu aceito a vida passada, presente e futura,vida e alegria. 

Bexiga(problemas da)
Ansiedade: resistência a novas idéias 
-Eu abandono o passado, despreocupo-me do futuro. 
-Eu aceito o que é novo agora.

Boca(problemas da)
Incapacidade de engolir idéias; fixação de opiniões e mente fechada
- Eu dou boas vindas às idéias e conceitos novos. 

Bronquite
Ambiente familiar inflamado 
-Paz. Ninguém consegue irritar-me. 

Bursite
Raiva reprimida, vontade de bater em alguém.
- Eu relaxo a raiva de maneira que ela não me cause mal. 
-O amor relaxa e descansa

Cãibras 
Tensão,segurar-se, oprimir-se 
-Eu relaxo e deixo a vida fluir. 

Câncer
Profundos segredos ou aflições corroendo o eu; retenção longa dos ressentimentos, ferimento profundo.
- Não existem segredos. Eu deixo que o passado se vá . meu presente será preenchido com alegria. 

Catarata 
Futuro pouco claro; inabilidade de ver à frente
- Eu sou livre, ávida eterna é cheia de alegria. 

Ciática 
Medo do dinheiro e do futuro
- Eu me movimento no melhor de tudo. Meu bem esta em todo o lugar e estou seguro. 

Cisto
Crescimento falso,fomentação de choque, machucados emocionais. 
-Eu dissolvo velhas raivas. Nada pode ferir-me. 

Coceira 
Desejos insatisfeitos, remorso, punição e culpa Tudo que eu precisar estará sempre aqui. 
-Eu aceito tudo de bom sem sentimento de culpa 

Colesterol(excesso de )
Entupimento dos canais de prazer; medo de aceitar o prazer
- O prazer é norma.meus canais estão largamente abertos.eu amo a vida 

Colite 
Pais superexcitados;opressão, menosprezo; necessidade de afeto.
- Eu sou livre-pensador. Eu estou em paz na minha mente. 

Contensão, machucaduras, esgotamento 
Pequenos impactos da vida
- Não existe razão para eu bater na vida. Estou agindo com amor 

Coração (problemas do ) 
Problemas emocionais sérios, longamente suportados; falta de prazer, rejeição da vida, crença nas pressões e no esforço
- Alegria, alegria, alegria.Amor e paz. Eu prazerosamente aceito tudo da vida. 

Corcunda
Raiva atrás de você; ressentimento conservado
- Eu vejo o passado com alegria. Ninguém jamais me fez mal. 

Costas(problemas das)
Superior – falta de amparo emocional, retenção em pensamento do amor passado. 
Inferior- falta de amparo econômico, medo do dinheiro
-A vida por si me suporta; eu confio no universo, eu divinamente dou amor e confiança. 

Crescimento 
Nutrir ferimentos emocionais;falso censo de valores e orgulho Perdão.
- Eu amo a mim mesmo e não irei fazer-me mal. 

Dedos
Superexagerar nos detalhes da vida (unhas - superanalisar ) 
-Eu relaxo consciente de que a sabedoria da vida cuida de todos os detalhes 

Defeitos de nascença 
Necessidade reencarnatória, você pediu para vir assim
- Não se sinta culpado, você e seus pais têm algo a aprender 

Dentes
Sustentar longas indecisões; incapacidade de derrubar idéias por análise ou decisão -Eu faço minhas decisões baseadas nos princípios da verdade e fico seguro com o resultado 

Deslizamento de disco
Indecisão. Não se sentir emocionalmente amparado pelos outros. 
-Eu sou corajoso e independente. Eu sou amparado pela vida. 

Desmaios 
Medo; não poder conviver;ou enfrentar, apagar-se de tudo.
- Eu tenho poder,força e conhecimento para lidar com tudo na vida. 

Diabete
Profundo sentimento de mágoa, falta de açúcar na vida.
- Eu permito que a vida seja gostosa.Eu deixo o passado ser apenas passado. Eu aceito que a alegria e o prezar sejam as bases da minha vida. 

Doenças venéreas 
Culpa sexual;crença de que os órgãos genitais são pecaminosos e sujos, necessidade de punição.
- Eu amorosa e prazerosamente aceito minha sexualidade e sua expressão. Não há culpa sem punição. 

Dor 
Congestão, bloqueio, crença em barreiras, punição e culpa.
- Eu descanso minha necessidade de punição. 

Dor de cabeça
Tensão, revolta, contrariedades emocionais, sentimentos feridos.
- Paz, amor, alegria, relaxamento. No meu mundo está tudo bem. 

Dor de ouvido
Raiva; não querer ouvir.
- Eu ouço com amor e prazer. Sempre escuto o bom de tudo. 

Eczema
Supersensibilidade, individualidade machucada,personalidade ferida. 
-Eu sou seguro, ninguém ameaça minha individualidade. 

Edema 
O que ou quem não está deixando você sair?
- Não me permito ficar preso no passado. Eu sou seguro e livre. 

Enjôo de carro 
Medo- dependência, sentimento de ser pego em armadilhas.
- Eu ando facilmente no tempo e no espaço.Não existe o medo. 

Enjôo do mar
Medo- medo da morte.
- A vida continua,não existe a morte, somente mudanças 

Entorpecimento 
Reter amor e consideração. 
-Eu respondo à vida, reparto meus sentimentos e meu amor.Eu sinto...eu sinto... 

Envelhecimento 
Crença social, velhos pensamentos.
- Eu me amo e me aceito em todas as idades, cada idade é perfeita.Eu sou espírito. Eu sou eterno. 

Enxaqueca
Resistência ao fluir da vida; medos sexuais, desperdícios emocionais. 
-Eu descanso no fluxo da vida e deixo-a fluir através de mim com facilidade.

Epilepsia 
Rejeição a vida, sensação de perseguição, violência contra si.
- Eu amo a mim mesmo e a tudo na vida. A vida é uma eterna alegria. 

Esclerose múltipla
Dureza mental, coração endurecido, vontade de ferro, inflexibilidade. 
-Eu não tento me controlar. Eu me solto com alegria na vida. 

Espinhas
Crença na feiúra, culpa , ódio de si.
-Eu não propago pensamentos feios,não há culpa. Eu amo todo o meu corpo. 

Estômago ( problemas do)
Incapacidade de assimilar idéias, medo de novas idéias. 
-Eu assimilo novas idéias facilmente, a vida concorda comigo. 

Excesso de peso
Insegurança- auto-rejeição; procura de amor; proteção do corpo; medo de perda, sufocar sentimentos.
- Eu me aceito e me amo como eu sou. Eu sou sempre seguro no alimento espiritual. 

Face (doenças da)
Representa individualidade, reconhecimento.
- Eu reconheço meus próprios e verdadeiros valores. Minha individualidade está segura. 

Fadiga
Resistência, aborrecimento, falta de amor pelo que faz 
-Estou entusiasmado com a vida e cheio de energia. 

Febre
Queimar-se com alguém ou algo; raiva. 
-Eu sou a calma, expressão do amor e da paz. 

Febre do feno
Congestão emocional; confusão nas crenças e medo do moralismo.
- Eu nego qualquer crença em moralismo. Eu sou uno em tudo na vida. 

Gagueira
Insegurança; falta de auto-expressão.
- Eu me permito falar por mim mesmo. Eu sou seguro da minha própria expressão. Eu comunico com amor. 

Garganta
É a avenida de expressão. Repressão de raiva; ferimentos emocionais engolidos.
- Eu me expresso livremente com alegria. Ninguém pode ferir-me pois estou em paz. 

Gastrite (dores de gases)
Reter as idéias indigestas: sufocar o ar por medo.
- Eu relaxo e deixo a vida fluir facilmente através de mim. 

Gengiva (problema da)
Inabilidade de levar avante as decisões uma vez que sejam tomadas. 
-Eu sou uma pessoa decidida.Eu me deixo ir pela vida. 

Glândulas (problemas de)
Desequilíbrio; falta de ordem; distribuição insuficiente.
- Eu estou em equilíbrio total. Meus sistemas estão em ordem. 

Glaucoma
Pressão emocional por sustentar, por longo tempo, sentimentos feridos.
- Ninguém pode jamais me ferir.Eu vejo com amor e ternura. 

Gota
Impaciência, raiva, dominação.
- Eu deixo o ego e sentimentos de superioridade irem-se. Eu deixo os outros serem o que são. 

Gripe
Resposta à negatividade e crenças em geral; medo e crença em estatísticas.
-Eu não sou governado por crenças de grupos ou preconceitos.Eu sou livre de todas as congestões e influências. 

Hemorroidas 
Carga, pressão, tensão, medo, medo de deixar acontecer. 
-Eu descanso todo o peso e as cargas e vivo na alegria do presente.

Hepatite
Medo, raiva, ser odiado .O fígado é o local da raiva e emoções primitivas.
- Eu deixo ir agora tudo o que não preciso mais . Minha consciência está limpa e meus pensamentos são frescos, novos e cheios de vida. 

Hérnia
Carga, resistência mental, auto punição; raiva expressões criativas incorretas.
-Minha vida é calma e harmoniosa . Eu me amo com ternura. 

Herpes
Prolongada suspensão nervosa
- Eu estou descansado de todos os meus pensamentos e de todas minhas atividades. Que a paz esteja comigo e não o medo. 

Hipoglicemia 
Desequilíbrio no sistema 
-A aceitação do prazer equilibra o meu sistema. 

Icterícia 
Prejuízo, crenças descoloridas. 
-Eu sinto tolerância,compaixão e amor por todos 

Impotência 
Pressão sexual, então, culpa; crenças sociais, rancor contra um antigo parceiro. 
-Poder. Eu permito que todo o poder dos meus princípios sexuais opere com facilidade e prazer. 

Inchaços,verrugas, manchas
Auto-rejeição, medo, falta de amor. 
-Eu só adiciono amor em mim. Nada terá mais poder em mim. 

Indigestão 
Medo, ansiedade, pavor. 
-Eu recebo o novo e facilmente o assimilo. 

Infecções 
Irritação, raiva , chateação.
- Nada tem o poder de irritar-me,eu sou pacífico e harmonioso. 

Insanidade
Escapismo, recolhimento, violenta separação da vida; ressentimentos familiares. 
-Minha mente sabe sua verdadeira identidade e eu sou o ponto criativo da expressão divina. 

Insônia
Tensão, culpa e medo.
- Eu descanso do dia e mergulho em um sono perfeito, pacífico, sabendo que o amanhã cuidará de mim. 

Laringite 
Medo de verbalizar opiniões; ressentimento da autoridade; raiva.
- Eu posso falar por mim. Eu me expresso livremente 

Mãos
A habilidade de segurar e deixar as idéias escaparem; medo de novas idéias.
- Eu lido com todas as idéias com amor e facilidade. 

Mau hálito
Atitudes podres, pensamentos estúpidos.
- Eu falo com amor. Eu expiro somente o que é bom. 

Menopausa (problemas de)
Medo de não ser mais querido; auto-rejeição , medo do envelhecimento.
- Eu sou equilibrado em todos os ciclos de mudança e abençôo meu corpo com amor. 

Nervos
nervosismo Comunicação; luta, pressa, medo, ansiedade , pensamentos confusos. 
-Estou na interminável jornada pela eternidade.Que a paz esteja conosco. Não existe nenhum lugar para qual devamos apressar-nos. 

Olhos (problemas dos)
Não gostar do que vê na sua vida; medo do futuro, não ver a verdade.
- Eu vejo com olhos amorosos.Eu gosto do que vejo, eu vejo, eu vejo claramente, eu vejo a verdade. 

Ombros (problemas dos)
Rebelião contra a autoridade (os ossos são a estrutura do universo)
- Eu estou em paz com a autoridade. Em meu mundo eu sou minha própria autoridade. 

Paralisia
Medo, escapismo, resistência, choque.
- Eu sou uno com a vida.Eu bendigo minhas experiências. 

Pele (problemas da)
Sentir-se ameaçado na individualidade, falta de segurança, impaciência,assadura; maneira do bebê ganhar atenção. 
-Eu aceito minha individualidade.Eu sou emocionalmente seguro.Eu ganho atenção de maneira positiva. 

Pernas 
Medo do futuro (as pernas carregam você para a frente)
-Eu me movo com confiança e alegria. 

Pés (problema dos)
Medo do futuro 
-Eu paro na verdade.Eu vou adiante com prazer;eu tenho compreensão espiritual. 

Pescoço 
Inflexibilidade, recusa em ver os outros lados da questão; teimosia
-Eu sou flexível.Eu aceito outros pontos de vista. 

Pneumonia
Desespero, cansaço da vida,preocupações emocionais, distúrbios internos. 
-Eu recebo livremente idéias divinas, impregnadas com o hálito da vida 

Pressão sanguínea Alta:
manter por longo tempo problemas insolúveis 
Baixa:depressão, mágoa, derrotismo, raiva.
-Alta- eu sou alegria e deixo o passado dissolver-se 
-Baixa-eu vivo com muito mais alegria agora.A vida é alegria.

Próstata (problemas da)
Desistência, derrotismo, sensualidade excessiva com sentimento de culpa; crença na velhice. 
-Eu aceito minha masculinidade. Eu sou eternamente poderoso.Sexo é prazer. 
Psoríase (descamamento da pele) Insegurança emocional. Eu sou pacífico e seguro .Eu estou em paz com tudo na vida. 

Pulmões
Medo de receber e dar-se a vida.
- A respiração da vida flui facilmente através de mim. 

Quadris (problemas dos)
Medo de ir avante em decisões importantes. 
-Eu sigo adiante com alegria. Amparado e sustentado pelo poder da vida 

Queimaduras
Raiva: queimar-se com os outros.
- As pessoas não têm poder contra mim.Eu tenho paz no meu ambiente. 

Raquitismo
Desequilíbrio emocional; falta de amor e segurança.
- Eu sou seguro e nutrido pelo amor do universo. 

Resfriados 
Confusão, desordem,pequenos machucados;família e crenças estereotipadas.
- Eu sou um livre-pensador. Eu estou em paz com minha mente. 

Retenção de líquido 
O que é que você tem medo de perder?
- Eu descanso com alegria e espontaneidade. 

Reumatismo
Falta de amor; ressentimento; amargura crônica, vingança.
- Eu tenho compaixão com os outros e comigo, eu aceito sentimentos prazerosamente. 

Rins (problemas dos)
Crítica, sensibilidade, desapontamento.
- Eu vejo somente o bom em tudo.Ações corretas estão sendo tomadas e eu estou realizado. 

Roer unhas 
Separação dos pais;pedaço de si que se recalca. 
-Eu sou um indivíduo naturalmente criativo.Eu aceito e sou seguro em minha maturidade. 

Sangue (problemas no)
Falta de alegria; falta de circulação das idéias; pensamentos estagnados.
- Alegria. Com alegria as novas idéias circulam livremente. 

Sinusite 
Presença de pessoas que o irritam. 
-Ninguém tem o poder de irritar-me a menos que eu permita.Paz e harmonia. 

Surdez 
O que você não quer escutar?Rejeição, teimosia, isolamento.
- Eu escuto Deus.Eu escuto o prazer e a vida.Eu sou parte da vida. 

Tórax-
cisto doloroso Supersedimentação de atitudes e propósitos na vida; superproteção. 
-Eu sou livre e permito liberdade a todos. 

Tosse 
Nervosismo, amolação, crítica.
- Eu me expresso pacificamente. Eu falo com amor. 

Tuberculose
Egoísmo, possessão; crueldade. 
-Eu não me sufoco na vida.Meus pensamentos desenvolvem-se sobre ótimas idéias. Todos os momentos da minha vida são cheios de sentido. 

Tumor
Crescimento falso; ferimentos e choque emocionais alimentados.
- Descanso e perdão. O amor dissolve os ferimentos. 

Tumor no cérebro 
Crenças incorretas computadas; teimosia , recusa em mudar os velhos padrões. 
-Tudo na vida é mudança. Meus padrões de crescimento são sempre novos. 

Úlceras 
Algo se corrói em você; ansiedade , medo , tensão, crença em pressões.
- Nada pode irritar-me. Sou pacífico, calmo e feliz. 

Urinar na cama 
Medo dos pais (normalmente do pai). 
-Amor, compreensão e compaixão. 

Urticária
Pequenos medos escondidos; exagero de pequenos problemas.
- Estou em paz com as pequenas coisas da vida. 

Vaginite
Culpa sexual; sentimento de perda de alguém ou algo amado.
- As formas e as vias podem mudar, o amor nunca se perde. Todas as partes do meu corpo são bonitas. 

Varizes
Negatividade,resistência; remoer emoções; sustentar um trabalho que você odeia; circulação antravada, atulhada de idéias; desencorajamento.
- Eu me movimento e vivo com prazer. Eu amo a vida e circulo livremente.

Vesícula (pedras na)
Amargura; pensamentos dolorosos que você não encontra meios de evitar. -Jubilosamente deixo o passado ir-se. A vida é boa, eu sou bom. 


Por LUIZ ANTONIO GASPARETO