quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PORTA DE ENTRADA PARA PROBLEMAS EM QUALQUER CASA RELIGIOSA: 



Uso indevido de determinados elementos em determinados rituais e/ou uso de elementos estranhos ao ritual do culto; Umbanda é Umbanda, Nação é Nação.Todas maravilhosas, mas sempre distintas. Existem várias Nações e várias vertentes de Umbanda. Ache a sua ou qualquer outra religião que lhe ampare na Evolução Espiritual respeitando o Grau de desenvolvimento já adquirido...por isso elas são diferentes. Uns precisam de gritos, outros de barganhas, tantos querem edificar por "elas" perpetuações de Obras e Semi-Empresas, outros ainda procuram nelas promessas, muitos até de por "elas" chegarem a lugares sem dores e nunca mais ter que trabalhar na eternidade, muitos de se sentirem por estar "nela" mais importantes filhos de Deus..... Mas todas são abençoadas, desde que a egrégora seja de Luz, de Paz, de Amor. 
  
Dar guarida a fofoca e comentários maledicentes. Lembre-se que o ciúme é um dos maiores venenos que a pessoa pode ter. Outro grande problema a ser enfrentado é o excesso de Égo, bem com o controle da vaidade. Todos estes sentimentos e atitudes são peculiares a nós espíritos encarnados em evolução, porém cabe a nós os dominá-los. Sabemos que o Ego nos propicia novas criações, que o Orgulho pode ser positivo, que a Vaidade nos gera saúde e felicidade, porém tudo na sua dosagem certa, equilibrada como tudo neste Universo de Deus. Pobre dos Sacerdotes que gritam clamando o fim destes sentimentos ou de condutas peculiares dos Humanos, devemos sim clamar o controle e equilíbrio sempre. Pois atire a primeira pedra quem não os tem. 

SAGRADA UMBANDA, UMBANDA SÉRIA PARA PESSOAS SÉRIAS.


Exploração financeira contra filhos da casa e/ou frequentadores. A Umbanda não cobra qualquer incentivo financeiro ou material sobre seus trabalhos. Na Sagrada Umbanda não se pratica a Lei de Salva, não se paga por qualquer tipo de trabalho espiritual que venha a ser realizado, não se cobra mensalidades de médiuns, dizimos , trizimos, cobramos empenho na conquista da própria evolução espiritual, com mudanças de condutas negativas, de afastamento de pensamentos errôneos, pessimistas e negativos. Cobramos o respeito como Sagrado e a Lei Maior de Deus que põe Ordem na dimensão que habitamos e que nos cercam. Cobramos a todos que venham procurá-la como caminho de evolução espiritual, as aceitações das determinações de Deus. Que a magística por nós encarnados manipuladas só poderá ser positiva e sempre respeitando o Livre arbítrio de nossos Irmãos,sejam eles quem forem.

Ter Sacerdote preconceituosos que não aceitem muitas vezes o que as Leis de Deus e até a dos Homens garantem como direito.

Ciúmes pelo tratamento dado pelo dirigente da casa a um ou outro filho;

Mau cumprimento dos preceitos pelos membros da casa;

Conduta imprópria ou desrespeitosa de membros da casa;

Confundir a liberdade dada;

Atividades não relacionadas ao culto dentro do mesmo ambiente da casa;

Tratamento a um filho da casa de forma exagerada ou excessiva em quaisquer circunstâncias pelo dirigente da casa;

Atenção dispensada de forma exagerada ao dirigente da casa ou aos outros integrantes do grupo;

Falta de preparo dos filhos nos ritos da casa;

Elevar um filho da casa para médium de passe, sem ele estar devidamente preparado;

Deixar desavenças de ordem particular interferir nos trabalhos;

Não dedicar pelo menos um trabalho ao mês, ao desenvolvimento dos filhos da casa;

Confundir carinho e atenção, com segundas e terceiras intenções;

Não transmitir os ensinamentos adquiridos, não compartilhá-los com os demais;

Omissão de socorro, pouco caso ou deboche daqueles que ali buscam auxilio;

Agregar adeptos à corrente (filhos) apenas para fazer volume ou aumentar a contabilidade;

Colocar a religião como salvadora de tudo, esquecendo que ela é apenas um veículo e uma facilitadora para nos defender muitas vezes das próprias mazelas, bem como das energias negativas advindas de pessoas desprovidas de uma religião abençoada que lhes amparem ou de desprovidas de equilíbrio e paz espiritual , sejam elas deste plano espiritual ou de outros. (Sempre digo: Se Religiões Espirituais fossem poderosas para facilitações como muitos nelas equivocadamente acham, as Mega-Sena seriam todas dos baianos, ditas Mães de Santo... Não teriam problemas afetivos e nem ficariam solteiras, ditos Pais de Santo, nunca teriam falta de dinheiro, doenças..... kkkkk)

Tratar de forma diferente os filhos ou frequentadores da casa, pelo poder aquisitivo ou pela atenção por eles dispensada;

Dar conotação que a religião desvenda o passado, prevê o futuro. Esquecendo que os Guias, Protetores e Guardiões, vem amparar em 'VIBRAÇÕES" o presente, para que nos desvencilhados das perturbações e desequilíbrios, vivenciemos melhor o presente e nos coloquemos em trabalho para edificação do futuro.

Negar-se a auxiliar um filho da casa, quando o mesmo procura auxílio;

Não respeitar a vida particular do dirigente da casa, levando a ele problemas fúteis, fora da casa;

Confundir Umbanda com Nação Nagô, Gêge, Ketu, Batuque, Catimbó, Juremada, Candomblé, Umbanda traçada, Umbanda branca, Umbanda esotérica, etc, etc, etc...
Erros absurdos podem advir deste tipo de confusão. Valha-se do conhecimento dos fundamentos da Umbanda para poder ensinar aos demais;

Pensar que a entidade com a qual está trabalhando é sempre mais importante que as outras entidades que trabalham na casa; Ter sua própria Entidade como mais forte, mais poderosa ou mais Evoluída que as dos demais médiuns

Abusar do Animismo, pois este em excesso, é extremamente prejudicial ao médium e à casa;

Aproveitar e interferir nas comunicações entre a entidade e o consulente, usando e aplicando seus próprios conceitos e exprimindo suas opiniões pessoais;

Nunca tomar a frente da entidade com a qual está trabalhando. Nunca pense que está bem irradiado (incorporado como muitos gostam ainda de usar), mas sim, tenha certeza disso antes de começar a trabalhar.

Continuar com a mentira mais descabida que não vê nada, não ouve nada, que não lembra de nada, como tantos e tantos médiuns, já pecando pela mentira, pregavam e pregam, se omitindo das responsabilidades de trabalho e conduta junto a religião e pessoas. Médiuns inconscientes são méiusn desdobrados, praticamente desmaiados.....Quem discorda antes de ficar bravo com este Sacerdote que escreve, fique com o Grande codificador, pesquisador e sério investigador dos fenômenos espirituais Sr. Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido por Allan Kardec. Se acharem dificuldades de contactá-lo só procurar por um dos tantos médiuns ditos como kkkk inconscientes, já aproveitem e peçam uma psicografia, já que também esta ficando tão banalizada. Algumas Entidades vendem promessas, outras vendem palestras e livros e assim caminha a Humanidade.




Abençoadas Ervas que nos trazem a purificação e imantação da Luz:     Entre outras,  alecrim, manjericão, hortelã, capim cidreira, folhas de café, peregum verde, flores variadas, palma branca , rosas brancas, rosas amarelas, samambaia  espada de Ogum, espada de Iansã, cedrinho, tapete de Oxalá.....  Conheça o Link das Ervas, Banhos,  bem como todos outros Links, no Menu de postagens na página inicial do Blog ou passeando por todo ele conhecendo assim um pouco da Sagrada Umbanda de Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda. Este trabalho que faço, quer presto à Umbanda, aos Médiuns sérios, tem por finalidade esclarecer e fazer aquele que procura se encontrar dentro do  universo Umbandista, se apegar ao Caminho da Verdade com Deus, com o Alto, Sagrado e com a Lei Maior do Criador, bem como com todos que as sirvam, edificando a Evolução. Saravá....  Não ! Não sou professor de Umbanda como a anos tentando me desmotivar, me indagaram num determinado Centro por onde passei em doação de Amor.   Sou apenas um filho de Ogum,  ordenador como Pai, querendo que o caminho seja retilíneo para poder Evoluir mais rapidamente, levando consigo os que busquem o mesmo. Não com promessas, ameaças, buscando colocar culpas nos fracassos pelas falhas do passado. Mas sim mostrando que a Umbanda só tem uma Bandeira.....   A do Amor !  Que Cristo nos abençoe, que Oxalá com todos outros Orixás nos conduza e que os Guardiões deste Planeta nos proteja por nosso merecimento e pela vontade do Alto.  Saravá fraterno e Amigo.   Isaias. Piintto Hernnanndes - Sacerdote Sagrada Umbanda 


* MAS TENHO UMA FELICIDADE MUITO GRANDE POR ONDE PASSEI COM MEUS ABENÇOADOS GUIAS E GUARDIÕES FORAM PLANTADAS SEMENTES DA VERDADE, QUE GERMINARAM, PROMOVENDO REPARAÇÕES, QUESTIONAMENTOS POSITIVOS, REVISÕES DE  APOSTILAS QUE SÓ ERAM "CÓPIAS E COLA" DE INTERNET, QUE MISTURAVAM INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS E CONFLITANTES. TENHO A FELICIDADE DE PODER ATRAVÉS DESTE BLOG MAIS QUE TRAZER INFORMAÇÕES, MOSTRAR A NECESSIDADE DA PROCURA DE EVOLUÇÃO POR MÉDIUNS E ASSISTIDOS, PARA QUE A UMBANDA DE AMOR E CARIDADE SUPERE OS EQUÍVOCOS, UTOPIAS,  MISTURANÇAS, COMÉRCIO RELIGIOSO E EXCLUSOS INTERESSES DE MUITOS.  Isaias. Piintto Hernnanndes - Sacerdote e Presidente da Sagrada Umbanda de Pai Serafim do Congo, Cacique Pena Branca e Ogum de Ronda.

Equívocos, erros de postura dentro de uma Casa de Umbanda


Como em toda família ou sociedade, estamos propensos a cometer 

erros. Não é só de acertos e harmonia que vivem os terreiros de 
Umbanda, existem erros que são praticados por alguns Sacerdotes 
e Médiuns. Sob um olhar critico, resolvemos relacionar os mais 
comuns e esperamos que os que lerem esse tópico concordem
 conosco. Esses erros tendem a gerar uma vibração negativa, 
vindo a desestabilizar o foco de equilíbrio:
Dar guarida a fofoca e comentários malediscentes. Lembrem-se 

que o ciúme é um dos maiores venenos que a pessoa pode ter;
Uso indevido de determinados elementos em determinados rituais

 e/ou uso de elementos estranhos ao ritual do culto;
Exploração financeira contra filhos da casa e/ou freqüentadores. 

Não cobra solo (dinheiro para trabalhos fora de Giras), isso foi 
criado por pessoas que buscavam e buscam já erroneamente forma
 de comercializar seu tempo e a caridade. A Umbanda não cobra 
qualquer incentivo financeiro ou material sobre seus trabalhos.
 Na Umbanda não se pratica a Lei de Salva, ou seja, não se paga 
por qualquer tipo de trabalho espiritual que venha a ser realizado;
Mau cumprimento dos preceitos pelos membros da casa;
Conduta imprópria ou desrespeitosa de membros da casa

 ( aliciar, cobiçar homens ou mulheres, posturas chulas não tem 
espaço na Umbanda séria;
Atividades não relacionadas ao culto dentro do mesmo ambiente 

da casa ( angariações por comercio de produtos , festas ou vendas
 de produtos para quaisquer coisas que seja );
Omissão de socorro, pouco caso ou deboche daqueles que ali 

buscam auxilio;
Ciúmes pelo tratamento dado pelo dirigente da casa a um ou

 outro filho;
Tratamento a um filho da casa de forma exagerada ou excessiva 

em quaisquer circunstâncias pelo dirigente da casa;
Atenção dispensada de forma exagerada ao dirigente da casa ou 

aos outros integrantes do grupo;
Falta de preparo dos filhos nos ritos da casa;
Elevar um filho da casa para médium de passe, atendimento,

 sem ele estar devidamente preparado ( ter preceitos, conduta,
 assiduiadade, responsabilidade, preparo);
Deixar desavenças de ordem particular interferirem nos trabalhos;
Não dedicar pelo menos um trabalho ao mês, ao desenvolvimento 

dos filhos da casa, quando não se dá espaço aos que busquem com 
concordância e vontade o desenvolvimento e entrada na corrente 
mediúnica, não basta a visita as trabalhos, esperando um chamado, 
mas sim se a pessoa tiver aguçado a mediunidade de irradiação
 (incorporação), ter tempo, condições familiares e sociais para ter
a Umbanda como caminho de evolução espiritual e exteriorização 
de energias aos próximos, ter responsabilidade e sa;
Não transmitir os ensinamentos adquiridos, não compartilhá-los

 com os demais;
Agregar filhos apenas para fazer volume ou aumentar a 

contabilidade;
Tratar de forma diferente os filhos ou freqüentadores da casa, 

pelo poder aquisitivo ou pela atenção por eles dispensada;
Negar-se a auxiliar um filho da casa, quando o mesmo procura

 auxilio;
Não respeitar a vida particular do dirigente da casa, levando a 

ele problemas fúteis, fora da casa;
Confundir a liberdade dada;
Confundir Umbanda com Nação Nagô, Gêge, Ketu, Batuque, 

Catimbó, Juremada, Candomblé, Umbanda traçada 
(Umbandomblé), Umbanda branca, Umbanda esotérica, Xamanismo, Kardecismo, Catolicismo,etc, etc,
 etc... 

Sim a Umbanda recebeu algumas influências

 de outras religiões como Kardecismo, Catolicismo, 
pois foi alí no movimento espírita que se manifestou 
as entidades que vieram fundar a Umbanda, as 
primeiras pessoas que procuraram e entraram 
nas correntes mediúnicas eram e até se mantinham
 católicas também. Mas a Umbanda tem sua
 identidade própria, seus preceitos, seus 
fundamentos.

Erros absurdos podem advir deste tipo de confusão. Valha-se do

 conhecimento dos fundamentos da Umbanda para poder ensinar 
aos demais;

Erro também pensar que a entidade com a qual está trabalhando é 

sempre mais importante que as outras entidades que trabalham na 
casa;

Animismo excessivo, o que é extremamente 

prejudicial ao médium e à Casa;
Muitos religiosos tentaram sistematizar, formatar a Umbanda,

 criam e introduzem coisas de outras filosofias, sinais que alardeiam 
ser "passados" pelos Guias e Mentores, mas com única e exclusiva
 finalidade de lançar uma linha de produção de livros, cursos e
 formação de pseudos magos a torto e a direita.
Equivocos ainda: 
Aproveitar e interferir nas comunicações entre a entidade e o 

consulente, usando e aplicando seus próprios conceitos e
 exprimindo suas opiniões pessoais nada edificadoras, 
misturando a vibração da entidade, a própria curiosidade, 
ou colcoando pessoas em dúvidas, ou sugestionando negativamente 
essas pobres pessoas com dor e aflixões de todas ordens.
Nunca tomar a frente da entidade com a qual está trabalhando, 

para tentar resolver por si, problemas que muitas vezes sejam 
pertinentes a Evolução da pessoa.
Sempre digo: MEDIUNS TEM QUE VIBRAR AMOR E ENERGIAS 

SALUTARES APENAS. 
Nunca pense que está incorporado, AFINAL ESTARÁ... Recebendo

 uma Irradiação Espiritual que sim altera de certa forma o mental, 
alterando o timbre de vóz, também sempre digo e afirmo:
Entidades prontas para servir a Luz, já tem seu Corpo Perispiritual

 Saudável, assumem posturas, mas aleijões não existem, "mancação
coletiva numa determinada linha" trata-se de sugestionamento
 coletivo... Típico de uma Entiade Chefe é apresentada 
(erroneamente) mandanco, todos os as outras dos médiuns 
ali desenvolvidos mancam, assim se dá com os Gritos, Brados, 
Sons altos.... Completamente desnecessários, apenas alegóricos 
e vícios mediúnicos, totalmente dispensáveis. Mesmo digo dos 
solavancos, muitos pensam erroneamente que quanto mais balançar,
 chacoalhar suas guias no pescoço, fazer cara de quem vem de
 outro mundo ou acordou do tranze, mostrará que é médium
 mais forte ou sua entidade melhor. Uma Grande utopia, pois
 quanto mais desenvolvido o médium, mais firme, mais sutil 
será seu ligamento mediúnico e desligamento ( incorporação 
como ainda alguns chamam e desincorporação).
Médiuns Tenha certeza disso antes de começar a trabalhar.
Demandar contra qualquer pessoa ( Ou seja tentar magisticamente

 devolver cargas isso além de ser um crime, pois quem aplica 
demanda é a Lei Maior de Deus, quando assim seja determinado 
por Ela própria. Não cabendo a encarnado algum.
Isso não é de Umbanda !
Os filhos da casa devem ter consciência sobre a manipulação de 

energia. A Umbanda não utiliza sua magia para prejudicar quem
 quer que seja. A Lei Divina se encarrega para que todos tenham o 
que merecem;
Usar sangue ou sacrifício animal em qualquer tipo de trabalho. 

A Umbanda não se utiliza destes elementos para seus trabalhos. 
Não é sacrificando um animal ou usando sangue que se alcança 
a graça divina, pois nós não temos o direito de tirar a vida de 
quem quer que seja.
Tem Corte ? Imolação ? Sacrifício ? Não é UMBANDA, mas sim

 religião ou seita divergente da Umbanda, seja ela Umbandomblé, 
Umbanda Mista, Esotérica etc. Muitas Casas mostram-se como 
Umbanda, mais tarde mostram aos médium que existe outra 
localidades onde se pratica tais atos e usam oráculos, apoio e 
dirigencia de Sacerdotes de Nação ( Candomblé Velado ) usando
 na faxada o nome de Umbanda isso ou aquilo. Afirmo 
UMBANDA não tem corte !
Mistificação. Abusar da credibilidade, enganar, iludir, 

burlar, lograr e ludibriar. MÍSTICO = misterioso ou espiritualmente
 alegórico ou figurado. Usar os trabalhos mediúnicos para 
aproximar de mulheres ou homens com intenções desvinculada
 da religião, ou seja carnal.
Adornos ( Jóias ou semi-jóias sem contexto religioso -

 estes objetos são geralmente de metal e podem causar 
distúrbios, visto que o médium necessita ter seus plexos
 nervosos isentos de quaisquer percalços que possam 
coibi-los em algo. Bem como podem enroscar em algo ou pessoas
 em algum movimento físico.
E, também porque, a regra do umbandista é a simplicidade, 

nada de exibições, de vaidade e aparência fúteis. Casa espiritual
 não é casa de modas.
Roupas insinuantes. Deve-se ter consciência que ao adentrar

 o terreiro, você está adentrando uma casa santa, uma casa sagrada. 
Deve, então, livrar-se de pensamentos pecaminosos, contrários aos
 trabalhos espirituais. Roupas insinuantes são absolutamente
 negativas e dispensáveis aos trabalhos de qualquer casa espiritual. 
Não é mostrando o corpo ou a silhueta que o trabalho será bem
 desenvolvido, mas sim, completamente ao contrário.
Aos médiuns iniciantes, não convém e é ato de pura 

irresponsabilidade chamar as entidades com as quais 
se está trabalhando fora da casa de trabalhos. Isto, além
 de irresponsável, pode ser extremamente perigoso, pois 
os médiuns iniciantes ainda não conhecem as vibrações
 energéticas das entidades e podem dar passividade à quiúmbas
 (espiritos marginais, obsessores, arruaceiros ou afins), sem saber.
É fato que os médiuns, ao se encontrarem nos dias de trabalho,

 direcionam suas conversas, muitas vezes até inocentemente, a
 rumos antagônicos ao desenvolvimento dos trabalhos da casa.
 É preciso que os médiuns tenham consciência que a preparação
 para os trabalhos começam à 0:00 hora do mesmo dia (pelo menos)
 e que conversas diversas que não são afim ao trabalho que será
 desenvolvido começam por desestabilizar o equilíbrio da casa.
Falta de conhecimento espiritual. As entidades valem-se do 

conhecimento dos médiuns para poderem se comunicar. Quando 
o médium pouco sabe, pouco estuda, não que as entidades pouco
 podem fazer pelas pessoas, porém não se chega a terceira energia,
 pois o médium está sem condições de percepção, pois é necessário 
um desenvolvimento sério para que o médium chegua ao patamar
 de poder ter condições de receber e transmitir uma informação,
 fala, mensagem da espiritualidade, caso o contrário ficará apenas 
em vibrações e doação de Amor, se conseguir isso já se é uma grande
 conquista ! Reflitam sobre tudo isso.
Faz-se absolutamente necessário o estudo e a aquisição de

 conhecimento espiritual para atingir a própria evolução e, 
conseqüentemente, auxiliar as entidades em sua evolução 
espiritual. O conhecimento é a base do bom viver, é a estrutura
 de uma vida de sucessos. Atentem-se senhores (as) médiuns, 
que o conhecimento nunca será em demasia e é a única coisa 
que fará parte de cada um. As casas que possuem médiuns com
 alto grau de conhecimento espiritual, normalmente têm seus 
trabalhos muito bem desenvolvidos.
Repito.... Excesso de problemas na hora de cortar a irradiação ou 

chegar ao fim dela. Muitos médiuns têm um péssimo hábito de 
mostrar problemas excessivos na incorporação ou desincorporação, 
muitas vezes somente para mostrarem-se o quão forte são, o quão 
fortes são suas entidades e para tomarem um pouco mais de atenção 
do dirigente da casa. Lembrem-se, senhores (as) médiuns que uma 
entidade que chega ao terreiro para trabalhar é normalmente uma 
entidade com alto grau de evolução e nunca faria um filho sofrer 
principalmente durante sua desincorporação. Descarregar o médium
 quando de sua partida não tem relação alguma com sofrimento deste. 
Estabilizar a energia do médium não é aplicar um choque.
É comum encontrarmos nas Casa, Terreiros médiuns de outras casas

 ou até mesmo médiuns que não se encontram trabalhando 
espiritualmente, terem a chance de receber suas entidades 
durante os trabalhos da Casa.
Quando um médium ou uma pessoa demosntra a vibração, 

caberá o auxílio e também orientação de postura, pois quem
 tem que escutar isso sim é a pessoa , ou seja o médium, pois
o Guia, Guardião sempre sabe se comprotar em todos lugares,
 quem tem vícios, excessos, descontre sempre é o médium.
É preciso tomar muito cuidado com a autoridade dentro de 

uma Casa. Com espiritos ali socorridos, cabe evangelização,
 orientação para aproveitamento das energias a ele vibrada e 
também deve-se mostrar-se enérgico, caso for necessário e 
nunca desrespeito. Lembremo-nos que muitas vezes, durante 
os finais dos trabalhos, todas as entidades já sabem que devem 
deixar o plano e acabar as irradiações(desincorporar). 
Normalmente o que segura as entidades nos trabalhos são os 
próprios médiuns. Outras vezes faz-se necessário que a(s) 
entidade(s) fique(m) no terreiro para terminar de equilibrar 
o ambiente e os médiuns do trabalho, bem como os consulentes
 que ainda permanecem ali. Srs. capitães (ou que se julgam
 entendidos!!!), muito cuidado com a autoridade para com as
 entidades e para com os filhos da casa. Um Sacerdote de Casa,
 Terreiro é aquele que detém bom conhecimento espiritual, 
é aquele que coloca ordem nos trabalhos e os conduz a um
 bom fim, nunca aquele que determina, dá ordens e abusa de
 sua autoridade. Senhores dirigentes: cuidado ao dar "cargos
 hierárquicos" dentro de um terreiro. Umbanda é uma religião 
simples e deve ser trabalhada desta forma, sem complicações
 e sem cargos.
Permitir que entidades peçam o número do telefone dos 

consulentes ou coisas semelhantes , já exolicao esse absurdo 
acima.
Cada Casa de Umbanda tem suas formas, sistemáticas de 

trabalho, diferentes Orixás Regentes, mas a Umbanda Umbanda é
 uma só.
Isaias Pinto Hernandes - Sacerdote da Sagrada Umbanda. 

www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br

O NÃO JULGAMENTO E O PERDÃO DAS OFENSAS




Não é correto julgar ninguém. Mesmo que você tenha visto, com seus próprios olhos, alguém pecando e se enlameando, violando os mandamentos de Deus, conforme está escrito na palavra de Deus: "Não julgueis, e não sereis julgados" (Mat.7:1). "Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme ou caia, isto é lá com o seu Senhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar" (Rom. 14:4). É muito melhor trazer à sua mente as palavras dos apóstolos: "Portanto, quem pensa estar de pé, veja que não caia" (1 Cor. 10:12).
Não devemos alimentar rancor ou ódio pela pessoa que nos hostiliza. Pelo contrário, devemos amá-la, e fazer o bem a esta pessoa, tanto quanto possível seguindo os ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo: "Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam" (Mat. 5:44). Assim sendo, se nós nos esforçarmos, na dimensão de nossas forças, em cumprir tudo isso, poderemos ter a esperança de que a luz Divina começará a brilhar em nossos corações, iluminando nosso caminho para a dimensão celeste.
Por que criticamos nosso próximo? Criticamos porque não nos empenhamos em conhecer a nós mesmos. Aquele que está ocupado em conhecer a si próprio, não tem tempo para perceber as falhas dos outros. Julgue a si próprio e com isto você deixará de criticar os outros. Julgue a má ação, mas não julgue quem a estiver fazendo. Devemos considerar a nós mesmos os maiores pecadores e perdoar qualquer má ação dos outros;  Pode acontecer de alguém estar fazendo o que para nós parece mal, mas que por causa de suas boas intenções, é na realidade uma boa ação. Além disso a porta do arrependimento está aberta para todos, e não se sabe quem irá passar por ela primeiro - você, o juiz, ou aquele que foi julgado por você.

DÚVIDA.... TODOS SOMOS MÉDIUNS?




Pergunta: Todos somos médiuns?
Resposta: Todos os seres humanos são médiuns, sem exceção!

A palavra médium tem origem no Latim e significa “meio”. Meio de comunicação entre o mundo espiritual (onde vivem os espíritos) e o mundo material (onde vivemos). A mediunidade é nata em todos os seres humanos.

A mediunidade pode ser Natural ou de Prova.

“Mediunidade Natural” é a mediunidade decorrente da conquista de valores morais e evolução espiritual. (Exemplo: Chico Xavier). Nessa situação o médium é um missionário em meio aos homens e tem sempre como objetivo a pratica da caridade e a eliminação de seus defeitos.

“Mediunidade de Prova” é aquela em que os homens sob a misericórdia Divina passam a ter intercambio com os espíritos guias e dessa forma, passam a ressarcir seus débitos kármicos do passado. Esse é o tipo de mediunidade da esmagadora maioria dos médiuns, sejam eles umbandistas, kardecistas, seguidores do Candomblé ou ainda, de qualquer outra religião, tendo em vista que o fenômeno mediúnico existe em todas as religiões ou civilizações.

Deus assim procede para que ninguém nunca possa dizer:

“Não tenho fé porque fui privado do contato com os espíritos”!

Os kardecistas catalogaram perto de 60 tipos de mediunidade, sendo as mais comuns a:

Psicografia

Vidência

Auditiva

Intuitiva

Sensitivos

Curadores

Efeitos físicos

Incorporação

Psicografia

O guia do médium envia seus pensamentos a mente do médium concentrado. Em seguida envia comandos ao sistema nervoso do médium e passa a ter domínio sobre o braço e a mão do médium e nessa situação a escrita se desenvolve. A caligrafia é normalmente a mesma que o espírito adotava quando encarnado. Cuidado Centros estão lotados de médiuns querendo ser o que não são. Promovendo mensagem frívolas e vazias. Quando não provedores e fomentadores de livros e livros fantasiosos e romantismos baratos ditos como espirituais. Cuidado.

Vidência , na verdade chamo de Clarividentes ( Videntes todos somos, abrimos os olhos saudáveis e deparamos com o que esteja em nossa dimensão. Já os Clarividentes vêem além desta dimensão. Participam do convívio espiritual nesse plano ainda..... Dá para ficar louco né? ) Então......

Nesta mediunidade o médium vê e pode conversar com os espíritos, porém, esse tipo de vidência é rara, o mais comum é a vidência momentânea situação em que podemos ver os espíritos em frações de segundo. Deve-se sempre desconfiar dos videntes até que fique comprovada a sua veracidade como médium. Sabe onde encontram-se os verdadeiros Clarividentes? Nos manicômios ou fechados em suas casas, quartos. Sendo sedados por remédios,etc. Respondi a dúvida de meus amigos. Clarividentes não falam, morrem de medo, são atormentados dia e noite. Médiuns, crianças, velhos, pessoas qu sofreram traumas e doses elevadíssimas de stress sim podem ter relampejo de clarividência, não quando querem. Isaias Pinto Hernandes, pede... Gente antes de viajar nas fantasias, vamos Orar e Vigiar, como Jesus dita!

Auditiva

Na mediunidade auditiva o médium ouve as vozes dos espíritos, mas não ouve com os ouvidos e sim, com a mente.

O médium ouve a comunicação como se fosse um pensamento, mas ouve com timbre, onde pode distinguir um espírito masculino ou feminino, se ele está irritado ou se o espírito comunicante é amigo. A obsessão utiliza largamente esse meio para atingir seus desafetos. CUIDADO: MUITA GENTE COLHE INFORMAÇÃO E COM ELAS FAZEM AS INTERPRETAÇÕES FANTÁSTICAS DE CONEXÃO COM ALÉM. Psicografia e Psicofonia com bilhetinho vazio e sempre com mesmas informações tipo: perdoei, peço perdão, estou com Jesus, me desculpe, já estou bem, cuidem bem da mamãe, do nosso filho..... Além de manjada é um crime se for falsa, certamente a cobrança vem avassaladora antes ou depois do desencarne de quem promova tais feitos. Tirar lágrimas, achar que esteja fazendo o bem, mentindo. Sem ao menos dar conta que possa sim estar fortalecendo obsessores, já que estes se alimentam de tudo que é negativo, mentiroso e denso.

Intuitivos

Na intuição um espírito amigo (ou inimigo), envia sugestões através de seus pensamentos ao médium. Cabe ao médium ter discernimento nessas comunicações a fim de não cometer erros.

A intuição pode muito nos ajudar, mas se a fé for cega poderá ser perigoso.

“A obsessão faz uso dela amplamente”. Quantas pseudas leitoras e leitores de cartas, runas, borra de café, sementes, búzios, fazem somente leituras com ou sem técnicas e achismos, quando não, municiadas das respostas já pré dadas pelos desesperados que os pagam? Existem sim os médium que tem como dizemos: Com Axé para por em prática o mediar, porém esses, não são mercadores da fé. Pois quando o são.... Perdem logo essa ferramenta de evolução, por mal uso.

Sensitivos

Os sensitivos quando adestrados e desenvolvidos corretamente são muito úteis, principalmente em reuniões em que não estão presentes os videntes.

São capazes de perceber vibrações nas pessoas, objetos, plantas, animais e ambientes, mas a principal característica é sentir a presença dos espíritos e suas vibrações, como exemplo;

“Se são bons ou maus”.

Curadores

Este gênero de mediunidade consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação.

Existe logicamente a necessidade de elevada espiritualidade para que esse tipo de médium atinja seus objetivos. Aviso de Isaias Pinto Hernandes: NUNCA, NUNCA DEIXE DE PROCURAR UM MÉDICO OU SUSPENDER TRATAMENTOS MÉDICOS. A ESPIRITUALIDADE AMPARA, ACOMPANHA E AUXILIA NÃO SUBSTITUI O QUE DEVEMOS VIVER AQUI, SE ESTAMOS NA CARNE, DA CARNE COMO CARNE DEVEMOS TER OBRIGAÇÃO DE CUIDAR.

“São médiuns raros”

Efeitos físicos

Por intermédio desse tipo de médium, os espíritos podem causar manifestações no nosso mundo físico. Podem movimentar objetos de grande porte, se materializarem e serem palpáveis ao toque físico.

Utilizam para tanto os fluidos do médium conhecido como “ectoplasma”.

Para realização das sessões de materialização são necessários além da forte concentração de todos os presentes, das orações preliminares e do ambiente totalmente escuro. Mas em alguns casos espontâneos existem registros dessas manifestações em qualquer ambiente e sem preparo algum.

MEDIUNIDADE DE IRRADIAÇÃO - COMO DIZIAM ANTIGAMENTE : INCORPORAÇÃO.

Como sabemos a mediunidade de IRRADIAÇÃO pode ser:

Consciente

Semi-consciente

Inconsciente

“CONSCIENTE”

Na mediunidade de incorporação consciente o Guia aproxima-se do médium e faz ligações apenas junto ao cérebro de seu médium e a ele envia seus pensamentos. Nesta situação o Guia se valerá também de outros tipos de mediunidade que o médium apresente como exemplo;

A mediunidade intuitiva,

A auditiva

E a sensitiva.

O Guia de um médium consciente sempre irá utilizar todos os meios que tiver ao seu alcance para se fazer compreendido e transmitido aos seus consulentes.

Neste caso o médium permanecerá consciente e notará todas as situações que ocorram no ambiente dos trabalhos e quando desenvolvido corretamente e ciente de seu papel como médium, a atuação de seu Guia aumentará gradativamente através da assiduidade do médium nos trabalhos, situação em que o médium quanto mais assíduo nos trabalhos, mais passa a perceber movimentos dos seus braços, pernas e da boca sem o seu comando e nesse patamar caminha para semi-consciência.

Por ser a mediunidade de incorporação consciente a mais comum, é ela que mais confusão faz na mente de um médium no inicio de sua missão, o que o faz muitas vezes duvidar das comunicações enviadas a sua mente, onde imagina estar transmitindo com suas próprias palavras as comunicações que lhe chegam a mente o que não corresponde a realidade que vive o médium consciente quando integrado a uma corrente séria. O médium consciente quando firme e convicto de sua missão mediúnica não dá importância ao fator consciência de sua mediunidade e segue com naturalidade na sua missão, adaptando-se aos meios que seu Guia usa para se comunicar e se fazer compreendido.

Quanto mais dedicado a sua missão é o médium consciente, maiores serão as influencias de seus Guias, que vão gradativamente se apresentando com maior força, o que é lógico, aumenta muito a fé do médium em seus Guias. Mediunidade exige adestramento constante, quanto mais adestrado, menos propenso a duvidas ficará qualquer médium.

Na aproximação do Guia que tenta fazer as ligações necessárias entre ele e o médium, são comuns os tremores do corpo e o aumento forte da respiração do médium, esse fato ocorre devido ao deslocamento sutil do duplo etéreo do médium.

“SEMI-CONSCIENTE”

É semi-consciente quando o Guia atua sobre o cérebro e o duplo etéreo do médium e movimenta os órgãos da fala e os membros do médium com maior facilidade e naturalidade, mas o médium terá ainda em grande parte a visão do que ocorre a sua volta e percebe em grande parte o que ocorre no ambiente dos trabalhos.

Nesta situação, o médium ao final da irradiação, terá vagas perdas de lembranças dos fatos e pessoas que com o seu guia tiveram contato.
A manifestação do Guia será forte e claramente sentida pelo médium, porém, a lembrança dos fatos podem se perder, podendo-se comparar a um sonho, rapidamente esquecido. Esse tipo de mediunidade já é bem menos comum, praticamente raras.
Na aproximação do Guia que tenta fazer as ligações necessárias entre ele e o médium, também são comuns os tremores do corpo e o aumento forte da respiração do médium, esse fato ocorre pelo mesmo motivo, o deslocamento sutil do duplo etéreo do médium. Mas também ai poderá existir o fator vício mediúnico e copiar inconscientemente ou não, trejeitos dos mais velhos ou até de dirigente com vícios de posturas e alardes exagerados.

“INCONSCIENTE”

É médium inconsciente quando o Guia atua de forma ampla sobre o espírito, o cérebro e o duplo etéreo do médium, ocasião em que o médium adormece, mas permanece ao lado do seu corpo, ligado fortemente por um cordão magnético, também conhecido como cordão prateado, cordão de ouro, cada filosofia dá um nome a está conexão eletromagnética. Lembremos que nomes e horários são coisas da gente. Lembremos que na espiritualidade o nome é desnecessário, pois ao pensar os espirito já se comunicam se estiverem lógico no mesmo padrão de vibração e evolução. Por isso os ruins não veem os bons, já os bons conseguem ver e se necessário comunicar com os de baixas vibrações. Não existem na espiritualidade necessidade de línguas, dialetos.

Na aproximação do Guia que tenta fazer as ligações necessárias entre ele e o médium, são também comuns os tremores do corpo e o aumento forte da respiração do médium, arritmia, um prático desmaio. Esse fato também ocorre devido ao deslocamento sutil do duplo etéreo do médium. E extremamente raro, repito é extremamente raro. Um médium que fique inconsciente ter movimentos e o Guia o TOMAR como ditavam os antigos. Normalmente esses médiuns ficam como desdobrados, largados, como que dormindo. Essa é a grande mentira das Religiões Espiritualistas.... Muitos e muitos médiuns acovardados, se escondem no alardear que são inconscientes, fazendo a costumeira cara de cheguei agora, onde estou, o que aconteceu. Isso chega ser hilário para os médiuns e religiosos mais velhos e verdadeiros. Orar e vigiar Gente !!!

Em qualquer situação as ligações de um Guia ao corpo astral de seu médium, são complexas e difíceis de explicar e exige do Guia, também grande aprendizado. Por isso a necessidade dos exercícios mediúnicos sérios, orientações, correções e com objetivo correto, apenas somar energias e doá-las. Fora disso...... Cuidado amigos, poderá deparar com fragilidades dos medianeiros, promovendo listas de compras, entregas mirabolantes, banhos e chás que muitas vezes podem desencadear sim desequilíbrio energético, vibracional. Se passados sem conhecimento de potência vibratória do bioplasma e axé (energia) da planta usada. Sem contar no perigo de intoxicações, pois muitas pessoas são alérgicas. Em outrora (sempre digo isso) , não existiam recursos, hospitais, socorros, postos de saúde, médicos.... Então o Preto Velho tinha é que se valer do que tinha em volta da casa e ali imantar e promover até o sugestionamento da cura. Pensem nisso médiuns, religiosos e curiosos que buscam a Umbanda ou outras religiões em busca de "sorte,ganhos,namoros, empregos, carros, soluções judiciais,etc". Deveriam sim irem buscar: Calma, Equilíbrio, Paz, Exercitar o Perdão, Irem clamar o Perdão junto a ancestralidade, aos próprios erros e auto-flagelos. Saravá Fraterno e Amigo. Isaias Pinto Hernandes - Sacerdote da Sagrada Umbanda -Umbanda séria para pessoas sérias. - www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br * MAIS UMA COISA TÁ...... UMBANDA, CANDOMBLÉ, XAMANISMO, SAGRADOS ORIXÁS, NOME DE GUIAS ESPIRITUAIS... NADA TEM HAVER COM AS PUBLICAÇÕES E COLAGENS EM POSTES PROMETENDO ABSURDOS COMO TRAZER GENTE, DINHEIRO EM DIAS OU HORAS....ISSO TEM NOME.... MAS SOU UM HOMEM DE BEM E NÃO ESCREVERIA UM PALAVRÃO AQUI...RS. BEIJOS AMIGOS. Isaias Pinto Hernandes- Sacerdote Sagrada Umbanda.
Vale a pena Ler



Esse texto está incrível!!! Foi escrito para o Informativo mensal do Núcleo de Estudos e Prática Umbandista “Pai Tupy”, de Junho de 2009, Ano V, nº 64, escrito pela Baba Bia.
Se queremos entender e evoluir aqui vai um pouquinho de informação sobre espiritualidade.

"Olá, olha eu de novo, para mais um bate papo, uma historinha.
Um espírito, estava desesperado, sofrendo e chorando, havia desencarnado a pouco tempo .
Estava perdido no astral. Não sabia para onde ir, o que fazer, estava sem rumo, indo em direção as trevas. Tudo era escuridão, frio e gelado. Nesse momento, chegou um auxiliar espiritual, já de Luz e disse: – Amigo, por que todo esse desespero?
O espírito, que estava sofrendo, disse: – Olha para meu corpo! Pareço um mendigo. Olha para essas feridas, esses buracos, como dói, não sei o que fazer, e a quem recorrer. Veja todos aí, estão como eu . Meus familiares não me ouvem, falo com eles e nem sequer olham para mim, não sentem a minha presença, minha dor.
O espírito de luz, que nesse caso era um preto velho, disse: – Você está sofrendo, mas veja o sofrimento, que também está causando a teus familiares. Olha aquele na cama, teu irmão, está sofrendo as suas dores. Olha aquela menina, tua neta, veja como ela anda, sem rumo, brigando com todos na casa, rebelde. Toda tua família sofre por tua causa, e você acha que eles não te ouvem ? Você é egoísta, não sabe o que está fazendo de mal para eles, teus familiares. Tudo o que você está sofrendo, passa para teus familiares.
Vamos consertar tudo isso, disse o preto velho.
– Primeiro: peça perdão a Deus, de tudo errado que fizeste na Terra – disse o preto velho – mas peça de coração.
O espírito respondeu: – Como fazer, se eu nunca rezei, nunca me dirigi a Deus, e não sei como fazer, sempre fui ateu.
Então o preto velho, levou esse espírito, num templo, onde estava sendo realizado um trabalho espiritual,– gira de caboclo –, e falou: – Veja como esses espíritos trabalham, ajudando essa pessoas na terra. Vê se reconhece aquela mulher, pedindo ajuda para aquele caboclo.
O espírito que estava olhando, deu um grito e disse: – Nossa! É minha filha.
Pois ela está pedindo ajuda. Por essa razão é que fui até você, explicou o preto velho. Ela está num templo de Umbanda e pede ajuda para os familiares que estão sofrendo por sua causa, sem você saber o mal que está causando a eles, por todo esse sofrimento, porque você é um espírito sofredor, preso ainda na matéria, e manda esses fluídos negativos para eles, sempre quando você fica pensando ou falando com eles. Eles não te veem nem te ouvem. Então, esse teu desespero, essa tua raiva, sem você saber, passa para eles, teus familiares.
Esqueça-os, porque aqui é outra vida. Um dia talvez , você possa ajudá-los, mas por enquanto, não pode. Vamos caminhar que te contarei tudo o que deves fazer.
O preto velho, pegou na mão do espírito e o levou para o caminho da Luz, do aprendizado espiritual.
Nem todos tem a mesma oportunidade. Esse espírito teve, porque a família procurou ajuda espiritual. Foi ao templo de Umbanda, pedir ajuda, e obteve, sem saber quem estava causando todo esse mal, esse transtorno, esse sofrimento para a família toda, e também sem saber, libertou esse espírito familiar do sofrimento das trevas.
Vamos analisar isso. Nós temos nosso livre arbítrio, podemos fazer o que quisermos, mas vamos também, devemos pensar no após a morte.
A vida do espírito (mente que não morre no desencarne) relembra tudo o que fizemos nesta vida terrena, coisas boas, ou coisas ruins. Daí vem o arrependimento, o sofrimento. Aqueles buracos, aquelas feridas que o espírito viu em seu corpo, nada mais era o que ele fez aqui na Terra em vida, boas ações ou más ações.
Podemos trilhar o caminho do bem, sejamos humildes e justos conosco e com nossos semelhantes.
Levante seus olhos para o céu e, peça a Deus que o ilumine, para seguir seu caminho, que lhe dê Fé, Amor sem egoísmo, o material fica aqui e o espiritual é o que levamos.
Irmãos, vamos colocar em nossos corações, aquele sentimento de fraternidade, para com todos, não faz mal, se não formos compreendidos, estaremos fazendo a nossa parte.
Vamos nos dedicar a nossa Fé. Vamos pedir orientação aos nossos caboclos, pretos velhos e aos demais guias que nos dão respaldo e aos Orixás, nesta nossa caminhada. Não vamos ser mesquinhos em nossa Fé. Vamos abrir nosso coração. Vamos olhar para Deus, com nossa alma, porque ele é o nosso Pai, e nós somos seus filhos. O Pai sempre olha e atende ao que o filho pede. Paz, amor e fé, para continuarmos aquilo que viemos fazer ao reencarnar. Vamos trabalhar, porque a Umbanda é a porta e a você cabe, abri-la ou deixar fechada.


Tchau, beijos até lá."

A SABEDORIA DA VIDA ESTÁ NO SILÊNCIO DA MORTE.





O que cada um de nós viemos buscar dentro de um Sagrado Templo de Umbanda.

Todos temos o que pedir. Entretanto, esse pedido deve estar voltado para o nosso lado espiritual.

Ensina-nos as entidades que vibram na faixa vibratória da Sagrada Lei de Umbanda: A SABEDORIA DA VIDA ESTÁ NO SILÊNCIO DA MORTE. O que cada um de nós estamos fazendo na presente encarnação. Qual o objetivo de nossa ligeira passagem num corpo físico que com o passar do tem vai pouco a pouco se deteriorando. A Sagrada Lei de Umbanda nos ensina que só há vida. A vida é uma continuidade, deve ser entendida no seu amplo sentido espiritual. A vida do espírito é uma realidade. O espírito encarna num corpo físico. O espírito se desliga de um corpo físico. Mas, a vida continua. Esse fato deve nos levar a uma meditação, há uma reflexão, para que possamos mudar a direção de nossa mente para esse processo denominado vida.

Temos na Sagrada Lei de Umbanda a presença de espíritos que tomam a forma de um PRETO-VELHO, de um CABOCLO, de um EXU. Cada uma dessas formas tem uma finalidade a alcançar, um objetivo a traçar. Devemos procurar entender e compreender a forma adequada de conversarmos com esses espíritos.

Os espíritos não são nossos empregados. São amigos com uma longa experiência pois já passaram por esse processo de encarnação e por isso entendem as nossas palavras e os nossos pedidos, bem como nossas fraquezas.

Aproveitemos melhor esses momentos que passamos dentro de um Sagrado Templo de Umbanda.

Palavra Amiga - Sexta Casa Fundada pelo Caboclo Sete Encruzilhadas: Tenda Espírita São Josrge - Ogum Timbiri

Preciso de um trabalho para abrir meus caminhos


Quero compartilhar a aprendizagem que tive no dia de hoje trabalhando com minha amada Vovó Maria Conga.
Essa lição fala das pessoas que procuram os terreiros de umbanda e vou incluir também as que buscam na internet magias e simpatias para “abrir  caminho”.
Na sua infinita sabedoria e humildade, minha amada Preta Velha Vó Maria Conga diz que muitas vezes as pessoas não precisam de trabalho para abrir os caminhos, pois a maioria não esta com os caminhos fechados e mesmo que apresentem alguma dificuldade, fazer um trabalho pode não resolver.
A questão não pensar se o caminho está aberto ou fechado e sim, como estão nossos pés para andar por este caminho.


Estão firmes no chão com base real e não ilusão.
Você resolveu andar de cabeça, não com os pés, mudando a ordem natural das coisas.
Esta com um pé na frente e outro atrás.
Esta correndo e chutando os obstáculos sem aprender a lição necessária.
Esta caminhando de cabeça baixa, sem reparar os elementos que compõem o caminho.
Este tão obcecado em chegar ao final, que não percebe o crescimento que a caminhada proporciona.
Esta caminhando distraído, sem se preocupar com nada na ilusão de que com o caminho aberto não há com o que se preocupar. 
Esta andando se sentindo todo poderoso, protegido, que nada o atingirá, tanto que nem se lembra de agradecer a oportunidade.


Então queridos irmãos, antes de dizer que precisa de um trabalho para abrir seus caminhos, procure refletir como você anda e entender que sua vida é construída, edificada com base nas suas escolhas. 

Vovô Maria Conga, muito obrigada pela mensagem e lição de hoje. 


Expressões usadas na Umbanda


Entenda o significado de algumas palavras que fazem parte do vocabulário das entidades de umbanda.
Sessão de Umbanda: Cerimônia, rituais geralmente com a finalidade de cura física e espiritual. Por meio de guias, após dança e toques, com o uso do ponto cantado e riscado, pólvora, aguardente, defumações. Também sessão de desenvolvimento, de aprendizado e aperfeiçoamento dos médiuns, sessões festivas, públicas, com toque de atabaque e danças.
Ponto de Abertura: Cântico de abertura de uma sessão.
Ponto de Chamada: Cântico que invoca as entidades para vir ao terreiro trabalhar.
Ponto de Defumação: Cantado enquanto é feita a defumação do ambiente e dos presentes.
Porteira: Entrada do templo.
Filho de Fé: Designação do médium iniciante ou não.
Firmar: Concentrar-se para a incorporação
Firmar Anjo da Guarda: Fortalecer por meio de rituais especiais e oferendas de comida votivas e orixá patrono do médium.
Gira de Caboclo: Sessão religiosa, o mesmo que gira; só que voltada somente para a linha de caboclo.
Gira: Sessão religiosa, com cânticos e danças para cultuar as entidades espirituais. Firmar Ponto: Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração da corrente espiritual.
Firmeza: O mesmo que segurança, conjunto de objetos com força mística (axé); que enterrados no chão protegem um terreiro e constituem sua base espiritual.
Cazuá: Terreiro, Templo, Local.
Dar Firmeza ao Terreiro: Riscar ponto na porteira, sob o altar, defumar, cantar pontos, etc. São feitas antes de uma sessão, para afastar ou impedir a entrada de más influências espirituais.
Descarregar: Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.
Descer: Ato de orixá ou entidade incorporar.
Desenvolvimento: Aprendizado dos iniciados para melhoria de sua capacidade mediúnica; com a finalidade de incorporação de entidades.
Despachar: Colocar, arriar em local determinado pelos orixás ou entidades ? guias, os restos de oferendas.
Despachar Exu: Enviar exu por meio de oferendas (de bebidas, comidas, cânticos e sacrifício animal), para impedir de perturbar a cerimônia.
Despacho: Oferenda feita a exu com a finalidade de enviá-lo como mensageiro aos orixás e de conseguir sua boa vontade, para que a cerimônia a ser feita, não seja perturbada. Oferta feita por terreiros de Quimbanda com a finalidade de pedir o mal para alguém, geralmente colocado em encruzilhada.
Oferenda a exu com finalidade de desfazer trabalhos maléficos. Fundamentos: Leis de umbanda, suas crenças.
Encosto: Espírito de pessoas mortas. Que se junta a uma pessoa viva, conscientemente ou não, prejudicando-a com suas vibrações negativas.
Encruza: Local onde habitam os exus; é o cruzamento dos caminhos, vias férreas, ruas, etc.
Entidades: Seres espirituais na umbanda.
Espírito de Luz: Espírito muito desenvolvido, superior e puro.
Espírito sem Luz: Espírito inferior, pouco evoluído, apegado à matéria. Baixar: possuir por parte do orixá ou entidade, o corpo de um filho ou filha de santo.
Banda: Lugar de origem de entidade.
Burro: Termo usado pelos exus incorporados para designar o médium. Calunga Grande: Mar; oceano.
Desencarnar: Ato do espírito da pessoa deixar o corpo ? morrer.
Encarnação: Ato de vir um espírito à vida terrestre, tomando um corpo, ou voltar num corpo novo e continuar sua evolução espiritual.
Encruza: Ritual realizado pelo dirigente espiritual antes do início das sessões e que consiste em traçar cruzes com pemba na testa, nunca no peito, nas costas, na palma das mãos e na sola do pés.
Calunga Pequena: Cemitério.
Dar Passagem: Ato do orixá ou guia deixar o médium para que outra entidade nele se incorpore.
Dar passes: Até da entidade, através do médium incorporado, emitir vibrações que anulem as más influências sofridas pelos clientes, através de feitiço, olho gordo, inveja, etc. E que abrem os caminhos.
Descarga: Ação de afastar do corpo de alguém ou de um ambiente, vibrações negativas ou maléficas por meio de banhos, passes, defumação, queima ou pólvora.
Engira: O mesmo que gira ? trabalho ? sessão.
Despachar: Colocar, arriar em local determinado pelos orixás ou entidades ? guias, os restos de oferendas.
Despachar Exu: Enviar exu por meio de oferendas (de bebidas, comidas, cânticos e sacrifício animal), para impedir de perturbar a cerimônia.
Espíritos Obsessores: Espíritos sem nenhum desenvolvimento espiritual, que se apossam das pessoas, fazendo-as sentirem doentes, prejudicando-as em todos os sentidos.
Fechar a Gira: Encerrar uma sessão ou uma cerimônia em que tenha havido formação de corrente vibratória.
Fechar a Tronqueira: Fechar o terreiro às más vibrações dos quiumbas, por meio de defumação e aspersão de aguardente nos quatro cantos do local onde se realizará o culto.
Feitiço: Irradiação de forças negativas, maléficas contra alguém, despacho, objeto que contém vibrações maléficas
Firmar Porteira: Riscar a entrada do templo, um ponto especial para protegê-lo de más influências ou fazer defumação na entrada
Fundanga: Pólvora.
Guia de Cabeça: Orixá ou entidade principal do médium.
Rabo de Saia: Mulher na linguagem dos pretos velhos e exus.
Perna de calça: Homem na linguagem dos pretos velhos e exus.
Riscar Ponto: Fazer desenhos de sinais cabalísticos que representam determinadas entidades espirituais e que possuem poderes de chamamento das mesmas ou lhe servem de identificação.
Preceito: Determinação. Prescrição feita para ser cumprida pelos fiéis.
Puxar o Ponto: Iniciar um cântico. É geralmente feito por um ogã, em seguida acompanhado pelos médiuns.
Quebrar as Forças: Neutralizar o poder de qualquer feitiço seja para o bem ou para o mal.
Tomar Passe: Receber das Mãos dos médiuns em transe vibrações da entidade, as quais retiram do corpo da pessoa os males provocados por vibrações negativas, provenientes de mau olhado, encosto, castigo das entidades, etc.
Abó - banho de odor desagradável, em cuja composição entram várias ervas.
Amací - banho de ervas, feito para lavar a cabeça.
Amalá - comida que se dá aos Orixás.
Atabaque - tambor usado para acentuar o ritmo dos pontos.
Cambone ou cambono - auxiliar ou assistente do Orixá.
Carregado - cheio de maus fluídos.
Ebó - presente, oferenda.
Filho de santo - médium com batismo na Umbanda, com o Guia Identificado.
Guia - protetor do médium; colar de contas, pedra ou metal.
Mãe ou Pai pequeno - auxiliar imediata da Mãe ou Pai de Santo.
Mãe de Santo - mulher dirigente do terreiro, ou médium coroada.
Marafa ou marafo - aguardente, qualquer tipo de bebida alcoólica.Patuá - talismã usado para dar sorte ou proteção.
Pemba - giz especial com que se riscam os pontos.
Saravá - cumprimento comum e geral na Umbanda, o mesmo que ?salve?.
Toco - vela, charuto, cigarro, banco.