Equívocos, erros de postura dentro de uma Casa de Umbanda
Como em toda família ou sociedade, estamos propensos a cometer
erros. Não é só de acertos e harmonia que vivem os terreiros de
Umbanda, existem erros que são praticados por alguns Sacerdotes
e Médiuns. Sob um olhar critico, resolvemos relacionar os mais
comuns e esperamos que os que lerem esse tópico concordem
conosco. Esses erros tendem a gerar uma vibração negativa,
vindo a desestabilizar o foco de equilíbrio:
Dar guarida a fofoca e comentários malediscentes. Lembrem-se
que o ciúme é um dos maiores venenos que a pessoa pode ter;
Uso indevido de determinados elementos em determinados rituais
e/ou uso de elementos estranhos ao ritual do culto;
Exploração financeira contra filhos da casa e/ou freqüentadores.
Não cobra solo (dinheiro para trabalhos fora de Giras), isso foi
criado por pessoas que buscavam e buscam já erroneamente forma
de comercializar seu tempo e a caridade. A Umbanda não cobra
qualquer incentivo financeiro ou material sobre seus trabalhos.
Na Umbanda não se pratica a Lei de Salva, ou seja, não se paga
por qualquer tipo de trabalho espiritual que venha a ser realizado;
Mau cumprimento dos preceitos pelos membros da casa;
Conduta imprópria ou desrespeitosa de membros da casa
( aliciar, cobiçar homens ou mulheres, posturas chulas não tem
espaço na Umbanda séria;
Atividades não relacionadas ao culto dentro do mesmo ambiente
da casa ( angariações por comercio de produtos , festas ou vendas
de produtos para quaisquer coisas que seja );
Omissão de socorro, pouco caso ou deboche daqueles que ali
buscam auxilio;
Ciúmes pelo tratamento dado pelo dirigente da casa a um ou
outro filho;
Tratamento a um filho da casa de forma exagerada ou excessiva
em quaisquer circunstâncias pelo dirigente da casa;
Atenção dispensada de forma exagerada ao dirigente da casa ou
aos outros integrantes do grupo;
Falta de preparo dos filhos nos ritos da casa;
Elevar um filho da casa para médium de passe, atendimento,
sem ele estar devidamente preparado ( ter preceitos, conduta,
assiduiadade, responsabilidade, preparo);
Deixar desavenças de ordem particular interferirem nos trabalhos;
Não dedicar pelo menos um trabalho ao mês, ao desenvolvimento
dos filhos da casa, quando não se dá espaço aos que busquem com
concordância e vontade o desenvolvimento e entrada na corrente
mediúnica, não basta a visita as trabalhos, esperando um chamado,
mas sim se a pessoa tiver aguçado a mediunidade de irradiação
(incorporação), ter tempo, condições familiares e sociais para ter
a Umbanda como caminho de evolução espiritual e exteriorização
de energias aos próximos, ter responsabilidade e sa;
Não transmitir os ensinamentos adquiridos, não compartilhá-los
com os demais;
Agregar filhos apenas para fazer volume ou aumentar a
contabilidade;
Tratar de forma diferente os filhos ou freqüentadores da casa,
pelo poder aquisitivo ou pela atenção por eles dispensada;
Negar-se a auxiliar um filho da casa, quando o mesmo procura
auxilio;
Não respeitar a vida particular do dirigente da casa, levando a
ele problemas fúteis, fora da casa;
Confundir a liberdade dada;
Confundir Umbanda com Nação Nagô, Gêge, Ketu, Batuque,
Catimbó, Juremada, Candomblé, Umbanda traçada
(Umbandomblé), Umbanda branca, Umbanda esotérica, Xamanismo, Kardecismo, Catolicismo,etc, etc,
etc...
Sim a Umbanda recebeu algumas influências
de outras religiões como Kardecismo, Catolicismo,
pois foi alí no movimento espírita que se manifestou
as entidades que vieram fundar a Umbanda, as
primeiras pessoas que procuraram e entraram
nas correntes mediúnicas eram e até se mantinham
católicas também. Mas a Umbanda tem sua
identidade própria, seus preceitos, seus
fundamentos.
Erros absurdos podem advir deste tipo de confusão. Valha-se do
conhecimento dos fundamentos da Umbanda para poder ensinar
aos demais;
Erro também pensar que a entidade com a qual está trabalhando é
sempre mais importante que as outras entidades que trabalham na
casa;
Animismo excessivo, o que é extremamente
prejudicial ao médium e à Casa;
Muitos religiosos tentaram sistematizar, formatar a Umbanda,
criam e introduzem coisas de outras filosofias, sinais que alardeiam
ser "passados" pelos Guias e Mentores, mas com única e exclusiva
finalidade de lançar uma linha de produção de livros, cursos e
formação de pseudos magos a torto e a direita.
Equivocos ainda:
Aproveitar e interferir nas comunicações entre a entidade e o
consulente, usando e aplicando seus próprios conceitos e
exprimindo suas opiniões pessoais nada edificadoras,
misturando a vibração da entidade, a própria curiosidade,
ou colcoando pessoas em dúvidas, ou sugestionando negativamente
essas pobres pessoas com dor e aflixões de todas ordens.
Nunca tomar a frente da entidade com a qual está trabalhando,
para tentar resolver por si, problemas que muitas vezes sejam
pertinentes a Evolução da pessoa.
Sempre digo: MEDIUNS TEM QUE VIBRAR AMOR E ENERGIAS
SALUTARES APENAS.
Nunca pense que está incorporado, AFINAL ESTARÁ... Recebendo
uma Irradiação Espiritual que sim altera de certa forma o mental,
alterando o timbre de vóz, também sempre digo e afirmo:
Entidades prontas para servir a Luz, já tem seu Corpo Perispiritual
Saudável, assumem posturas, mas aleijões não existem, "mancação
coletiva numa determinada linha" trata-se de sugestionamento
coletivo... Típico de uma Entiade Chefe é apresentada
(erroneamente) mandanco, todos os as outras dos médiuns
ali desenvolvidos mancam, assim se dá com os Gritos, Brados,
Sons altos.... Completamente desnecessários, apenas alegóricos
e vícios mediúnicos, totalmente dispensáveis. Mesmo digo dos
solavancos, muitos pensam erroneamente que quanto mais balançar,
chacoalhar suas guias no pescoço, fazer cara de quem vem de
outro mundo ou acordou do tranze, mostrará que é médium
mais forte ou sua entidade melhor. Uma Grande utopia, pois
quanto mais desenvolvido o médium, mais firme, mais sutil
será seu ligamento mediúnico e desligamento ( incorporação
como ainda alguns chamam e desincorporação).
Médiuns Tenha certeza disso antes de começar a trabalhar.
Demandar contra qualquer pessoa ( Ou seja tentar magisticamente
devolver cargas isso além de ser um crime, pois quem aplica
demanda é a Lei Maior de Deus, quando assim seja determinado
por Ela própria. Não cabendo a encarnado algum.
Isso não é de Umbanda !
Os filhos da casa devem ter consciência sobre a manipulação de
energia. A Umbanda não utiliza sua magia para prejudicar quem
quer que seja. A Lei Divina se encarrega para que todos tenham o
que merecem;
Usar sangue ou sacrifício animal em qualquer tipo de trabalho.
A Umbanda não se utiliza destes elementos para seus trabalhos.
Não é sacrificando um animal ou usando sangue que se alcança
a graça divina, pois nós não temos o direito de tirar a vida de
quem quer que seja.
Tem Corte ? Imolação ? Sacrifício ? Não é UMBANDA, mas sim
religião ou seita divergente da Umbanda, seja ela Umbandomblé,
Umbanda Mista, Esotérica etc. Muitas Casas mostram-se como
Umbanda, mais tarde mostram aos médium que existe outra
localidades onde se pratica tais atos e usam oráculos, apoio e
dirigencia de Sacerdotes de Nação ( Candomblé Velado ) usando
na faxada o nome de Umbanda isso ou aquilo. Afirmo
UMBANDA não tem corte !
Mistificação. Abusar da credibilidade, enganar, iludir,
burlar, lograr e ludibriar. MÍSTICO = misterioso ou espiritualmente
alegórico ou figurado. Usar os trabalhos mediúnicos para
aproximar de mulheres ou homens com intenções desvinculada
da religião, ou seja carnal.
Adornos ( Jóias ou semi-jóias sem contexto religioso -
estes objetos são geralmente de metal e podem causar
distúrbios, visto que o médium necessita ter seus plexos
nervosos isentos de quaisquer percalços que possam
coibi-los em algo. Bem como podem enroscar em algo ou pessoas
em algum movimento físico.
E, também porque, a regra do umbandista é a simplicidade,
nada de exibições, de vaidade e aparência fúteis. Casa espiritual
não é casa de modas.
Roupas insinuantes. Deve-se ter consciência que ao adentrar
o terreiro, você está adentrando uma casa santa, uma casa sagrada.
Deve, então, livrar-se de pensamentos pecaminosos, contrários aos
trabalhos espirituais. Roupas insinuantes são absolutamente
negativas e dispensáveis aos trabalhos de qualquer casa espiritual.
Não é mostrando o corpo ou a silhueta que o trabalho será bem
desenvolvido, mas sim, completamente ao contrário.
Aos médiuns iniciantes, não convém e é ato de pura
irresponsabilidade chamar as entidades com as quais
se está trabalhando fora da casa de trabalhos. Isto, além
de irresponsável, pode ser extremamente perigoso, pois
os médiuns iniciantes ainda não conhecem as vibrações
energéticas das entidades e podem dar passividade à quiúmbas
(espiritos marginais, obsessores, arruaceiros ou afins), sem saber.
É fato que os médiuns, ao se encontrarem nos dias de trabalho,
direcionam suas conversas, muitas vezes até inocentemente, a
rumos antagônicos ao desenvolvimento dos trabalhos da casa.
É preciso que os médiuns tenham consciência que a preparação
para os trabalhos começam à 0:00 hora do mesmo dia (pelo menos)
e que conversas diversas que não são afim ao trabalho que será
desenvolvido começam por desestabilizar o equilíbrio da casa.
Falta de conhecimento espiritual. As entidades valem-se do
conhecimento dos médiuns para poderem se comunicar. Quando
o médium pouco sabe, pouco estuda, não que as entidades pouco
podem fazer pelas pessoas, porém não se chega a terceira energia,
pois o médium está sem condições de percepção, pois é necessário
um desenvolvimento sério para que o médium chegua ao patamar
de poder ter condições de receber e transmitir uma informação,
fala, mensagem da espiritualidade, caso o contrário ficará apenas
em vibrações e doação de Amor, se conseguir isso já se é uma grande
conquista ! Reflitam sobre tudo isso.
Faz-se absolutamente necessário o estudo e a aquisição de
conhecimento espiritual para atingir a própria evolução e,
conseqüentemente, auxiliar as entidades em sua evolução
espiritual. O conhecimento é a base do bom viver, é a estrutura
de uma vida de sucessos. Atentem-se senhores (as) médiuns,
que o conhecimento nunca será em demasia e é a única coisa
que fará parte de cada um. As casas que possuem médiuns com
alto grau de conhecimento espiritual, normalmente têm seus
trabalhos muito bem desenvolvidos.
Repito.... Excesso de problemas na hora de cortar a irradiação ou
chegar ao fim dela. Muitos médiuns têm um péssimo hábito de
mostrar problemas excessivos na incorporação ou desincorporação,
muitas vezes somente para mostrarem-se o quão forte são, o quão
fortes são suas entidades e para tomarem um pouco mais de atenção
do dirigente da casa. Lembrem-se, senhores (as) médiuns que uma
entidade que chega ao terreiro para trabalhar é normalmente uma
entidade com alto grau de evolução e nunca faria um filho sofrer
principalmente durante sua desincorporação. Descarregar o médium
quando de sua partida não tem relação alguma com sofrimento deste.
Estabilizar a energia do médium não é aplicar um choque.
É comum encontrarmos nas Casa, Terreiros médiuns de outras casas
ou até mesmo médiuns que não se encontram trabalhando
espiritualmente, terem a chance de receber suas entidades
durante os trabalhos da Casa.
Quando um médium ou uma pessoa demosntra a vibração,
caberá o auxílio e também orientação de postura, pois quem
tem que escutar isso sim é a pessoa , ou seja o médium, pois
o Guia, Guardião sempre sabe se comprotar em todos lugares,
quem tem vícios, excessos, descontre sempre é o médium.
É preciso tomar muito cuidado com a autoridade dentro de
uma Casa. Com espiritos ali socorridos, cabe evangelização,
orientação para aproveitamento das energias a ele vibrada e
também deve-se mostrar-se enérgico, caso for necessário e
nunca desrespeito. Lembremo-nos que muitas vezes, durante
os finais dos trabalhos, todas as entidades já sabem que devem
deixar o plano e acabar as irradiações(desincorporar).
Normalmente o que segura as entidades nos trabalhos são os
próprios médiuns. Outras vezes faz-se necessário que a(s)
entidade(s) fique(m) no terreiro para terminar de equilibrar
o ambiente e os médiuns do trabalho, bem como os consulentes
que ainda permanecem ali. Srs. capitães (ou que se julgam
entendidos!!!), muito cuidado com a autoridade para com as
entidades e para com os filhos da casa. Um Sacerdote de Casa,
Terreiro é aquele que detém bom conhecimento espiritual,
é aquele que coloca ordem nos trabalhos e os conduz a um
bom fim, nunca aquele que determina, dá ordens e abusa de
sua autoridade. Senhores dirigentes: cuidado ao dar "cargos
hierárquicos" dentro de um terreiro. Umbanda é uma religião
simples e deve ser trabalhada desta forma, sem complicações
e sem cargos.
Permitir que entidades peçam o número do telefone dos
consulentes ou coisas semelhantes , já exolicao esse absurdo
acima.
Cada Casa de Umbanda tem suas formas, sistemáticas de
trabalho, diferentes Orixás Regentes, mas a Umbanda Umbanda é
uma só.
Isaias Pinto Hernandes - Sacerdote da Sagrada Umbanda.
www.sagrada-umbanda.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário