sexta-feira, 5 de agosto de 2016

ISSO NÃO VAI MUDAR JAMAIS?

Lendo esta semana a reportagem da jornalista Heliana frazão para a uol,diretamente de Salvador capital bahiana,constatamos com tristeza que a tal da ''INTOLERÂNCIA RELIGIOSA'',está mais viva do que se imagina,a repórter averiguou como anda a situação dentro de vários estabelecimentos de ensino e os resultados,relatos e confissoes são surpreendentes ou aterradores como preferirem.Crianças narram situaçoes vexamatórias em função de sua opção religiosa ser descendente de matrizes afro-brasileiras,após inúmera pesquisas feitas foi notado que a maior parte das situaçoes discriminatórias partem das religioes neopentecostais,que possuem em seu histórico uma tradicional forma de associar nossos cultos á ''demonização'',tornando as mesmas mal vistas e mal faladas.
Foi visto que muitas crianças em idade escolar e mesmo seus familiares são hostlizados ,até mesmo com extrema violência,chegando ao ápice de serem apedrejados em seu trájeto rumo á escola,isso sem mencionar que educadores e profissionais ligados ao ensino se vêem obrigados á abandonarem seus empregos,isto quando já não afastados sem justa causa,por mencionarem a fé que professam dentro da esfera profissional que atuam ou abordar algum tema que possa se referir á assuntos de religiosidade afro descendente.Isso é uma enorme violência contra nossa constituição,e até mesmo contra os direitos humanos,mesmo sabendo que  isto constitua uma agenda invísivel dentro da política de  sistema educacional do brasil.
Este imenso ato de banalização do livre arbítrio,se deve ao grande aumento de comunidades neopentecostais que se multiplicam em velocidade alucinante em todas as regioes e consequentemente do seu poder midiático.Vamos ver se o documento que será apresentado no Rio de janeiro no próximo dia 19,contendo várias recomendaçoes para tentar sanar este problema surtirão efeito em uma sociedade históricamente acostumada a discriminar as suas minorias.
Este documento será enviado á organismos internacionais,incluindo a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS,a (ONU),propondo a criação de ferramentas que forcem a implementação da lei 10639/2003,que visa tornar obrigatório o ensino de toda a história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica.
Sabemos que atitudes como essa não exterminarão totalmente esta doença social,muita coisa precisa ser feita para que fatos lamentáveis como estes não mais ocorram,enquanto isso será que teremos que ser humilhados por pessoas que desconhecem nossa prática religiosa?
Dias desses estava com minha esposa em um hospital público de minha cidade,preenchendo uma ficha de internação,para uma intervenção cirúrgica que ela teria que fazer,durante nossa conversa, em alguns momentos até me surpreendi com a simpatia que a recepcionista estava nos acolhendo,visto que quando falamos de ''SUS'',nem sempre é assim,pois estávamos sendo muito bem tratados.
A conversa estava de certo modo agrádavel e dentre as várias perguntas que tínhamos que responder,a atendente se mostrava perfeitamente amigável...,até a derradeira pergunta:''QUAL SUA RELIGIÃO?'',que foi prontamente respondida por minha esposa: SOU UMBANDISTA!
Sabem aquela mudança climática que ocorre rapidamente e quase sempre nos pega desprevenidos?,pois foi isso que aconteceu,toda aquela simpatia e boa educação que a atendente nos ofertara até aquele momento, foram rapidamente se transformando em um trevoso olhar de desconfiança e repúdio,chegando ao ponto de eu (não me aguentando de raiva), indagá-la pela sua mudança de comportamento,que foi desconfortavelmente negada,fatos como estes acontecem aos montes por aí,todos os dias,mas infelizmente muitos de nós, Umbandistas e Candomblecistas,preferem tomar um comportamento mais passivo e submisso do que se defrontar com alguém e criar atritos que possam tomar maiores envergaduras.
Imaginem o que sentem,crianças que são humilhadas,atacadas e discriminadas por conta de sua religião?,uma imensa vontade de abandonar essas práticas,para serem mais respeitadas ou queridas dentro de suas sociedades infantís,ai fica outra pergunta:''COMO SERÁ A CONTINUAÇÃO DE NOSSA RELIGIÃO?'',visto que inúmeras crianças,jovens e adolescentes preferem ter uma ''suposta boa vida social'',do que práticar uma religião que lhes cria tantos problemas.Se criança ou adolescente praticante de culto afro,na cidade de Salvador (leia-se:berço das religioes afro),é tratado como FILHO DO DIABO,imaginem o que passam e ouvem crianças de outros estados ou cidades onde a influencia neopentecostal é mais abrangente e atuante.O que é mais engraçado em tudo isso que estes mesmos segmentos religiosos abominam tanto o ''DIABO'',mas já repararam, ou por visitar um templo,ou por assistir na tv algum culto evangèlico, á quantidade de vezes que eles citam o nome do diabo,satanás e lúcifer?
Não me lembro de trabalhos de umbanda ou candomblé ficarem citando estes nomes no decorrer de seus cultos!.Levando em conta o ensinamento espírita que diz que somos reflexo do pensamos e acreditamos,quem será que tem mais afinidade com o diabo?

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?


NECESSIDADE OU VONTADE DE FREQUENTAR?

Titulo grande para um problema maior ainda , mas vou explicar para que todos entendam!
Misturam-se entre os adeptos de um terreiro,os que tem missão para caminharem na Umbanda e os que estão a passeio !
A modernidade e a necessidade de adeptos para a "massificação" da Umbanda , tem colocado pessoas que PRECISAM de um terreiro , com pessoas que PRECISAM estar num terreiro , isso cria uma distorção que é visivel e tem sido até tolerável , mas que é um erro !
Mas isso é um outro papo !
Eu conheço e muitos dos que levam a sério ser médium na Umbanda , pessoas que precisam de um terreiro , TEM MEDIUNIDADE , TEM ENTIDADE , TEM MISSÃO , mas acabam escolhendo uma casa pouco idonêa  , ambiciosa , ou seja , um local onde o ensino das faculdades mediúnicas, mecânica da incorporação e a  crença entre outras coisas , são relevadas a um plano secundário , fazendo com que o médium se indigne , se questione e se deprima (decepcione) com esse universo umbandista !
Sua fé que ainda não está formada , pois está em aprendizado de entender-se , envereda por caminhos que deturpam sua condição de médium, o que o faz se sentir usado,ignorante,descrente e enganado!-Isso feito, faz com que a sua "MEDIUNIDADE" que deveria ser um "DOM" , torna-se tão igual a uma gripe mal curada !
Ele não vê mais "graça" em seguir a crença !
E usa do seu livre arbítrio em detrimento a “caminhada”e acaba saindo do terreiro !
Muitas vezes descontente , decepcionado ou mesmo praguejando a Umbanda !
Outras vezes , sem saber como proceder corretamente , segue os erros da casa e nunca chega a sua plenitude mediúnica !
A questão é ... essas pessoas deixaram sua missão porque não são médiuns? ,ou porque a “ritualística” da casa os conduziu errado ?
A casa pode atrapalhar uma caminhada que seria de luz a certos Médiuns ?
A casa pode modificar a mediunidade de uma pessoa ?
Quantos médiuns bons já não desistiram da Umbanda por conta de Casas feitas "nas coxas"?
Todos nós sabemos que hoje em dia a liberdade de expressão e o direito de ir e vir devem ser exaustivamente cultuados,pois estamos em país que se diz ''laico'',porém o o lívre arbítrio deveria ser melhor analisado pelas pessoas,pois deixam para ir em busca de seu mediunismo quando tudo deu errado e todas as ''vacas foram pro brejo'',e as vezes ainda dão o azar de se defrontarem com pessoas que se arvoram de PDS ou MDS,sem nenhum tipo de fundamento ou bagagem que os permita trabalhar corretamente,aí realmente é o que digo aqui em nossa casa,para meus médiuns:''A UMBANDA AINDA VAI ACABAR''

SÃO TANTAS UMBANDAS...

SÃO TANTAS UMBANDAS...


Falam em tantas Umbandas. Branca, esotérica, popular, traçada, de nação, omolocô, umbandolé, candomblé de caboclo, evangelizada, kardequizada, iniciática e outras mais.

O que é Umbanda então?
Se são tantas, porque cada qual teima em dizer que somente a sua, aquela que ele pratica, é a verdadeira?
Origens, respondem todos em unísono!
Esta seria a solução para os problemas!
E qual a origem da Umbanda verdadeira?
Lá vamos nós novamente viajar por inúmeras teses. Negros Africanos, Sumérios, Atlântida, Astros, Planetas diversos, Seres extraterrenos, Anjos celestiais, etc…
Mas será que isso tudo é importante?
Porque temos que precisar ou determinar qual das Umbandas é a mais ou a unicamente correta?
Quem sabe não são mesmo várias Umbandas, totalmente diferentes umas das outras.
Ou, ainda por outro lado quem sabe, ela é somente uma mesmo, apenas com várias ramificações!
E porque seria assim? Afinal de contas todas as demais religiões não são únicas? Serão mesmo? 
Vejamos: a igreja católica divide-se em um sem número de ramificações, das tradicionais às mais atuais. Tem a Apostólica Romana, Apostólica Brasileira, Carismáticos, Ortodoxos e outras. E todos se denominam como?

Católicos! Nada mais! Se as conversas convergem para fundamentos religiosos, ai sim quando sabem, denominam-se especificadamente.
E os Evangélicos? Se autodenominam de Cristãos!
Antes eram Crentes, agora não gostam mais dessa denominação, afinal de contas, os praticantes das demais religiões também o seriam, já que todos os que crêem em Deus, Crentes como eles seriam.
Mesmo que seja aplicada de igual forma em relação a Cristãos o entendimento sobre outras religiões, parece esta denominação genérica a que mais os diferenciam das demais.
Mas e entre eles próprios, existem diferenças entre as denominações?
Sim e não são poucas. Batista, Adventista, Assembléia de Deus, Testemunha de Jeová e outras mais novas.
E nós, os Umbandistas, e porque não dizer Espíritas, não podemos ter também várias denominações ou entendimentos? 
Opa! Espere um pouco! Umbandistas ou Espíritas? Lá vamos ter outra briga séria com alguns de nossos irmãos Kardecistas. Afinal de contas, de acordo com alguns deles, somente são espíritas os que seguem a doutrina espírita desenvolvida por Allan Kardec.


Mas qual a definição de Espírita? De acordo com o próprio Allan Kardec, que no livros dos médiuns, assim define Espírita. “Espírita, é aquele que crê no espírito e nas suas manifestações”. Assim, todo aquele que acredita nesta máxima, do ponto de vista do próprio Kardec, então será espírita.

Devemos apenas preocuparmo-nos em sermos bons espíritas. Coisa que, infelizmente muitos irmãos, sejam Umbandistas, Kardecistas ou outros, ainda não se preocupam como deveriam.

Mas voltemos aos nossos próprios problemas. Já temos bastantes deles entre nós para que nos preocupemos com outros externos!
O que é mais importante numa religião?
De onde ela vem ou para onde ela vai?
Que interessa o berço em relação ao trabalho futuro. Será mais importante a caridade do irmão de poucas posses do que a oração do mais abonado?
Se formos olhar bem a fundo cada uma das diversificações de nomes ou qualificações das diversas Umbandas, veremos que em todas elas manifestam-se entidades espirituais semelhantes, tais como os Caboclos, Pretos-Velhos, Exus, Crianças e Orixás, além de Baianos, Mineiros, Boiadeiros, Zé Pelintras, Ciganos, etc…

CHEGA DE AUTO-PIEDADE

CHEGA DE AUTO-PIEDADE


Nossos olhos são seletivos, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o restante. Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol!


Você já reparou como é fácil ficar desanimado?
"Estou desanimado porque está chovendo, porque tenho uma conta para pagar, porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter, porque ainda não fui valorizado, porque ainda não encontrei o amor da minha vida, porque a pessoa que quero não me quer,porque... porque..."
É claro que tem hora que a gente não está bem. Mas a nossa atitude deveria ser a de 
uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida. Na natureza, nós temos uma antena que é assim: O girassol. 
O girassol se volta para onde o sol estiver. Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem. Nós temos de ser assim, aprender a realçar o que de bom recebemos. 
Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos.
Precisamos treinar para sermos girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza. 
Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida que é uma viagem?
Apreciar o amor profundo que alguém em um determinado momento dirige a você. 
Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta. 
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora. 
Apreciar a festividade, a alegria, a risada.
E quando estivéssemos voltando a ficar mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que pudéssemos nos lembrar de novo de sermos girassóis. 
Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que haja nele e retenha isto dentro de você.
É este o segredo de quem consegue manter um alto grau de vitalidade interna.

AS VÁRIAS FORMAS DE MEDIUNIDADE

AS VÁRIAS FORMAS DE MEDIUNIDADE


INTUIÇÃO: É um tipo de mediunidade onde o médium recebe em seu pensamento, sob a forma de uma sugestão, mensagens provindas de um espírito.

A intuição nem sempre deve ser seguida, a não ser que o médium consiga identificar a entidade que o está intuindo.
Essa identificação, ele aprenderá a fazer no seu desenvolvimento, pois cada entidade produz uma sintonia diferente no organismo.
INCORPORAÇÃO: É o acoplamento magnético dos perispíritos do médium e do espírito comunicante. É assim que acontece em todo tipo de incorporação. Não há como ser diferente. É a mediunidade em que o médium sintoniza a vibração da entidade e essa vibração toma conta de todo o seu corpo. Toda incorporação ocorre como você está podendo observar, ou seja, é com o esforço da concentração do médium e do espírito que a rotação dos chakras de ambos atinge uma velocidade próxima, criando assim a sintonia necessária para que os pensamentos e desejos de um sejam percebidos pelo outro. Sintonia essa que é mental e pode produzir uma incorporação parcial ou uma integral.
VIDÊNCIA: É o tipo de mediunidade que permite, àquele que a possui desenvolvida, ver as entidades, as irradiações.
CLARIVIDÊNCIA: É o tipo de mediunidade que permite ver fatos que ocorrem no passado e que ocorrerão no futuro.
Os clarividentes podem ver os corpos astral e mental de outras pessoas, e tomar conhecimento da vida em outros planos espirituais. É um tipo de mediunidade difícil de ser encontrado. 
AUDIÇÃO: O médium ouve uma voz clara e nítida nos seus ouvidos e dessa forma recebe as mensagens.
Na audição, devemos ter o mesmo cuidado que temos na intuição, no que diz respeito a identificação de quem está dando a mensagem. 
DESDOBRAMENTO: É o afastamento do espírito com o seu perispírito do corpo, permanecendo ligados a cordões fluídicos, permitindo ao espírito tomar conhecimento de tudo que se passa com o corpo físico e, se necessário retornar instantaneamente. Podem ser classificados em:


Consciente:- Quando guarda conhecimento do processo ocorrido;
Inconsciente:- Quando ao retornar do processo nada recorda;
Voluntário:- Quando o próprio médium promove o afastamento;
Provocado:- Quando há interferência de agentes externos (encarnados e desencarnados), através de processos hipnóticos e magnéticos.
PSICOGRAFIA: Tipo de mediunidade muito comum, podendo ser intuitiva, semi-mecânica ou mecânica. É o ato de escrever um texto no exato momento em que se recebe a mensagem do espírito.
Na psicografia intuitiva, o médium recebe as mensagens na mente e as passa para o papel. É pura intuição.
Na psicografia semi-mecânica, o médium à medida que vai escrevendo, vai também tomando conhecimento do que escreve. O espírito atua, simultaneamente, na mente e na mão do médium.
Na psicografia mecânica, o espírito atua somente na mão do médium que escreve sem tomar conhecimento da mensagem recebida.
Na psicopictografia, é quando ao invés de escrever, o espírito utiliza a mão do médium para pintar. 
Nota que todos esses sintomas tendem a desaparecer com a preparação espiritual e o desenvolvimento mediúnico, mas o tempo necessário ao desenvolvimento dependera muito do grau de mediunidade, do interesse e da preparação espiritual do médium.


Sintomas clássicos da mediunidade:

Suor excessivo nas mãos e axilas, principalmente nas mãos;
As mãos ficam molhadas, quase geladas;
Os pés também podem ficar gelados;
As maças do rosto muito vermelhas e quentes;
As orelhas ardem;
Dormência em alguma parte do corpo principalmente nas mãos.Na mão a linha da vida fica vermelha quando esta em algum ambiente com muita vibração.
Depressão Psíquica:
A pessoa fica totalmente instável, passando de uma grande alegria para uma profunda tristeza sem motivo aparente. Fica melancólica e sente uma profunda solidão. É como se o mundo todo estivesse voltado contra ela.

É facilmente irritável e, nessa fase, ela vai ferir com palavras e gestos aqueles que mais gosta.

CUIDADO AO FALAR E DESEJAR


O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. 
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. 
Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- "Pai estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele."
Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:
- "O Juca me humilhou na frente dos meus amigos; não aceito; gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola."
O pai continua a escutar calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou. 
Zeca viu o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- "Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou."
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta: 
- "Filho como esta se sentindo agora?"
- "Estou cansado, mas alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa."
O pai olha para o menino, que ficara sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, lhe fala:
- "Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa." 
O filho o acompanha e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz ternamente:
- "Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resmungos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos..."

"Quem não sabe se controlar 
é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas."

O USO DO MEL NA UMBANDA

A cultura do mel difundiu-se na época egípcia. No Egito, como também na Grécia, a abelha era considerada como de origem divina. Ra, o Deus do Sol dos egípcios, deixou cair sobre a Terra as suas lágrimas, que se transformaram em abelhas.


Também o povo hebreu conhecia o mel. O Antigo Testamento contém muitas indicações sobre o alimento. Mas foi na Grécia que o mel chegou ao seu apogeu: os doces gregos, especialmente o bolo de mel (pão de mel), eram usados nos cultos, sobretudo no ritual de oferta a Demeter.
Na Umbanda o mel é usado com frequência, velas são acessas envolvidas por mel, nomes e fotos são envolvidos por mel sempre com a intenção de adoçar, apaziguar e harmonizar o espírito, inclusive relacionamentos.
Além disso o mel tem a simbologia de alimentar o espírito com a essência mais pura da natureza, dessa
forma aliviam-se os espíritos sedentos de pureza e famintos de boa energia.
Também é usado para curar as feridas do espírito, ajudando a cicatrizar e curar mágoas.
Portanto o mel é bem usado nos casos de depressão e dores no corpo, quando a pessoa está com sentimento vingativo acentuado ou sem compreensão das questões da vida, quando o corpo astral está sem energia, quando o médium está com dificuldade de incorporação e, principalmente, quando a pessoa está com dificuldade no sentido da fé e de se ligar com o Divino.
Mais do que unir casais, relacionamentos e pessoas o mel deve ser usado como um elemento que propicia a BOA COMUNICAÇÃO e a LIGAÇÃO.
Ou seja, o mel nos liga ao próximo e nos liga ao Divino, sempre de forma pura e desinteressada, é um excelente alimento para a alma.

                  Vai Acender uma Vela? Antes Leia isso!



Instruções Gerais de Conduta Moral, Espiritual e Física dos Médiuns de Umbanda:

 • Manter dentro e fora do Centro, isto é, na sua vida religiosa ou particular, conduta irrepreensível, de modo a não ser alvo de críticas, pois qualquer deslize neste sentido irá refletir no Templo e mesmo na Umbanda de forma geral.
• Procurar instruir-se nos assuntos espirituais elevados, lendo os livros indicados pela Direção do Templo, bem como assistindo palestras e participando dos estudos.
• Conserve sua saúde psíquica, vigiando constantemente o aspecto moral.
• Não alimente vibrações negativas de ódio, rancor, inveja, ciúme, etc.
• Não fale mal de ninguém, pois não é juiz, e via de regra, não se pode chegar às causas pelo aspecto grosseiro dos efeitos.
• Não julgue que o seu guia ou protetor é o mais forte, o mais sabido, muito mais "tudo" do que o de seu irmão, aparelho também.
• Não viva querendo impor seus dons mediúnicos, comentando, insistentemente, os feitos do seu guia ou protetor. Tudo isso pode ser bem problemático e não se esqueça de que você pode ser testado por outrem e toda a sua conversa vaidosa ruir fragorosamente.
• Dê paz ao seu protetor, no astral, deixando de falar tanto no seu nome. Assim você está se fanatizando e aborrecendo a Entidade, pois, fique sabendo, ele, o Protetor, se tiver mesmo "ordens e direito de trabalho" sobre você, tem ordens amplas e pode discipliná-lo, cassando-lhe as ligações mediúnicas; e mesmo infringindo-lhe castigos materiais, orgânicos, financeiros e etc.
• Quando for para ao rito, não vá aborrecido e quando lá chegar, não procure conversas fúteis. Recolha-se a seus pensamentos de fé, de paz e, sobretudo, de caridade pura, para com o próximo.
• Lembre-se sempre de que sendo você um médium considerado pronto ou desenvolvido, é de sua conveniência tomar banhos propícios determinado por sua entidade. Se for médium em desenvolvimento, procure saber quais os banhos e defumadores mais indicados, o que será dado pela Direção do Templo.
• Não use "guias"(colares) de qualquer natureza sem ordem comprovada de sua entidade protetora responsável direta e testada no Templo, ou então, somente por indicação do médium chefe, se for pessoa reconhecidamente capacitada.
• Não se preocupe em saber o nome do seu protetor (tentar adivinhar) antes que ele julgue necessário. É muito importante para você, não tentar reproduzir, de maneira alguma quaisquer gestos ou pontos riscados.
• Não mantenha convivência com pessoas más, invejosas, maldizentes, etc. Isso é importante para o equilíbrio de sua aura, dos seus próprios pensamentos. Tolerar a ignorância não é partilhar dela.
• Acostume-se a fazer todo o bem que puder, sem visar recompensa ou agradecimentos.
• Tenha ânimo forte, através de qualquer prova ou sofrimento, confie e espere.
• Faça “recolhimentos” diários, a fim de meditar sobre suas ações, pelo menos por 30 minutos.
•  Lembre-se de que todos nós erramos, pois o erro é da condição humana e, portanto ligado à dor, a sofrimentos vários e conseqüentemente, às lições com suas experiências... Sem dor, sofrimentos, lições, experiência, não há carma, não há humanização nem polimento íntimo. O importante é que não erre mais, ou melhor, que não caia nos mesmos erros. Passe uma esponja no passado, erga a cabeça e procure a senda da reabilitação: para isso, "mate" a sua vaidade e não se importe, de maneira alguma, com o que os outros disserem ou pensarem a seu respeito. Faça tudo para ser tolerante, compreensivo, humilde, pois assim só poderão dizer boas coisas de você.
• Zele por sua saúde física com uma alimentação racional e equilibrada.
• Não abuse de carnes vermelhas, fumo ou quaisquer excitantes.   
• No dia de rito, regule a sua alimentação e faça tudo para se encaminhar aos trabalhos espirituais, LIMPO DE CORPO E ESPÍRITO.
• De véspera e após a sessão, não tenha contato sexual.
• Tenha sempre em mente que, para qualquer pessoa, especialmente o médium, os bons espíritos somente assistem com precisão, se verificarem uma boa dose de HUMILDADE ou simplicidade NO CORAÇÃO (e não só nas palavras) 
• A VAIDADE, O ORGULHO E O EGOÍSMO CAVAM O TÚMULO DO MÉDIUM.
• Aprenda lentamente a orar confiando em JESUS, o regente do planeta Terra. Cumpra as ordens ou conselhos de seu protetor. Ele é seu grande e talvez único amigo de fato e quer a sua felicidade.
• Seja pontual e não faltar aos ritos que tiver em seu terreiro. 
• Mantenha um bom relacionamento com seus irmãos de fé evitando fofocas, dissabores e conversas improdutivas e invejosas.