segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Batismo


Temos que ter em mente que o batismo significa o recomeço o acordar

para a religião em que você se propõem a seguir e a adorar. 

Sabemos que o Batismo é algo sagrado e imutável tão sagrado que em

nossa Comunidade é reconhecido que o primeiro Batismo na Umbanda

 será sempre o seu primeiro o seu laço com suas entidades, mas 

alem do Batismo também temos a cerimonia de confirmação que é

 a que fortalece esse laço da mesma forma que a primeira, se escolhe

 um ou mais padrinhos e madrinhas para tal cerimonia que serão 

testemunhas encarnadas alem do Guia Chefe que irá 

presenciar tal acontecimento. 

Alguns preceitos devem ser seguidos para que possamos estar

 preparados de corpo e alma para tal cerimonia.

• Na semana anterior a do dia do batismo 7 dias antes devemos acender

 um vela de sete dias para Oxalá para que nos prepare para a 

cerimonia e ilumine nosso Ori (cabeça);

• Durante a semana deve-se evitar ambientes carregados e uso de

 roupas escuras, sempre pense em coisas agradáveis e alegres faça 

dessa semana a sua melhor semana.

• Devemos nos sete dias anteriores ao do Batismo tomar banho de 

Tapete de Oxalá (boldo) de cabeça e corpo para mantermos o

 equilíbrio do espírito.

• No dia da cerimonia devemos providenciar uma Toalha Branca sem

 desenhos ou estampas, caso saiba seu Orixá de cabeça é permitido 

colocar fita da cor do Orixá * (conforme cores designadas pelo 

primado de Umbanda ) sem exageros essa toalha não é usado nas 

giras apenas nos trabalhos de Cachoeira e Praia.

• No dia da cerimonia devemos providenciar uma Vela Branca

 simples de Batismo.


LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO.


O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como 
também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e
 protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.
Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode
 também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

Orientação aos padrinhos e aos pais


Ser padrinho é assumir perante Pai Olorum e Pai Oxalá o compromisso de segundo pai e
 segunda mãe, prometendo cuidar de seu(sua) afilhado(a) sempre que necessário.
A vela batismal será levada para casa e guardada pela mãe. Essa vela é símbolo da Luz 
Divina e deve ser acesa (apenas quando necessário), posta sobre a cabeça da criança
 e, de preferência, às suas costas. Se houver algum problema de causa desconhecida
 com a criança, acender a vela e elevá-la sobre a sua cabeça. O campo imantador da
 própria criança começará a se abrir e a criar a proteção e a limpeza necessárias.

Batismo de Médium


O bastismo é um acolhimento dos filhos de fé. É um sacramento indispensável para a
 pessoa ter vida religiosa plena. É uma iniciação. Cada religião tem uma hierarquia 
divina: anjos, arcanjos, querubins, devas... Na Umbanda temos a hierarquia dos Orixás. 
O batismo é, portanto, uma apresentação às divindades da Umbanda, para que enviem
 as suas vibrações ao espírito encarnado e assim ele passe a receber a proteção dos 
Orixás. O espírito e o mental do batizando passam a ser amoldados sutilmente na nova
 egrégora, na nova religião, revestidos com uma aura protetora divina.

Os Padrinhos e Madrinhas


Os Padrinhos Espirituais - Orixás- assumem o amparo divino do afilhado, juntamento 
com o Orixá de frente e o Orixá juntó.
Os Padrinhos Encarnados - assumem a responsábilidade de serem orientadores do(a) 
afilhado (a) na Umbanda juntamente com a sacerdote (isa).

O Significado do Ato Ritualístico: 


A PEMBA BRANCA - Representa Oxalá nosso grande Orixá, divindade sincretizada 
por nós como Jesus Cristo no qual foi crucificado e com essa pemba é que seremos
 cruzados confirmando com este símbolo sinal cristão, da acolhida deste filho à Família 
de Almas de Angola (SARAVÁ PAI Oxalá) 

O INCENSO: Representa a energias de proteção e de irradiação luminosa. Nela pedimos 
a Iansã senhora dos ventos que leve o aroma das sagradas ervas a todos o lugares que 
andastes o protegendo de todo o mal e ultrapassando as dificuldades da vida.
 (SARAVÁ Iansã)
 

O SAL: Em nome de Ogum senhor dos caminhos e das batalhas o sal que representa
 a proteção que lhe será dada durante sua vida pelo plano espiritual; representa ainda a
terra e sua prosperidade e o crescimento de suas plantações interiores; a preservação 
da vida; (SARAVÁ Ogum) 

O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça
 Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos
 aflitos o testemunho dos presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos de 
Almas de Angola, representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ser desvelada
 para que cheguemos a Oxalá. (SARAVÁ Xangô) 

O ÓLEO : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Guardião de Nossa Comunidade, 
sobre a ordem do Orixá que reina nossa Casa. Cuja unção significa as bênçãos do PAI
 sobre seu FILHOS . A consagração desses filhos às entidades de Almas de Angola
 e a sua distinção entre os homens. Pois a partir de agora eles são membros da 
Grande Família Universal Umbandista. (SARAVÁ OXOSSI) 

A ÁGUA: Nesse domínio reina Iemanjá, Oxum e Nanã senhora das águas sagradas, 
que são as grandes Mães geradoras onde tudo é criado. Diante dessa cachoeira limpe
 as impureza que tenhas e prepare seu coração durante sua jornada te tornando 
digno de ser Umbandista pois a aguá é a purificação do Espírito, Mente e Corpo.
 (SARAVÁ Oxum, SARAVÁ Iemanjá, SARAVÁ Nanã). 

E Finalmente a Obaluâie a bondade e o carinho dos teus velhos espíritos venha a 
doutrinar esse filho no caminho do bem e da responsabilidade com ele pedimos aos
 padrinhos que intercedam sempre em tudo o que achares errados em seu filho no
 decorrer dessa nova caminhada. (SARAVÁ 

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