Como agir nos dias de Gira
EM DIA DE GIRA: Muitos médiuns que estão iniciando sua educação mediúnica na Umbanda podem se questionar quais são as atitudes que devem ter no dia de gira. A primeira atitude começa antes mesmo do médium chegar no templo de Umbanda. Ao acordar, é muito importante elevar o pensamento a Deus, nosso Zamby, procurando harmonizar se com a natureza, interna e externa.
Alguns têm o hábito de ler um trecho da Bíblia ou de outro livro que contenha ensinamentos espirituais; outros têm o hábito da meditação ou da prece, e há ainda, aqueles que projetam mentalmente seus afazeres do dia de forma positiva. Enfim ,o médium deve fazer o que achar necessário par despertar com harmonia. Obviamente que não adiantará nada ter todo este trabalho, se na primeira contrariedade do dia ele baixar seu padrão vibratório (psíquico- emocional).
Portanto, é necessário cultivar constantemente o hábito de “orar e vigiar”. Orar para se equilibrar e vigiar para não abrir campo para o desequilíbrio e a obsessão. O amor e o sentimento de compreensão com relação os erros alheios são dois requisitos essências para mantermos nossa serenidade. Com relação à alimentação,o médium não deve encher o estômago com alimentos pesados e gordurosos, optando por refeições mais leves , com bastante verduras e frutas . Se sentir necessidade de comer carne, caso for permitido pelo dirigente espiritual, o faça com moderação, Bebidas alcoólicas ou tóxicos nem pensar.
RELAÇÕES SEXUAIS: Está é uma questão um tanto polêmica. Para mantermos o equilíbrio na vida é necessário evitar os extremos e buscarmos o caminho do meio. Durante a prática sexual, o ser humano realiza a grande alquimia da vida, em uma troca de energia que, praticada com um profundo sentimento de amor, pode levá-lo a verdadeiros estados de êxtase espiritual.
A energia sexual, poderosíssima , é responsável pela manutenção da vida. Em algumas tradições , como no tantra hindu, a prática sexual é considerada sagrada. Mas a energia sexual não se manifesta apenas através do contato físico. A energia sexual é criação, a essência da vida, e pode se expressar também através da arte ,por exemplo. Como vimos, não existe nada de errado com a energia sexual, porém ,não aconselho o médium a ter relações sexuais no dia de gira.
Convenhamos, que, quando fazemos sexo, somos envolvidos por nossos impulsos eróticos, alguns mais, outros menos sutis, e essa energia de padrão vibratório mais baixo deixará nosso centro de força (chácara) genésico saturado de energias antagônicas às de uma gira de caridade, com certeza, o médium equilibrado saberá conter seus desejos até o momento adequado.
Com relação à higiene , o médium deve, sempre que possível, tomar seu banho antes da gira, não apenas por uma questão de limpeza, mas para que a água faça o devido descarrego de eventuais cargas energéticas mais pesadas que possam estar agregadas em sua aura. Para isso, podemos usar a força do pensamento, imagine-se em uma cachoeira, sentido a água pura limpando “a alma” de toda perturbação.
Após o banho de limpeza, o médium poderá tomar seu banho de ervas, conforme as orientações. A ‘roupa do santo’ deverá também estar limpa e de acordo com as normas da casa. É importante que o médium chegue no templo com no mínimo, 30 minutos de antecedência do horário previsto para o inicio dos trabalhos, pois além de poder oferecer ajuda na preparação do templo, ele terá mais tempo para ajustar-se ao padrão vibratório e as energias fluídicas das entidades.
AO CHEGAR NO TEMPLO: Lembre-se de que você esta entrando em um local sagrado, onde espíritos benfeitores estiveram todo cuidado preparando o ambiente espiritual. Portanto, deixe de lado suas preocupações e ansiedades. Agora seu principal objetivo deve ser o de servir de instrumento aos guias espirituais. Além da atitude de respeito ao tempo que te serve de abrigo,se você anda não começou, comece a vibrar amor e serena alegria em seu coração.
‘Bata cabeça” no conga e cumprimente de forma respeitosa seu diretor espiritual (pai de Santo) e os outros médiuns da casa. Deixe de lado as brincadeiras e converse apenas assuntos que tenham ligação com a Umbanda. Tudo na vida tem seu momento certo.Se algum médium cometeu alguma atitude que você considera errada, comete, sem criticar, com o dirigente ou com a própria pessoa. Sem amizade sincera, é impossível estabelecer um grupo mediúnico unido.
Quando estiver em seu lugar da auréola, antes de come,car a gira, faça uma prece e procure manter a mente passiva às influências dos guias. Com o coração repleto de amor e humildade e a mente calma, mas concentrada nos trabalhos que deverão iniciar, o médium estará preparado para servir de ponte aos caboclos , pais velhos e outras entidades que deverão atuar em sua “coroa”.
Agora , se o médium conseguir manter esta atitude serena de amor e compreensão, não apenas no dia de trabalhos mediúnicos, mas durante a semana interia, então , ele não estará preparado apenas para ser um médium de Umbanda, mas para ser um verdadeiro médium de Oxalá.
Tosto do site: Associação de Umbanda e Candomblé do Estado de Minas Gerais
Victor Rebelo é médium atuante no templo de Umbanda Luz do Oriente, São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário