A Umbanda É de Muitas Caras e Cores,
Sons e Odores.
“Assim, foi delineada a doutrina que se conhece por Umbanda, despida de
preconceitos racistaspela sua origem africana, no sentido de agrupar em suas
atividades escravos, senhores, pretos, brancos, nativos, exilados, imigrantes
descendentes
e todos os povos do mundo, sediados em solo brasileiro"
Ramatís
"A Missão do Espiritismo"
"A compreensão da origem cósmica da umbanda, do seu esoterismo e gênese,
fortalecerá a convergência de todas as doutrinas na Terra, expressadas
nas escolas orientais e ocidentais. Mudam os nomes, permanecem por ora os
preconceitos, mas a essência divina é uma só, independente de como os
homens a denominam em sua estreita religiosidade. Tudo se transforma no Cosmo
e nada é definitivo. Cada vez mais os rituais externos se voltam para o interno.
Por sua vez os filhos da fé umbandista, interiorizando-se, descobrem aos
poucos o Deus vivo dentro de cada um, levando-os inexoravelmente a concluírem
que Ele em tudo está e tudo é. Esse estado de consciência, de todos no Um
e o um no Todo, acalma as consciências, fazendo-as concluírem que só se dando
as mãos no amor é possível se libertarem da prisão das reencarnações sucessivas."
"Ao mesmo tempo, do Alto, provindo do triângulo fluídico que sustenta a umbanda se
condensam os raios cósmicos, ditos Orixás, aspectos do Incriado, espargindo Suas
vibrações divinas sobre todos os terreiros, se manifestando nos médiuns através
das suas entidades estruturais e, ininterruptamente, abrigando no plano oculto
todas as formas de que os espíritos se utilizam para se comunicar no meio
denso pela mediunidade. Os Orixás propiciam a manifestação do Incriado nos planos
concretos, das formas, interpenetrando e se fazendo sentir através dos corpos sutis
e chacras dos cidadãos, condição indispensável à evolução da coletividade espiritual
retida no Planeta Azul."
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