segunda-feira, 11 de abril de 2016

Espíritos e Karma


Espírito
Espírito é energia condensada por DEUS em forma de luz. Essa massa de energia passa a existir quando toma consciência de seu eu interior, toma consciência do conceito de paixão e livre arbítrio, podendo ascender ou descender num primeiro estágio dentro da escala de evolução.
Os espíritos são seres semelhantes a nós que, como nós, têm um corpo, porém fluídico e invisível em estado normal.
Os espíritos são constituídos de matéria em outra dimensão de difícil assimilação para nós, seres tridimensionais, porém podem materializar-se em certas circunstâncias.
O cérebro espiritual, ou alma, é onde está arquivada a memória das reencarnações, o aprendizado de muitas existências. Por conseguinte, alma é o princípio inteligente onde residem o pensamento, a vontade e o senso moral de cada ser.
A alma está para o espírito, assim como o espírito está para a matéria.
Os espíritos desencarnados, embora em outra dimensão, estão em contato permanente com o mundo encarnado. As missões são tantas e variadas e com o principal objetivo de alcançar a essência divina. Alguns destes espíritos são aqueles com quem contamos em nossos trabalhos. São também solicitados por todas as religiões, por mais que estas neguem a sua existência. Não haveria necessidade de se criar qualquer religião se não houvesse a crença básica na existência de uma vida espiritual.
"Tirai ao homem o espírito livre, independente e tereis feito dele uma máquina organizada, sem objetivo, sem responsabilidade para explorar e ser explorado, nada esperando depois da morte."
Para a compreensão desse mundo, fez-se necessário o aparecimento de um seguimento religioso sem preconceitos, capaz de investigar os fatos sobrenaturais. Esse seguimento nada mais é do que o Espiritismo.
Encarnação
Deus nos impõe a encarnação com o objetivo de fazer-nos chegar à perfeição.
Para alguns é uma expiação, para outros é uma missão. Todavia, para alcançarem essa perfeição, devem suportar todas as vicissitudes da existência corporal; nisso é que está a expiação.
A encarnação tem também outro objetivo que é o de colocar o espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação. Para realiza-la é que, em cada mundo, ele toma um aparelho em harmonia com a matéria essencial deste mundo, cumprindo aí, daquele ponto de vista, as ordens de Deus, de tal sorte que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta (ou evolui).
Justiça da Reencarnação
O dogma da reencarnação está baseado sob a justiça de Deus e a revelação.
Um bom pai deixa sempre aos seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. Não lhe diz a razão que seria injusto privar para sempre, da felicidade eterna, todos aqueles cujo progresso não dependeu deles mesmos? Não são todos os homens filhos de Deus? Somente entre os egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem perdão.
Todos os Espíritos tendem à perfeição e Deus lhes fornece os meios pelas provas da vida corpórea; mas, em sua justiça, lhes faculta realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova ou numa prova anterior.
Não estaria de acordo com a eqüidade, nem com a bondade e justiça de Deus, castigar para sempre aqueles que encontraram obstáculos ao seu progresso, independentemente da sua vontade e pelo meio mesmo onde foram colocados. Se o destino do homem está irrevogavelmente fixado após a sua morte, Deus não teria pesado as ações de todos na mesma balança, e não os teria tratado com imparcialidade.
A doutrina da reencarnação, isto é, aquela que admite para o homem várias existências sucessivas, é a única que responde à idéia de que fazemos da justiça de Deus em relação aos homens colocados em uma condição moral inferior, a única que nos explica o futuro e fundamenta nossas esperanças, pois que nos oferece o meio de resgatar nossos erros através de novas provas. A razão indica essa doutrina e os Espíritos no-la ensinam.
O homem, consciente da sua inferioridade, tem, na doutrina da reencarnação, uma esperança consoladora. Se acredita na justiça de Deus, não pode esperar, por toda a eternidade, estar em pé de igualdade com aqueles que agiram melhor do que ele. O pensamento de que essa inferioridade não o deserdará para sempre do bem supremo, e que ele poderá supera-la por meio de novos esforços, o sustenta e lhe reanima a coragem. Qual é aquele que, no fim do seu caminho, não lamenta ter adquirido muito tarde uma experiência que não pode mais aproveitar. Essa experiência tardia não ficará perdida; ele a aproveitará numa nova existência.
Karma e Evolução
Quando o espírito retorna da Trindade Sagrada para fazer o seu resgate, ele chega 3 meses antes da concepção material. Ele virá regido por 3 energias que irão ajudá-lo no ato da fecundação e por fim no moldar de seu próprio corpo, de acordo com o resgate que lhe couber cumprir na terra.
A justiça sagrada lhe concede o pleno direito de escolha. Exemplo: se na vida passada ele violentou as leis de Deus com as mãos ou os braços, então moldara um corpo atrofiado ou hemiplégico. Se usou as pernas moldará um corpo paraplégico. Se usou a mente poderá vir a ser um tetraplégico ou ter deformações faciais angustiantes. Se participou da indústria do aborto lutará bravamente para nascer. Se por orgulho ou fraqueza interrompeu a própria vida voltará para resgatar o que lhe faltou no passado, poderá ser no seio da própria família ou em casas especiais. Se ele foi um facínora, poderá vir como um mongolóide, retardado, para sofrer na prisão de seu próprio corpo e com o amor da família e a própria consciência interior ele poderá superar barreiras que a princípio parecem intransponíveis surpreendendo a própria humanidade e conseguindo com isso a paz que faltava.
A tripla energia que trouxe o espírito para a concepção nos denominamos de Pai, Mãe e Caboclo. A regência principal (Pai e Mãe) ele receberá ao nascer, independente da interpretação astrológica. As energia do momento do nascimento é que serão seu Pai e Mãe de Cabeça. A Cada 7 minutos mudam os dois Orixás regentes o que pode fazer com que crianças gêmeas não tenham a mesma regência, portanto, terão personalidades diferentes. Quando os gêmeos ou mesmo crianças de famílias diferentes, nascem no mesmo período são chamados de Gêmeos Espirituais, do tipo que quando um sofre o outro sente ou de personalidades quase que idênticas.
Não esqueçamos que quem nos acompanha intuindo e ensinando, mesmo antes do nascimento, é o Caboclo(a).
Quanto as forças modulares (baiano, boiadeiro, etc.) serão determinadas mais tarde, de acordo com a missão na terra.
Após fecundado o óvulo, o espírito continuará seguindo o quadro cinótico superior composto pela Santíssima Trindade: Deus Pai ­ rege a matéria ­ representado por Pai e Mãe de Cabeça, Deus Filho ­ rege o anímico ­ representado pelas forças de retaguarda, Deus Espirito Santo ­ rege o espírito ­ representado pelo Caboclo.
Até 3 meses é um embrião, depois desse período ele será um feto, com mais 2 ciclos de 3 meses ele já estará pronto para um nascimento normal.
Nos 3 primeiros meses de vida ele precisará de carinho para fortalecer o seu campo anímico. O melhor alimento para fortalecer seu espírito é a prece.
Nos 3 primeiros anos de vida ele precisa de amor, carinho e fraternidade para se adaptar a vida familiar e em sociedade. Aos 6 anos podemos definir o seu caráter, aos 9 anos manifesta idéias precisas. Aos 12, com o intelecto já desenvolvido, começam as mudanças fisiológicas da puberdade. Aos 15 está completo para o quadro de procriação.
Aos 18 começa a caminhar para sua formação fisiológica e intelectual de adulto. Por fim aos 21 (3 x 7) estará formado para a vida.
Tudo isto corresponde, cabalisticamente, à vida de Jesus Cristo, que aos 3 anos, através de seus pais, fugiu do Rei que mandou matar as crianças de até 3 anos. Aos 6 anos pregou para os Doutores. Aos 9 ensinava e curava, aos 12 já havia se retirado para a companhia do Senhor, período em que aprendeu tudo quanto lhe seria necessário para enfrentar as adversidades que o esperavam como o Salvador. Aos 21 retornou para a renovação do mundo e finalmente aos 33 retornou e subiu aos Céus.
Reapareceu nos céus, entre nuvens, no 3o dia após sua morte. Jesus não teve corpo material, somente fluídico.
Segundo as entidades nosso ciclo "normal" de morte está inserido no período compreendido entre 3 meses antes e 3 meses depois de nossa data de aniversário. Quando a morte acontece fora desse período ainda restará algum resgate a ser cumprido.
Nós, os seres humanos, vivemos em função da Trindade Sagrada e Trindade Terrena, juntamente com os reinos da Natureza.
A Trindade Sagrada + os 4 reinos formam os 7 reinos da Umbanda. Esses 7 reinos são energizados pelas 7 forças superiores que denominamos de Linhas da Umbanda. Essas energias alimentam nossos campos atômicos.
O corpo humano é composto por bilhões de células (menor partícula de composição de um órgão ou tecido vivo, onde encontramos a essência da vida ) que junto com os reinos acima compõem a Mãe Natureza.
No nosso processo de acúmulo e transmissão de energias somos auxiliados pelos 7 sistemas naturais: visão, audição, olfato, tato, paladar, intelecto e extrasensorial.
VISÃO ­ sensor que nos dá informação sobre luz, cor, tamanho, forma e transparência.
AUDIÇÃO ­ nos permite receber as vibrações sonoras.
OLFATO ­ nos permite perceber os gases e vapores, os diversos odores.
TATO ­ nos fornece as sensações térmicas e o estado das massas.
PALADAR ­ nos permite apreciar o sabor dos alimentos.
INTELECTO ­ através do qual registramos todos os sistemas do mundo.
EXTRASENSORIAL ­ o dom mediúnico de comunicação entre matéria e espírito.

OS PLANOS ESPIRITUAIS - EVOLUÇÃO
Segundo ensinamentos das Entidades existem planos que nos separam do Reino Sagrado Etérico e que constituem o caminho da evolução dos espíritos, nós os chamamos de Planos Espirituais. A essa organização espiritual devemos conhecer e assim tentar compreender a missão dos espíritos, após todos os seus resgates na matéria.
DESCRIÇÃO DOS PLANOS
1) Umbral/Câmara Escura
Local de esquecimento e solidão num calor assustador e total escuridão para onde vão os espíritos dos facínoras.
É deste plano que é retirado o fluido de recomposição dos Exús negativos, o níquel e o ferro.
O Umbral se localiza no Núcleo da Terra ou o chamado nife devido a composição predominante de Níquel e Ferro.
Está a cerca de 1.700 Km da superfície e a temperatura passa dos 4.000 graus.

2) Plano do Sofrer/Câmara com característica de luz
Nesse local o espírito começa a ter consciência de seu sofrimento mas não pode sair antes de ter sido trabalhado pelos Exús negativos.
Este plano encontra-se na Mesosfera ou Camada Intermediária.

3) Plano de Renovação/Câmara de limpeza Espiritual
Aqui o espírito começa a ganhar novamente as forças dos reinos, auxiliados pelos Exús neutros.
A recomposição dos Exús neutros é feita com os fluídos do silício e do magnésio.
A Câmara de Limpeza está na Litosfera onde existe a predominância dos minerais silício e magnésio esta camada do solo é conhecida do SIMA e fica a cerca de 30 a 35 Km da superfície.

4) Plano de Reparação/Câmara Residual
O espírito sai do estado atrasado para o de meditação.
Daqui são retirados os fluídos para recomposição dos Exús positivos, o silício e o alumínio.
Ainda na Litosfera porém conhecido como solo e subsolo o SIAL fica a cerca de 20 a 25 Km da superfície.

5) Plano da Vida/Câmara de Reflexão
O espírito aceita Deus, através do trabalho dos Exús positivos e recebe a chance de ser resgatado por Mãe Iansã para ser levado aos planos superiores para limpeza e cura.
Este Plano já é considerado parte da Biosfera ficando a menos de 20 Km da superfície.

6) Plano Pleno das Reservas do Mundo - água + 54 elementos - Hidrosfera
Daqui se tiram os elementos minerais e as suas forças etéricas para manutenção da vida na terra.
Esta camada só tem importância para a vida material.
Trata-se dos rios, mares e oceanos e o solo imediatamente abaixo deles.

7) Plano Humano - Biosfera
O ser humano, animais, vegetais e minerais compõe este plano de alimentação da vida.
Espiritualmente é também habitado por seres fluídicos, mais comumente conhecidos como eguns, espíritos que vagueiam à própria sorte até serem resgatados.
Isso acontece por não terem reconhecido a presença de Deus e o seu novo estado de desencarnado, numa tentativa de fugir da Justiça Divina.
Os demais espíritos evoluídos não permanecem na Biosfera a não ser quando estão em alguma missão.

8) Atmosfera
Compreende a Troposfera, a Estratosfera, a Ionosfera e a Exosfera.
Nesta camada circulam agentes magnéticos que atuam nos espíritos.
Aí fica também o Plano de Transformação dos Guias que começam nova fase em sua evolução.
Aos poucos, de Plano em Plano irão obter nova composição química, magnética para poderem auxiliar na recomposição dos próprios seres humanos.

9) Plano Elétro Químico - Plano de Eibel
Aqui ocorre coesão atômica provocando o nascimento dos gases que vão alimentar a vida espiritual nas primeiras camadas de evolução, ou seja, os Exús.

10) Plano do Congo
Neste Plano os espíritos passam por modificações em sua estrutura "corporal" e começam a adquirir conhecimentos mais espirituais para a sua evolução.
Os espíritos desta faixa ainda podem ser seduzidos pelas armadilhas do mundo material, o que pode ser extremamente negativo para sua ascensão.

11) Plano de Angola
Nesta faixa os espíritos são magnetizados pelos Orixás e já não sofrem a influência do mundo material.
Passam a representar a verdadeira vontade de Deus : o amor universal.

12) Plano de Aruanda
Aqui é completada a segunda fase de evolução do espírito, que passa a fazer curas devido a cargas elétricas que recebe.
Daqui para a frente sua evolução irá levá-lo a praticar a justiça e a caridade.

13) Hospital do Espaço
Aqui trabalham Médicos - espíritos que manipulam as energias das matas para promover a cura e que têm como auxiliares os Caboclos.
Também trabalham aqui as Virgens (enfermeiras do espaço) auxiliadas pelos Pretos Velhos com as forças de Xangô, Iansã e Omulú.
Neste plano os espíritos desencarnados são recebidos e tratados.

14) Plano das Águas / Plano da Inteligência
Os espíritos desencarnados são banhados e limpos neste plano para depois serem levados ao Hospital do Espaço onde serão curados.

15) Câmaras de Centrifugação de Pai Xangô / Plano dos Orixás
Onde ficam condensadas as energias do Universo criadas por Deus, para serem lançadas na Terra, fazendo a manutenção da Natureza e dos seres vivos.
São nestas câmaras que os espíritos são modificados para suas novas encarnações perdendo, temporariamente, a sua memória cósmica.

16) Plano dos Mentores ­ Deus Pai - Sublimação
É o Plano de onde emanam todas as forças que equilibram o Universo com todas as suas Galáxias.
Diríamos que é o próprio DEUS do qual cada um de nós faz parte.
"Deus esta em nós na mesma medida em que estamos Nele."

RESUMO DA EVOLUÇÃO NO PLANO ESPIRITUAL
O Umbral nós conhecemos como câmaras negras, compostas de ferro e níquel com residuais "elétricos" negativos. Para este plano vão os espíritos possessores e zombeteiros. A este plano tem acesso os exús negativos que habitam a camada superior (Mesosfera), composta por silício, magnésio e ferro. Os exús negativos trabalham no Umbral buscando a sua evolução para o plano seguinte, a Câmara de Limpeza que a ciência conhece por Sima (composta por silício e magnésio). Aqui o exú passa a ser neutro ou misto e terá outras funções também de auxilio aos espíritos sofredores. A evolução do exú neutro o levará para as câmaras residuais (Sial-Litosfera) ou plano da positividade passando a ser um exú positivo . Após essa passagem ele subirá pela Câmara de Reflexão e então irá para o Plano de Eibel onde será quimicamente reorganizado até atingir o Alto Comando dos Exús. Conforme a evolução material do espírito quando em vida , ele trilhará uma das linhas do Alto Comando: ou fogo, ou terra, ou tempo, e assim passará para as camadas seguintes podendo ser um baiano ou um preto velho por exemplo.

GRAU DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL
Imaginemos que os Orixás tenham grau 10 de evolução para podermos fazer uma escala de desenvolvimento dentro da espiritualidade.
Os Exús teriam grau 1 a 3.
Os Baianos e Pretos Velhos do Congo teriam 4.
As entidades do Plano de Angola teriam grau 5.
Aruanda grau 6.
No Plano das Águas teriam grau 7.
Grau 8 para os Cavaleiros das Ordens Geral e Apostolar.
Grau 9 para o plano dos Erês.
A evolução dos espíritos segue caminhos diferentes conforme seu desenvolvimento em matéria até o Plano das Águas, daí para a frente o caminho é o mesmo.

EVOLUÇÃO DO MÉDIUM ­ COMO SE PROCESSA
O médium, quando desequilibrado, tem a linha do anímico toda enrolada, feito uma mola.
Quem faz o equilíbrio desta ligação são os Exús. Os Exús negativos recebem a negatividade e levam para a tronqueira. A neutralidade, ou seja, a falta de Deus, é tratada pelos Exús neutros (ou mistos) e as enfermidades são curadas pelos Exús positivos.
Arreia-se, sempre, obrigação para Oxalá.
Neste ponto onde já há o equilíbrio, pode-se fazer obrigação para Pai, Mãe, Caboclo e Exú.
Agora, devidamente ajustado, se suas condições materiais, e dedicação aos estudos forem consideráveis e se sua faixa mediúnica tiver atingido 3 a 4 centímetros, ele poderá ser preparados para o Burí.
a) Burí de Saúde ­ para cura de alguma enfermidade proveniente do campo espiritual.
b) Burí D'água ­ para ajustar alguma deformidade espiritual, problema de comportamento, que estejam atingindo sua vida material.
c) Burizão ­ pessoa em condições normais, usar 7 linhas e seus desdobramentos.

BURÍ - COMO O MÉDIUM É FORTALECIDO PARA A FEITURA
As preces fazem a transposição das energias das libações e das imantações para o médium.
Os Exús recebem as energias e entregam para a Triangulação Terrena que distribui ao médium formando o campo bioplasmático. Este trabalho vai fortalecer o médium e, desse dia em diante, ele passará a receber as vibrações das entidades diretamente em sua faixa bioplasmática que depois será projetada para o seu corpo e em seguida para o seu espírito.
Quando o médium chegar ao ponto de assentamento as vibrações já não precisam mais ser filtradas pelo seu campo bioplasmático indo direto para o seu corpo que a refletirá para o espírito. Nesse momento ele estará pronto para receber as 33 vibrações.
A partir de agora, nas giras especificas o Zelador fará as preces correspondentes lançando sobre ele as vibrações para que possa assimilar as energias dos assentamentos da Tenda.
Quando o médium estiver definitivamente preparado para o assentamento a sua faixa magnética deve chegar a ter cerca de 7 cm de largura, abrangendo as 7 cores do arco-íris. Esta faixa pode ser destruída pela falta de moral e falta de respeito por si próprio, pelos outros e por Deus.
Para iniciar a preparação para o assentamento será importante o uso do Triângulo da Umbanda (Caboclo, Preto Velho e Erê) , sempre buscando os poderes de Jesus Cristo ( os 33 éteres, ou Leis) com o que serão atingidos os 108 campos atômicos do médium.
O médium tem por obrigação sempre e, principalmente a partir desse momento, cumprir com todos os fundamentos materiais e espirituais, fazer sua defesa, seus banhos, tentando chegar ao equilíbrio eletromagnético. Não deve ter inveja ou despeito por seus semelhantes.
O Zelador tem que acompanhar e equilibrar o médium através das chaves de ciclagem aplicando essas energia nos devidos órgãos do corpo do médium. Quando o Zelador é vidente pode observar as 42 auras coloridas que se alojam nos olhos do médium, quando não, tem que observar suas incorporações para identificar o nível das mesmas.
É preciso observar: dedicação, obediência, limpeza, dia-a-dia do médium, vida familiar, e até mesmo traços fisionômicos, modo de falar e de gesticular. Isso tudo para evitar a farsa.
30 dias antes do assentamento deve ser feita uma consulta ao mentor da Tenda para confirmar se depois de tudo isso o médium chegou espiritualmente a condição final para a feitura.
Depois da feitura o médium pode levar de 1 a 7 anos para chegar a coroação. Isto é, para assimilar todo o conhecimento e energia que lhe foram lançadas durante a feitura.

Nenhum comentário: