terça-feira, 15 de março de 2016


Preto velho x Exú

Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://cantodoaprendiz.files.wordpress.com/2008/08/pretovelho.jpg:

Durante uma consulta com um preto velho quando um filho de Santo ou um consulente se apresenta  perturbado , confuso com relação aos seus sentimentos e buscando vingança;
São aconselhados a perdoar e esquecer,
Os preto-velhos usam de suas experiências no cativeiro pra dar conselhos sábios e reeducativos, nos chamam a luz da razão, nos fazem compreender que sentimentos de ódio e desejo de vingança não levam ninguém a lugar nenhum.
Que só se ferimos e se machucamos por causas de pessoas que não estão nem ai, que enquanto perdemos nosso tempo, e envenenamos nossa alma com rancores e ressentimento essa pessoa estará vivendo sua vida, acreditando em suas verdades.
Os preto-velho sempre dizem  que: “Ninguém muda ninguém, que o Maximo que conseguimos é mudar a nós mesmos.”
Que as pessoas são: “o que elas conseguem ser”.
Aconselham a rezar pedir a Oxalá e aos bons guias de luz que limpem o nosso coração, que afaste de nós esses sentimentos degradantes que só nos rebaixam e nos tornam semelhantes aos nossos agressores.
Os pretos velhos aconselham sempre tudo entregar nas mãos de Deus.
Se alguém direita ou indiretamente nos prejudicou, nos ofendeu, magoou nossos sentimentos, falou mal de nossa pessoa ou nos deu prejuízos financeiros, atrapalhando  nossos planos ,enfim devemos “ perdoar e esquecer”, saber que não estamos sós.
Que Jesus mesmo passando por todos os martírios e todos os sofrimentos.
Disse: “Perdoai-lhes Pai eles não sabem o que fazem”.
Os preto-velhos nos alertam sempre sobre a lei do retorno.
“Aqui se faz, Aqui se recebe”. ( causas e efeitos)
Quando perdoamos alguém as suas fraquezas, falhas e omissões estamos sendo superiores aquela pessoa.
Os pretos velhos nos ensinam uma oração curtinha.
“Meu senhor e meu Deus se eu mereci o que me fizerem que eu encare como aprendizagem e sirva pra meu melhoramento material e espiritual, se não mereci tome de conta”.


Exu Tranca Ruas:

Durante uma consulta com um exu quando um filho de Santo ou um consulente se apresenta  perturbado , confuso com relação aos seus sentimentos e buscando vingança;
O exu procura não interferir ele respeita o livre arbítrio da pessoa.
Exu é mensageiro neutro, não bom e nem é mal, ele nunca faz nada sem ninguém pedir.
Exu acredita que a pessoa esteja consciente dos atos que queira praticar.
Costumamos citar sempre esse exemplo: “Uma pessoa compra um revolver e dispara contra outra pessoa, na hora de pagar por aquele ato, quem vai pagar quem disparou  a armar ou quem fabricou a arma?”
Muitas pessoas desavisadas acreditam que exu seja um “vingador das causas alheias “que estão prontos pra sair pondo em prática todo tipo de maldade.
Realizando desejos por mais absurdos que pareçam, sem nenhuma conseqüência.
 Tipo assim alguém me prejudicou, eu revido, eu vou num centro peço pra exu fazer um trabalho forte pra devolver o mal que ela me causou e ainda peço umas coisinhas a mais pra que essa pessoa saiba que eu sou mais forte.
Lá na frente a pessoa descobre manda fazer outro trabalho, depois de algum tempo você descobre que a pessoa tornou mexer os pauzinhos e vai atrás de se defender e mandar mais coisa.
Quer dizer isso vira uma demanda. Duas pessoas que poderiam ter se acertado passam a buscar vingança do lado espiritual por que na realidade uma teme a outra.
Não seria mais fácil ter  aceitado os conselhos do preto-velho e  ter perdoado.
Pois a lógica é  bem simples quando um não quer dois não brigam.




Nenhum comentário: