Por que ganhamos doces no dia de Cosme e Damião?
Essa data celebra, para os católicos, a memória de Cosme e Damião. Os irmãos gêmeos eram médicos e viveram na Ásia Menor. Eles ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis.São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.
São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
TAGS: COSME E DAMIÃO, COSTUME, DOCE DE COSME E DAMIÃO, TRADIÇÃO DE DAR DOCES,CRIANÇAS, TRADIÇÃO DE COSME E DAMIÃO, TRADIÇÃO, COSTUME DE DAR DOCES, POR QUE GANHAMOS DOCES NO DIA 26 DE SETEMBRO?, 26 DE SETEMBRO, 27 DE SETEMBRO, 26 OU 27,DATA, SANTOS, CATÓLICOS, CATOLICISMO, IRMÃOS GÊMEOS, RELIGIÃO CATÓLICA, MÉDICOS,GULOSEIMAS, PIRULITOS, BALAS, BOMBONS, CHOCOLATE, MARIA MOLE, PÉ DE MOLEQUE,SUSPIRO, ÁSIA MENOS, PERSEGUIÇÃO, HISTÓRIA DE COSME E DAMIÃO, PADROEIROS,FARMACÊUTICOS, FACULDADES DE MEDICINA, IGREJA ORTODOXA, 1º DE NOVEMBRO,CANDOMBLÉ, UMBANDA, COMEMORAÇÃO, LEMBRANÇA, HOMENAGEM, CARURU, COMIDA TÍPICA, AFRO-BRASILEIRO, AFRO-BRASILEIRA, CULTURA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, XANGÔ E IANSÃ, XANGÔ, IANSÃ, CARURU DOS SANTOS, CARURU DOS SETE MENINOS, COSME,DAMIÃO, DOU, ALABÁ, CRISPIM, CRISPINIANO, TALABI, DEVOTOS, DISTRIBUIR DOCES,PROMESSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário