terça-feira, 25 de agosto de 2015

Ser Espiritualista



Como alguém pode se dizer espiritualista se ele não pensa no espiritual? Como alguém pode se dizer espiritualista se toda a sua atenção está voltada para a matéria? É esta pergunta que eu faço aos espiritualistas de hoje.

Ser espiritualista é premiar a existência eterna antes da existência material. Isso encontra respaldo no que Cristo disse: não se serve dois senhores ao mesmo tempo...

Se alguém é espiritualista e acredita em espírito. Se alguém é espiritualista e acredita em encarnação. Se alguém é espiritualista e acredita em espírito e encarnação tem que acreditar em processo de evolução. Agora, adianta acreditar em tudo isso se esta pessoa está preocupada com a evolução nesta vida? Está preocupado como ganhar nesta vida, com o gozar nesta vida?

É isso que estou querendo deixar bem claro. Que adianta você ir ao centro espírita rezar e freqüentar todas as reuniões e palestras se no momento que sai do centro esquece o que Cristo falou? 

Há muito tempo tenho dito isso: ser espiritualista, buscar a evolução espiritual é um trabalho de vinte e quatro horas por dia. Isso é assim porque buscar a evolução espiritual tem que ser o objetivo de vida daquele que se diz espiritualista. Não dá para querer se dizer espiritualista e premiar a vida humana.

Quando acontecer alguma coisa na sua vida antes de reagir a isso pense como Cristo vivenciaria este momento. Quem age assim é o cristão.

Cristão não é aquele que usa a cruz no pescoço pendurada no cordão de ouro. Cristão é aquele que ao vivenciar qualquer momento da vida humana procura se lembrar da forma como Cristo vivenciaria aquilo, se espelharia nele para vivenciar o acontecimento.

Desculpem-me, mas espiritualista não é aquele que diz que conhece as coisas do outro mundo e fala delas. Espiritualista é aquele que pensa em cada momento da sua existência sobre o que é mais importante para a existência eterna dele.

Será que é mais importante para a existência eterna de um ser comprar um determinado carro? Será que para a existência eterna do ser é importante endividar-se e passar muito tempo preocupado em como vai pagar aquilo apenas para ter o carro dos sonhos? Isso é ser espiritualista? Será que aquele que se sujeita a perder a sua paz de espírito para conquistar – podem tirar o objeto carro, que é reconhecido como elemento material, e colocar qualquer benefício humano – algo material (o amor do outro, o reconhecimento e a aprovação do mundo) pode se dizer espiritualista?

Viver a vida material estando constantemente preocupado com a sua existência eterna; isso é ser espiritualista. Apenas auto nomear-se como espiritualista por causa de todos os estudos que já fez (ensinamentos de Buda, ensinamentos da Biblia e dos evangelhos, porque participa de trabalho em centros ou igrejas, etc.) é uma falsidade. Quem conhece os ensinamentos e/ou participa de cultos não é espiritualista: é religioso, é aquele que conhece ou vai aos cultos da religião.

Ser espiritualista é simples: basta pensar a cada momento no que é mais importante para você. Se o resultado desta análise mostrar que o mais importante são as coisas da vida, a felicidade baseada em conquistas humanas, você é materialista, por mais que conheça os ensinamentos ou freqüente os cultos. Isso porque para você o mais importante é conseguir algo nesta vida. Se isso é o mais importante, viva isso, mas não se imagine um espiritualista, pois disso você não tem nada.

Ser materialista não tem problema; trata-se apenas de uma forma de vivenciar a sua vida. O problema é você se enganar dizendo que está buscando o espiritual quando na verdade não está. Isso porque para se buscar o espiritual é preciso sempre dar mais valor às coisas do outro mundo do que as deste.

Irmãos vamos nos Espiritualizar... Sejamos Espiritualistas... Muita Paz e Luz a todos os Irmãos de Umbanda! Saravá!!!

Nenhum comentário: