Formação Religiosa Infantil na Umbanda
A importância da formação religiosa infantil desdeos tempos imemoriais, a humanidade procurou registrar pela escrita osacontecimentos, idéias, ensinamentos, experiências e símbolos que marcam a suapassagem pelo tempo. As civilizações extintas continuam a falar através dosdiversos tipos de escrita que deixaram.
Este foi o problema com a memória de nossa Umbanda:pelo menos 1000 anos de tradições africanas, se perderam com a escravidão no Brasil.Somente com a popularização de nossa religião e com a luta contra o preconceitoconseguiremos ser respeitados pela má informação.
Hoje temos mais facilidade para falarmos de Umbandae de cultos afro-brasileiros que no passado. Portanto, maior responsabilidadecom nossas crianças, podemos torná-los atuantes em nossas vidas e aprofundá-losnos ensinamentos em comunhão com nossos irmãos.
Vamos incentivar o hábito da boa leitura nasnovas gerações, especialmente em leituras que impulsionem o progressoespiritual.
A formação religiosa infantil pode:
• Promover o desenvolvimento sadio e integral dacriança
• Proporcionar o gosto pela vida em fraternidade,em condições de relacionamentos consigo e com as outras pessoas.
• Sensibilizar a criança para as questõessociais, culturais, políticas e econômicas, despertando uma visão crítica darealidade.
• Despertar o espírito de liderança.
• Despertar o compromisso religioso, na vivênciada espiritualidade umbandista, cultivando o espírito da meditação.
• Despertar para o relacionamento construtivo davida familiar.
Sugestões para criar uma boa aula:
Cada lenda de Orixás oferece uma infinidade demateriais para pesquisa que podem ser adaptadas conforme a idade e a série:
• Utilizar-se de instrumentos musicais compontos cantados para contar a história.
• Pesquisar e construir outros instrumentosafricanos (sucata, maquetes de terreiros)
• Destacar palavras que apareçam no textopesquisar em dicionários e criar outras histórias utilizando-se das palavrasafricanas.
• Criar um banco de palavras de origem africana,ensaiar encenações das lendas, corais de pontos cantados.
• Elaborar explicações simples do ponto riscado.
• Preparar receitas de comidas de Orixás paradegustar com os alunos.
Para o desenvolvimento da aula:
• Fazer um estudo da realidade: levantamentosobre as religiões afro existentes no Brasil e identificar suas origens o mesmofazer com a religião de umbanda
• Correlacioná-las com fatos históricos,entrevistas com Pais-de-santo, Ogãs, Médiuns, Cambones,... E fazerlevantamentos bibliográficos.
Diagnóstico e resultados:
• Exposição dos resultados conquistados pelosestudantes.
• Criar uma graduação para a criança dentro datenda (assim como: cambono mirim, curimba mirim...)
Muitas vezes não damos conta da importância dapalavra em nossas vidas, às vezes, pela pressa, às vezes pela calmaria. Não hádepressão que resista a uma boa leitura, a uma boa conversa.
Pense nisso, os Orixás agradecem.
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