Umbanda Infantil
Certa vez ouvi de um sacerdote uma frase que ficou guardada nos arquivos da minha mente: ” Para que uma religião seja boa para os pais, tem que ser boa para os filhos também”. O assunto havia surgido da questão: porque alguns médiuns não levavam seus filhos ao terreiro? Sabemos que as crianças precisam de uma base religiosa para que possam se tornar pessoas de boa índole no futuro. Lógico que apenas a religião não basta: também é preciso ter educação familiar. Temos aí uma enorme gama de espíritos recém chegados a este orbe, cheios de energia, vontade de aprender e principalmente, de ensinar. Muitas destas crianças são reencarnações de seres de grande evolução espiritual e que estão aí, prontos para servir a Umbanda nos próximos anos.
Mas para isso é necessário que elas tenham um início, uma base doutrinária e filosófica, voltada aos ditames máximos que a religião prega: amor, fé, caridade e humildade. E todos estes conceitos encontramos facilmente nos Evangelhos do Mestre Jesus e nas palavras dos Guias e Mentores de Luz que militam na Seara Umbandista. Somando isso à doutrina religiosa e ao conceitos básicos de moral e ética humana, podemos encaminhar nossas crianças para um futuro melhor. Com essa ideia a APEU lançou em 2008 o seu CURSO DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL NA UMBANDA para crianças de 3 a 10 anos de idade, independente de serem umbandistas ou de estarem ligadas à nossa casa por algum médium ou simpatizante. Este curso já era solicitado pelo mentor, Caboclo Ubatuba, há mais de 15 anos, mas somente agora ele foi implantado de uma forma mais firme, mais abrangente. As orientadoras: Ariane e Cristiane foram à fundo na busca de informações de como criar e principalmente, manter um curso como esse e nesta pesquisa visitaram outras instituições que já atuavam nesse sentido, independente da religião que professavam.
E como não poderia deixar de ser, buscar material didático também foi fundamental. Hoje a “escolinha” já entrou no seu segundo ano, com aulas dinâmicas, com explicações sobre o conteúdo do curso, com interação infantil através de bricadeiras e outras tarefas pedagógicas, lanches e muito mais e a cada aula, alunos e professoras percebem que têm muito que aprender uns com os outros, nesta grande escola chamada TERRA.
Texto de Sandro C.Mattos
Nenhum comentário:
Postar um comentário