quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O QUE É A JUREMA SAGRADA

O que é a Jurema Sagrada?


Resultado de imagem para arvore da jurema sagrada

Jurema Sagrada é uma árvore (Mimosa Nigra Hu ) que floresce no agreste e na caatinga nordestina; da casca de seu tronco e de suas raízes se faz uma bebida que alimenta e dá força aos encantados do “outro-mundo”.
Um ritual mágico-religioso, o Culto de Jurema Sagrada envolve como padrão a ingestão da bebida feita com partes da Jurema, a fumaça, o transe de possessão por seres encantados, além da crença em um mundo espiritual onde as entidades residem.
Para os juremeiros este mundo espiritual tem o nome de JUREMÁ e é composto por reinados, cidades e aldeias. Nestes Reinos e Cidades residem os encantados: os Mestres e os Caboclos.
O Culto de Jurema Sagrada, surgiu na cidade de Alhandra na Paraíba, com a grande Mestra Maria do Acais.
Contudo, este culto este se difundiu dos Sertões e Agrestes nordestino em direção às grandes cidades do litoral, onde elementos das outras matrizes étnicas entraram em cena.
Através da bebida da Jurema Sagrada, que é possível os homens entrarem em contato com o mundo espiritual e os seres que lá residem. Tal árvore se constitui enquanto símbolo mágico-sagrado e é núcleo de várias práticas mágico-religiosas de origem ameríndia.

Influências Religiosas

A árvore que liga o mundo terreno ao além e, embora amargo, dá sapiência aos que dela se alimentam, ganha novos significados, surgindo um mito com traços cristãos.
Neste sentido, a Jurema surge como a árvore que escondeu a sagrada família, dos soldados de Herodes, durante a fuga para o Egito, ganhando desde então suas propriedades mágico-religiosas.
A jurema é um pau sagrado
Onde Jesus descansou
Que dá força e “ciência”
Ao bom mestre curador.
Ainda nessa perspectiva, juntaram-se na constituição desta forma de religiosidade popular, outros elementos de origem européia como a magia e o culto aos santos do catolicismo
popular. As constantes ondas migratórias entre o interior e o litoral devem ter influenciado nestes intercâmbios de elementos simbólicos no culto.
O mundo espiritual e o panteão de encantados, os artefatos religiosos, os rituais, enfim,a visão de mundo existente entre os juremeiros.

O Mundo Espiritual e Sua Representação no Mundo dos Vivos

Para os Juremeiros este mundo espiritual tem o nome de Juremá e é composto por reinados, cidades e aldeias.
Nestes Reinos e Cidades, residem os encantados: os Mestres e os Caboclos.
Reinos, Aldeias e Cidades
Cada aldeia tem três Mestres. Doze aldeiras fazem um Reino com 36 Mestres.
No Reino há cidades, serras, florestas e rios.

Quantos Reinos existem?

Alguns Juremeiros, acreditam que são sete Reinos:
Vajucá, Tigre, Candindé, Urubá, Juremal , Fundo do Mar e Josafá.
Outros ensinam que são cinco Reinos da Jurema Sagrada:
Vajucá, Juremal, Tanema, Urubá e Josafá

Juremá, a Cidade-Estado e a Origem da Jurema Sagrada

A Jurema é a cidade-estado deste mundo espiritual.
Em Alhandra, localidade do litoral paraibano, considerada por muitos o berço de uma grande linhagem de catimbozeiros e mestres do além, como Manoel Inácio e Maria do Acais, que lá formaram escola quando em vida; as árvores de Jurema cultivadas pelos catimbozeiros são consideradas as próprias cidades espirituais.
A “cidade” mais antiga de jurema, cujo pé de jurema teria sido plantado pelo “mestre Inácio”, regente dos índios, é o arbusto velho e enorme que se encontra na atual propriedade “Estiva”.
O lugar é chamado pelos entendidos de cidade do Major do Dias’…
Mestre Inácio e o mestre Major do Dias foram proprietários de Estiva.
O atual proprietário, o mestre Adão, um dia se tornará também mestre do além.

Nenhum comentário: