O egocentrismo é um estado da alma provocado pelo excesso de orgulho e principalmente de egoismo. As pessoas afetadas pelo egocentrismo procuram chamar a atenção para si, querendo que todos as escutem, sem sentirem-se na obrigação de escutar os outros. Essa é uma demonstração do nosso ego em ação.
O ego é a parte na personalidade que nos faz pensar somente em nós mesmos, e em mais ninguém. Ele nos faz querer sempre ter o controle da situação. Mas a lei de Deus é uma força que nos orienta para o compartilhamento, desfazendo sempre a ação negativa do ego. A luz de Deus é a fonte de plenitude e bondade que desejamos receber em nossas vidas; mas, para receber a luz, precisamos agir em sintonia com ela, através do compartilhamento com os outros. Quem tem ego só pensa em si mesmo e está totalmente afastado da luz e da plenitude de Deus. Procure mudar sua postura diante da vida, e tenha mais produtividade, consequentemente terá também mais motivos para ser feliz.
Na realidade, somos como poemas materializados, capazes de muitas alegrias e também de muitos sofrimentos. Cada vez que respiramos, automaticamente retiramos algo do cosmo em que vivemos. Procure se sentir feliz em ajudar sua comunidade, seu vizinho ou alguém que está ao seu lado precisando de seu concurso, mostrando-se caridoso com o próximo. Sua busca por perfeição passa impreterivelmente pelas ações caridosas junto aos outros, num trabalho apaixonante de doação voluntária em benefício do próximo. Use também o silêncio, a prece e a reflexão, antes de dar mais um passo adiante, avançando sempre com cautela e devagar, a fim de não provocar paradas bruscas, em que nos sentimos às vezes perdidos num emaranhado de ideias, sem condições de executar nenhuma.
É muito importante também medir as palavras no ambiente de trabalho, só falando o necessário, fugindo das críticas e dos comentários desairosos, que magoam as pessoas, atraindo adversários gratuitos, que, se somados aos que já possuímos, formam um grande contingente de pessoas que torcem contra nós, dificultando nossa caminhada evolutiva. Muitas de nossas atividades devem ser realizadas em segredo, porque a divulgação leviana de projetos de nossa autoria em desenvolvimento pode sofrer intervenções mentais nocivas, de teor energético negativo, atrasando nossos ideais de crescimento e paz.
Do livro: Os Segredos da Felicidade (Djalma Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário