Reforma íntima
1. Reforma íntima O que está de errado em nós? reforma íntima é a reforma do nosso eu, nosso íntimo.
É a mudança para melhor, é elevar-se na condição humana.
2. É transformar o homem velho, no homem novo; É trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos; Fazer o melhor que formos capazes, sempre pensando no bem maior; É se perguntar todos os dias, fui o melhor que pude hoje?
3. Lapidar os próprios sentimentos é tarefa árdua; Mormente para o encarnado que não os têm em relativo desenvolvimento, nem tampouco em contínuo exercício; Reforma Íntima sem amor no coração é, no entanto, uma falácia; Aprender a cultivá-la verdadeiramente é um exercício significativo de abnegação e submissão a Deus.
4. O egoísmo, por seu lado, é a raiz de todos os males morais; Fonte de todos os seus desvios e vícios de comportamento; Causa primária das suas tendências negativas de toda ordem porque ele é a negativa do mandamento maior: "AMARÁ A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.
5. O processo de reforma íntima é, por certo, demorado e delicado. Necessita de determinação e interesse permanente daquele que o abraça para que alcance bons frutos. O saldo positivo exige exercício de paciência, tolerância, desprendimento, perdão, compreensão e amor nas relações humanas.
6. Religiões – A maior virtude de uma Religião, seria promover o melhoramento individual de cada seguidor, fazendo cada um levantar a sua espada contra seus próprios defeitos.
7. (…) Anote os erros que você tem e já percebe, faça uma lista (“aquele que se julga infalível está bem próximo de cometer uma falha.”). Escolha um desses erros para trabalhar (combater) durante a semana e vá combatendo um a um até que não mais existam e você possa enxergar outros. (proferida por Divaldo Franco em uma de suas palestras mais ou menos nesses termos) Como fazer a reforma íntima ?
8. No Evangelho Segundo o Espiritismo , Santo Agostinho nos dá uma pista, dizendo que o método utilizado por ele era, ao chegar a noite, repassar mentalmente os fatos ocorridos durante o dia e se perguntar se não teria feito mal a alguém, se fez todo o bem que poderia ter feito e assim definir novos padrões de conduta para si. O Exemplo de Santo Agostinho, que era estudioso de Platão e Sócrates, reflete uma frase escrita em uma parede reservada do templo grego de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”.
9. Reforma íntima R iqueza de atitudes boas E studo sobre si e o próprio caráter F erramentas de luz e amor em cada gesto O ração e vigilância constantes R esistência ás tentações M entalização do belo e do que é bom e positivo A mor a si mesmo I ntimidade em resguardo das sombras N ecessária compreensão do que significa o próximo T rabalho de renovação de valores I nteriorização do bem em substituição ao mal M ovimento seguro na direção da luz A mor, agora, ao próximo
10. A base para a reforma íntima é conhecer-se. Quanto mais nos conhecemos, maior é a chance de sucesso; Medite, concentre-se; Leia o Evangelho; Tire alguns minutos de seu dia, para unir-se ao Criador.
PAZ E LUZ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário