sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MAGNETISMO HUMANO E ESPIRITUAL

ESCRITO POR ALLAN KARDEC.



O MAGNETISMO PRODUZIDO PELO FLUIDO DO HOMEM É O MAGNETISMO HUMANO; AQUELE QUE PROVÉM DO FLUIDO DOS ESPÍRITOS É O MAGNETISMO ESPIRITUAL. 
O FLUIDO MAGNÉTICO TEM, POIS, DUAS FONTES MUITO DISTINTAS: OS ESPÍRITOS ENCARNADOS E OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS. ESSA DIFERENÇA DE ORIGEM PRODUZ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE NA QUALIDADE DO FLUIDO E EM SEUS EFEITOS. 
O FLUIDO HUMANO É SEMPRE MAIS OU MENOS IMPREGNADO DAS IMPUREZAS FÍSICAS E MORAIS DO ENCARNADO; O DOS BONS ESPÍRITOS É NECESSARIAMENTE MAIS PURO E, POR ISTO MESMO, TEM PROPRIEDADES MAIS ATIVAS QUE LEVAM A UMA CURA MAIS RÁPIDA. MAS, PASSANDO POR INTERMÉDIO DO ENCARNADO, PODE-SE ALTERAR COMO UMA ÁGUA LÍMPIDA PASSANDO POR UM VASO IMPURO, COMO TODO REMÉDIO SE ALTERA SE PERMANECE EM UM VASO IMPRÓPRIO, E PERDE EM PARTE SUAS PROPRIEDADES BENFAZEJAS.
DAÍ, PARA TODO VERDADEIRO MÉDIUM CURADOR, A NECESSIDADE ABSOLUTA DE TRABALHAR EM SUA DEPURAÇÃO, QUER DIZER, EM SUA MELHORIA MORAL, SEGUNDO ESTE PRINCÍPIO VULGAR: LIMPAI O VASO ANTES DE VOS SERVIR DELE, SE QUEREIS TER ALGUMA COISA DE BOM. SÓ ISTO BASTA PARA MOSTRAR QUE O PRIMEIRO QUE CHEGA NÃO PODERIA SER MÉDIUM CURADOR, NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DA PALAVRA. 
O FLUIDO ESPIRITUAL É TANTO MAIS DEPURADO E BENFAZEJO QUANTO O ESPÍRITO QUE O FORNECE É, ELE MESMO, MAIS PURO E MAIS DESLIGADO DA MATÉRIA. CONCEBE-SE QUE O DOS ESPÍRITOS INFERIORES DEVE SE APROXIMAR DO HOMEM E PODE TER PROPRIEDADES MALFAZEJAS, SE O ESPÍRITO FOR IMPURO E ANIMADO DE MÁS INTENÇÕES. 
PELA MESMA RAZÃO, AS QUALIDADES DO FLUIDO HUMANO APRESENTA NUANÇAS INFINITAS SEGUNDO AS QUALIDADES FÍSICAS E MORAIS DO INDIVÍDUO; É EVIDENTE QUE O FLUIDO SAINDO DE UM CORPO MALSÃO PODE INOCULAR PRINCÍPIOS MÓRBIDOS NO MAGNETIZADO. AS QUALIDADES MORAIS DO MAGNETIZADOR, QUER DIZER, A PUREZA DE INTENÇÃO E DE SENTIMENTO, O DESEJO ARDENTE E DESINTERESSADO DE ALIVIAR SEU SEMELHANTE, UNIDO À SAÚDE DO CORPO, DÃO AO FLUIDO UM PODER REPARADOR QUE PODE, EM CERTOS INDIVÍDUOS SE APROXIMAR DAS QUALIDADES DO FLUIDO ESPIRITUAL. 
SERIA, POIS, UM ERRO CONSIDERAR O MAGNETIZADOR COMO UMA SIMPLES MÁQUINA NA TRANSMISSÃO FLUÍDICA. NISTO COMO EM TODAS AS COISAS, O PRODUTO ESTÁ EM RAZÃO DO INSTRUMENTO E DO AGENTE PRODUTOR. POR ESTES MOTIVOS, HAVERIA IMPRUDÊNCIA EM SE SUBMETER À AÇÃO MAGNÉTICA DO PRIMEIRO DESCONHECIDO; ABSTRAÇÃO FEITA DOS CONHECIMENTOS PRÁTICOS INDISPENSÁVEIS, O FLUIDO DO MAGNETIZADOR É COMO O LEITE DE UMA NUTRIZ: SALUTAR OU INSALUBRE. 
O FLUIDO HUMANO SENDO MENOS ATIVO, EXIGE UMA MAGNETIZAÇÃO PROLONGADA E UM VERDADEIRO TRATAMENTO, ÀS VEZES, MUITO LONGO; O MAGNETIZADOR, DISPENSANDO SEU PRÓPRIO FLUIDO, SE ESGOTA E SE FATIGA, PORQUE É DE SEU PRÓPRIO ELEMENTO VITAL QUE ELE DÁ; É PORQUE DEVE, DE TEMPOS EM TEMPOS RECUPERAR SUAS FORÇAS. O FLUIDO ESPIRITUAL, MAIS PODEROSO EM RAZÃO DE SUA PUREZA, PRODUZ EFEITOS MAIS RÁPIDOS E, FREQUENTEMENTE, QUASE INSTANTÂNEOS. ESSE FLUIDO NÃO SENDO O DO MAGNETIZADOR, DISTO RESULTA QUE A FADIGA É QUASE NULA. 
FONTE: REVISTA ESPÍRITA – ALLAN KARDEC
ANO 8 - SETEMBRO DE 1865 - Nº. 9

Nenhum comentário: