Cabocla Jupira
Olá irmãos e irmãs!!
Hoje iremos falar de uma cabocla mais conhecida depois da cabocla Jurema, a cabocla Jupira, guerreira e fecheira, de forte vibração e rude.
Diz sua história que dentro da linhagem dos Caboclos, a Cabocla Jupira é a primeira filha da Cabocla Jurema com o Caboclo Sete-Flechas. Irmã de Jandira, Jacira e Jaciara. Na verdade esta mitologia serve para elucidar o seguinte. A energia vibracional da Cabocla Jurema vibra com Iansã, por ser a filha "primeira" ela descende de sua energia pura, sendo assim Jupira é uma cabocla Iansã com Oxossi, energia herdada do Caboclo Sete-Flechas.
Enquanto a Jandira, Jacira e Jacira fundem-se em energias de outros Orixás. Em terra a Cabocla Jupira tem uma postura muito firme, com olhos cerrados, diferente de outras caboclas quase não dança e é uma das únicas que usa penacho, pois representa a Coroa de sua Mãe Jurema, a Rainha das Matas e Florestas. Jupira é a princesa das matas, guerreira que mora no Jacutá nome dado ao ponto de força de Iansã. Trabalha em descarregos e principalmente na limpeza dos ambientes. Suas cores principais são o Amarelo, Verde e Vermelho, podendo usar o Azul Anil.
Jupira - A Cabocla Flecheira do Sertão Nordestino.
Essa índia guerreira viveu entre os índios Caetés, no interior de Alagoas. Sua tribo praticava o canibalismo em rituais de sacrifício, como forma de preservar a raça e mostrar sua força aos conquistadores. Eles não sobreviviam do canibalismo, somente o praticavam em determinadas ocasiões especiais.
Essa índia de nome Jupira, era veloz, inquieta e sabia manejar a lança como ninguém. Seu pai não gostava que ela se envolvesse em pendengas masculinas, mas não conseguia contê-la. Era ardente como o sol, inquieta como o vento e escorregadia como a água. Sabia ocultar-se nas matas e usar o arco e flecha com destreza.
Os portugueses invadiram suas terras e investiram contra os índios com furor. Alguns conseguiram se salvar fugindo para o interior das matas não conquistadas. A Cabocla Jupira quedou em combate ao lado de seu noivo Juperê e de sua tribo. Morreu fazendo aquilo que mais gostava de fazer: lutar! Por isso, hoje ela trabalha na Linha de Iansã e sabe como lutar para vencer demandas!
A sua benção Cabocla Jupira
Pedir a benção é um habito que vem de nossos ancestrais que por varias reencarnações ensinaram e ensinam sobre o poder de receber a benção em DEUS e dos grandes ancestrais do universo...
Com isso pedindo as bênçãos a Cabocla Jupira e ser abençoado em nome de DEUS por ela e receber paz e harmonia em nossos dias, e ser abençoado por ela e receber axé infinito de amor, saúde e paz... Porém temos que entender que não é preciso estar diante de quem pedimos a benção, mais é estar preparado para conectar-se em DEUS e assim receber as benções intercedidas por ancestrais de Luz.
A todos os adeptos da lei de luz da nossa Umbanda, que não deixem de pedir benção a DEUS, aos ancestrais de luz, e aos nosso tão queridos e amados Caboclos. Salve a Cabocla Jupira, que sua força esteja sempre entre nós para vencermos as batalhas terrenas, e que possamos buscar intensamente a nossa evolução espiritual... Axé Senhora das matas, filha de Jurema e Sete Flechas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário